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TURISMO

Em São Paulo, secretária executiva do Ministério do Turismo firma Acordo de Cooperação com a Casa Brasileira para impulsionar turismo em assentamentos

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A V Feira Nacional da Reforma Agrária, palco da rica produção e cultura do campo, sediou nesta quinta-feira (08.05), em São Paulo (SP), um marco da integração entre turismo e reforma agrária. A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, assinou um Acordo de Cooperação com a Casa Brasileira de Pesquisa para fomentar atividades turísticas nos assentamentos de todo o país, com a destinação de R$ 4,8 milhões. A parceria estratégica teve como testemunha o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, Ana Carla ressaltou o potencial turístico dos assentamentos e a visão do governo federal, sob a liderança do presidente Lula, de reconhecer e valorizar a capacidade do campo de oferecer experiências memoráveis a visitantes e de reforçar a geração de renda e oportunidades à população rural.

“É uma alegria estar aqui e anunciar esta importante parceria. O turismo tem o poder de transformar realidades e, nos assentamentos da reforma agrária, encontramos uma riqueza cultural e produtiva enorme, com potencial para atrair visitantes e gerar renda para essas famílias”, afirmou a secretária.

A importância da feira em São Paulo e da parceria com o Ministério do Turismo também foi destacada por João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST. “É uma feira muito importante para o Movimento. Além de termos a oportunidade de mostrar para São Paulo o que o MST produz, queremos que os demais municípios conheçam as belezas naturais e a produção que existe dentro dos assentamentos. Por isso, o projeto do Ministério é de muito valor para nós. Estamos muito felizes que este acordo tenha sido firmado aqui na feira”, celebrou Rodrigues.

EXPERIÊNCIAS DO BRASIL ORIGINAL: ASSENTAMENTOS – A iniciativa ganha vida por meio da expansão do projeto “Experiências do Brasil Original”, que agora inaugura a fase “Assentamentos”. O projeto oferecerá suporte técnico para a criação e a estruturação de produtos e serviços turísticos rurais nos acampamentos e assentamentos da reforma agrária. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) será o responsável por implementar as ações, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com o Ministério do Turismo.

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A secretária Ana Carla Lopes enfatizou o sucesso da etapa anterior do projeto, que beneficiou comunidades indígenas e quilombolas, e expressou otimismo quanto aos resultados da nova fase.

“Queremos que os turistas vivenciem as experiências autênticas que o campo oferece, impulsionando a economia local e valorizando a cultura e a produção dessas comunidades”, declarou a secretária Ana Carla.

O projeto-piloto vai desenvolver 30 experiências turísticas memoráveis e transformadoras em cada local participante, abrangendo a diversidade da agricultura familiar, do extrativismo, do artesanato, da gastronomia e do ecoturismo.

Na ocasião, a secretária executiva do Ministério do Turismo também apontou o sucesso da implementação do projeto em comunidades quilombolas e indígenas de Goiás, Pará e Roraima, promovida no último ano.

LEI GERAL DO TURISMO – Outro ponto importante abordado pela secretária Ana Carla Lopes foi a nova Lei Geral do Turismo, que autoriza agricultores familiares que atuam no setor turístico a se inscreverem no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), facilitando o acesso a benefícios como linhas de financiamento especiais do Fungetur (Fundo Geral de Turismo) e cursos de qualificação.

FEIRA – Organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a feira segue até o próximo domingo (11.05) no Parque da Água Branca, em São Paulo, com entrada gratuita e previsão de um público de 300 mil pessoas. O evento vai muito além da comercialização de alimentos produzidos por famílias de assentamentos e acampamentos de várias regiões do Brasil, sendo considerado pelo MST uma verdadeira celebração do projeto popular de reforma agrária.

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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TURISMO

Ministério do Turismo lança “Conheça o Brasil: Junino” e dá início às festas de São João em todo o país

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O Ministério do Turismo deu o pontapé inicial nas festividades juninas pelo Brasil com o lançamento, nesta quarta-feira (21/05), da ação “Conheça o Brasil: Junino”, realizada nesta quarta-feira (21/05). A iniciativa, anunciada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra a riqueza e a diversidade cultural das festas de São João e será o marco oficial da temporada de forró, danças típicas e comidas tradicionais nordestinas em todo o país.

“As festas juninas representam a alma do povo brasileiro, especialmente do Nordeste. Com o ‘Conheça o Brasil: Junino’, queremos valorizar essa tradição e movimentar o turismo em todas as regiões do país”, afirmou o ministro Celso Sabino.

As festas de São João têm se consolidado como um dos maiores impulsionadores do turismo interno no Brasil. Festas importantes do calendário nacional, como o São João de Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, espera receber este ano, nos 38 dias de festa, um público de mais de 2,8 milhões de pessoas. Já as festividades juninas de Caruaru (PE) se preparam para 3,5 milhões de pessoas em 72 dias de festa.

E para marcar o lançamento desses festejos pelo país, o estacionamento do Ministério do Turismo se transformou em um grande arraial, com programação gratuita repleta de música, dança e elementos das tradições juninas do Nordeste. O evento contou com a presença de autoridades e prefeitos de várias regiões do país.

A celebração foi pensada como uma vitrine da cultura nordestina, com nove barracas de comidas típicas — cada uma representando um dos estados da região — e apresentações de quadrilhas e grupos culturais. Durante a ocasião, também foi lançada a edição de 2025 do Maior São João do Cerrado, tradicional evento junino realizado no Distrito Federal.

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A animação da noite ficou por conta dos shows de Nena Queiroga, Paulin Vaqueiro, Nego Rainer e Nilson Freire. As quadrilhas juninas Si Bobiá a Gente Pimba e Sanfona Lascada, além do grupo cultural Pé de Cerrado, completaram a festa, dando início, com muito ritmo e tradição, às comemorações de São João em todo o Brasil.

DIVULGAÇÃO – E para fortalecer a divulgação das festas de São João por todo o Brasil, o Ministério do Turismo se uniu à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para levar os festejos a todos os cantos do país, com transmissão ao vivo das principais festas juninas. Com o projeto Arraiá Brasil o MTur e a empresa pública vão celebrar a cultura nordestina, fomentando o turismo regional e a democratização do acesso à cultura nacional.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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TURISMO

Ministério do Turismo dá largada à expansão do PRT em Ação no Sudeste com mobilização histórica de municípios paulistas

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O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) em Ação chegou ao Sudeste do Brasil, e o estado de São Paulo foi inaugura essa nova etapa. No primeiro dia do evento, realizado nesta terça-feira (21), a capital paulista recebeu representantes de cerca de 400 representantes de municípios, das 47 Regiões Turísticas, além de profissionais da iniciativa privada que atuam no setor.

A programação segue até a próxima sexta-feira (23), com foco no treinamento de gestores públicos e privados, na troca de experiências e na apresentação de boas práticas que podem ser replicadas em diferentes regiões do estado.

Durante o encontro, são debatidas políticas públicas para o fortalecimento do turismo regional, além de estratégias para atração de investimentos e promoção de destinos. Também foram destaques os temas relacionados ao Mapa do Turismo Brasileiro e ao Cadastur, ferramenta que reúne prestadores de serviços turísticos formalmente cadastrados no país.

Para a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, o PRT em Ação reforça o compromisso da pasta com a descentralização das ações.

“Temos uma orientação do nosso ministro, Celso Sabino, para que a equipe do Ministério do Turismo esteja cada vez mais próxima de quem faz o turismo na ponta. O PRT em Ação é uma iniciativa que reforça a importância do Mapa do Turismo, das políticas federais de regionalização, da Lei Geral do Turismo e das governanças locais, que operam de forma descentralizada e compartilhada”, destacou.

“O PRT em Ação é um projeto que reforça a importância do fortalecimento das governanças que junto ao Sistema Nacional do Turismo faz a Politica Nacional do Turismo ser cada vez mais importância para o desenvolvimento do setor em todo território nacional”, completou a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio.

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CADASTUR – O estado de São Paulo lidera o número de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, com mais de 38 mil cadastros ativos, sendo 8 mil apenas de guias de turismo. Esse crescimento expressivo é reflexo direto do fortalecimento das políticas públicas de regionalização do setor.

“Tivemos um salto significativo: há quatro anos, eram apenas 13 cadastros; hoje, já passamos dos 38 mil. Isso demonstra que os municípios e regiões turísticas têm reconhecido a importância de manter-se atualizados no Cadastur. É um resultado do trabalho de interiorização e regionalização que vem sendo feito pela equipe do ministério. Já ultrapassamos 14 mil inscritos e temos potencial para crescer ainda mais”, afirmou Gregory Sampaio, coordenador do Cadastur em São Paulo.

A relevância da regionalização também foi ressaltada por Marcia Azeredo, gerente de Relações Institucionais da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, que reúne 70 municípios turísticos.

“Temos destinos variados: de interior, de sol e praia, de montanha. O programa de regionalização do Ministério do Turismo é essencial para aproximar gestores públicos e privados. Aqui, eles trocam experiências, compartilham boas práticas e enfrentam desafios juntos. O PRT não só oferece capacitação e orientação legal, mas também promove integração entre os municípios”, pontuou.

EXPANSÃO NACIONAL – Lançado em 2025, o PRT em Ação já passou por alguns estados das regiões Norte e Nordeste, como Maranhão, Amapá, Amazonas, Acre e Roraima, totalizando mais de 110 municípios atendidos nas edições anteriores. A realização do evento em São Paulo marca o início das ações no Sudeste, reforçando o compromisso do governo federal com o fortalecimento do turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o país.

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Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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