Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

Webinário debate juventudes e participação estudantil

Publicado

O tema “Juventudes e participação estudantil” será debatido na próxima segunda-feira, 14 de abril, durante webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro faz parte da Semana Nacional da Convivência, que conta com ações voltadas à promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e respeitoso, favorável para o fortalecimento de vínculos e a prevenção de situações de violência nas escolas. O evento é voltado aos estudantes, grêmios estudantis, coletivos juvenis, educadores, equipes escolares, secretarias de educação, universidades, organizações da sociedade civil e demais interessados na agenda da convivência escolar e da participação das juventudes. O webinário ocorrerá às 19h e será transmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

Realizada durante todo o mês de abril, a Semana Nacional de Convivência é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.   

O webinário propõe uma escuta ativa das juventudes e suas experiências no cotidiano escolar, reconhecendo a centralidade desses estudantes na construção de ambientes escolares seguros, democráticos e promotores de direitos. A proposta é debater como a escuta qualificada, o protagonismo juvenil e a valorização das vozes dos estudantes podem contribuir, de forma concreta, para o fortalecimento de vínculos, a mediação de conflitos, a participação cidadã e a convivência democrática nas escolas. 

Mais do que falar sobre juventudes, o MEC pretende falar com elas — reconhecendo a potência das experiências estudantis no enfrentamento às múltiplas formas de violência e na construção coletiva de uma cultura de paz. 

Já estão confirmadas as presenças da coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas da Secadi, Thaís Santos; do coordenador-geral da Juventude do MEC, Yann Furtado; da pesquisadora e referência em juventudes, violência e educação, Miriam Abramovay; da ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz; além de lideranças jovens.    

Leia mais:  MEC lança edital para experiências em educação integral

Semana – Com o tema “Eu respeito, você respeita, nós construímos”, a Semana Nacional de Convivência Escolar expressa a compreensão de que a convivência escolar saudável é fruto de uma ação coletiva e contínua, em que cada pessoa tem um papel fundamental na construção de um ambiente respeitoso, seguro e democrático.  

A frase reforça a corresponsabilidade entre estudantes, educadores, famílias e comunidade na promoção do respeito mútuo e da empatia, reconhecendo que é na interação cotidiana que se constroem vínculos, valores e cidadania, e convida ao engajamento individual e coletivo, apontando que a escola que protege e acolhe é construída diariamente, nas atitudes e nas relações que cultivamos. O respeito, portanto, deixa de ser apenas um conceito abstrato e se torna uma prática concreta que transforma a escola em um espaço de pertencimento e paz.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

MEC lança edital para experiências em educação integral

Publicado

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou, nesta quarta-feira, 16 de abril, o edital para seleção de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O chamamento público tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de educação integral em tempo integral. O lançamento ocorreu no auditório do MEC, em Brasília, com transmissão ao vivo. O evento segue disponível para visualização no canal do YouTube do ministério. 

As experiências a serem selecionadas devem resultar da superação de desafios, com a possibilidade de serem disseminadas como referência de políticas e práticas de uma educação mais plural, participativa, integrada à realidade do território, com equidade e qualidade. 

Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, a pasta tem o objetivo de reconhecer o esforço das redes de ensino por meio do edital. “Por isso, não estamos apenas em busca de olhar para quem está ampliando as matrículas. Isso é importante, mas existem boas práticas na direção do currículo e na promoção da equidade e da inclusão, que queremos valorizar”, argumentou. “Mais do que inspirar, queremos fazer um grande movimento formativo pelo Brasil a partir do que nasce nas escolas brasileiras, principalmente das periferias e florestas”, concluiu. 

Já o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos, esclareceu que o MEC “tem feito um esforço para lembrar à sociedade brasileira que educação integral é uma concepção, não apenas um ajuste do tempo na escola. Esse tempo precisa estar a serviço de uma concepção”, afirmou. 

Leia mais:  MEC anuncia edital voltado à preparação de estudantes ao Enem

Por isso, queremos identificar experiências nas redes de ensino, nas secretarias de Educação, que modelem e implementem práticas de gestão na perspectiva da educação integral. E, também, identificar no nível da escola práticas pedagógicas de professores e professoras, das equipes gestoras, que também dialoguem com essa concepção de educação integral”, completou Santos. 

O edital é uma parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA). A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, voltado à criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica 

Inscrições – As inscrições se iniciam na quinta-feira, 17 de abril, e seguem até o dia 16 de maio. As inscrições devem ser realizadas pelas autoridades das secretarias de Educação — ou pessoas designadas por elas. Poderão ser inscritas as experiências de secretarias como um todo, de um conjunto de escolas ou de uma única escola municipal, estadual ou distrital, contemplando todas as etapas da educação básica – da creche ao ensino médio, bem como as diferentes modalidades de ensino transversais às etapas. 

Em 2025, as iniciativas selecionadas serão difundidas por meio das seguintes estratégias para inspirar mais secretarias de educação e escolas na implementação da educação integral em tempo integral:  

  • Mapa de Experiências: mapa interativo com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório das experiências inscritas no edital de seleção, podendo abarcar até 5.597 experiências de todo o país.   

  • Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral: evento presencial, em Brasília (DF), com o objetivo de promover momentos de troca, reflexão e colaboração entre escolas/creches e secretarias de educação. Reunirá até 125 experiências com financiamento de despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres para participação de dois representantes de cada experiência selecionada. A mostra poderá contar ainda com a participação de público em geral às próprias expensas.  

Leia mais:  MEC debate juventudes e participação estudantil
  • Caderno de Narrativas: e-book com o objetivo de apresentar a sistematização de experiências selecionadas no âmbito do edital. Serão contempladas até 25 experiências narradas em produção textual elaborada entre os responsáveis pelas experiências selecionadas e equipe de pesquisadores do edital. Para tanto, serão realizadas visitas de campo e concessão de até duas bolsas de pesquisa aos representantes da experiência selecionada.  

  • Rede de Trocas:  intercâmbio de escolas/creches e secretarias de educação com o objetivo de aprimorar as experiências selecionadas no edital. Por meio de seminários e visitas formativas in loco, o edital financiará as despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres de dois representantes de até 75 experiências selecionadas. A Rede de Trocas poderá contar ainda com a participação de mais experiências inscritas no edital, às próprias expensas.  

  • Produção Audiovisual: produção audiovisual com o objetivo de disseminar desafios, transformações e inspirações de destaque entre as experiências selecionadas no edital.  

Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. Essa medida proporciona aampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integrale a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.OGovernoFederalfornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

Prova Nacional Docente: prazo para adesão termina quinta (17)

Publicado

O prazo para adesão das redes estaduais e municipais à Prova Nacional Docente (PND) termina na quinta-feira, 17 de abril. A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

O processo de adesão deve ser feito pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). As redes públicas de ensino poderão optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar, tanto dos concursos públicos quanto dos processos simplificados de contratação que venham a realizar. A adesão é voluntária.  

Após essa etapa, as redes devem publicar seus processos seletivos com indicação do uso da nota da PND e cadastrar o edital de seleção até junho deste ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá, então, as inscrições para o exame e divulgará a lista de redes que estão com processos seletivos abertos. A prova será aplicada pelo Inep em outubro deste ano.  

Mais Professores Instituído peloDecreto nº12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dosdocentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. 

O programa prevê, além da Prova Nacional Docente, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.  

Leia mais:  MEC apresenta Proep durante evento em Sergipe

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana