Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Vencedores do HackaMT desenvolvem projeto para redução do desperdício de vacinas

Publicado

Diminuir o descarte de vacina na rede pública de saúde. Esse é o grande objetivo do projeto “Imunize-me”, que venceu o HackaMT-edição Pantanal, maratona tecnológica que reuniu, em Cáceres, 10 equipes para propor soluções para problemas do poder público.

A equipe vencedora elaborou o projeto no último final de semana, durante a realização do HackaMT. O evento foi realizado de forma colaborativa pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e diversos parceiros.

O time vencedor desenvolveu, por três dias, um sistema de controle de vacinas que visa reduzir o desperdício de imunológicos. Intitulado “Imunize-me”, o projeto tem o objetivo de diminuir o descarte de doses de vacina tanto por vencimento quanto para as multidoses.

Funcionando a partir do controle sobre o agendamento disponibilizado para os pacientes, as unidades de saúde conseguiriam mensurar o tamanho do público atendido em determinado dia, semana ou mês. Dessa forma, poderiam ser separadas doses excedentes que seriam levadas a outras locais.

Através da rede de comunicação proposta, as unidades próximas seriam alertadas caso já houvesse um frasco aberto em outra unidade e, se possível, seria feito o redirecionamento do paciente até o local.

A equipe vencedora foi formada por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker. O time ficará responsável pela continuidade do desenvolvimento do projeto. Para isso, eles receberão cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com um período vigente de até 12 meses, um investimento do Governo do Estado de R$ 91,2 mil através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Segundo Geovana, uma das ganhadoras, o evento foi recompensador. “Foi muito especial. Eu cresci mentalmente, ganhei experiência e fiz muitos amigos. Os mentores do evento foram todos excepcionais e a nossa equipe se dedicou muito. Agora vamos para cima terminar o projeto”, afirmou.

Leia mais:  Bombeiros socorrem vítimas após colisão entre motocicletas

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, Cláudia Rosa, avalia que o HackaMT, além de ter mobilizado e potencializado as ações do ecossistema local de inovação, apresentou uma solução de fato inovadora para a área de saúde de Cáceres.

“Agora a Seciteci vai implementar uma trilha de capacitação para a equipe vencedora desenvolver esta solução a ser entregue à Prefeitura”, completou a superintendente.

O HackaMT – edição Pantanal – é uma iniciativa da Seciteci em parceria com a Fapemat, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prefeitura Municipal de Cáceres, Almáz Inovação, Parque Tecnológico Mato Grosso, entre outros atores do ecossistema de inovação estadual.

O tema proposto para esta edição da maratona foi sugerido a partir da discussão com a Prefeitura Municipal de Cáceres. Programadores, designers e empreendedores participaram do evento que teve 100 inscritos.

A coordenadora do HackaMT, Mari Borges, afirma que a escolha do tema foi uma oportunidade valiosa de mobilizar a inteligência coletiva em torno de um dos maiores desafios sociais do município.

Esta foi a segunda edição em Cáceres. O HackaMT também já foi realizado em outras regiões do Estado, como Água Boa, Querência e Nova Mutum. Outras edições ainda acontecerão em 2025.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Modelo implementado em Mato Grosso desperta interesse de outros Estados

Publicado

Uma comitiva de procuradores de estados, formada por representantes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará, veio a Cuiabá conhecer o modelo de mutirão de conciliação ambiental desenvolvido em Mato Grosso, que já está em sua sexta edição. A visita técnica foi promovida pelo Grupo Nacional “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, subgrupo do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg).

“A meu ver, a grande inovação do mutirão de conciliação ambiental de Mato Grosso é essa articulação entre os órgãos, contemplando todas as esferas, tanto de reparação do dano, civil, penal, administrativa. É uma organização sensacional e com certeza vamos replicá-la em nosso Estado”, ressaltou a coordenadora do grupo e procuradora do Estado de São Paulo, Amanda de Moraes Modotti.

A procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Senise Freire Chacha, também elogiou a iniciativa. “Viemos aqui aprender para poder agir de uma forma também eficiente como a de vocês no nosso Estado. A ideia é pegar esse modelo para implementar lá. É uma forma bastante organizada e otimizada, onde várias instituições se integram, se articulam. Não é só bom para a pessoa jurídica e física, mas também para a coletividade, para o estado como um todo”, afirmou.

Tátilla Brito Pamplona, procuradora do Estado do Pará há 19 anos, adiantou que pretende sugerir ajustes na legislação paraense para implementação do modelo de Mato Grosso. “No Pará, fazemos a conciliação ambiental só em nível administrativo de Semas. O modelo de Mato Grosso, integrando a área administrativa com a esfera cível, criminal, Ministério Público e Judiciário é um modelo único”, destacou.

Em Mato Grosso, o mutirão de conciliação ambiental é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPMT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça (TJMT) e Procuradoria-Geral do Estado.

Leia mais:  Sesp realiza coletiva de imprensa sobre sequestro e assassinato de adolescente nesta quarta-feira (23)

Nesta 6ª edição do mutirão de conciliação ambiental 300 processos serão analisados. A Sema também está realizando atendimento ao público que tenha interesse em participar dos próximos mutirões. O evento começou na terça-feira (22) e se estenderá até a próxima semana, dia 29.

O atendimento ocorre no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, nos períodos matutino e vespertino.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste

Publicado

O município de Campo Verde (a 141 km de Cuiabá) sedia a primeira etapa regional da edição 2025 dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis Mato-grossenses. De sexta até a próxima quarta-feira (25 a 30.4), atletas de 12 a 17 anos da região esportiva Sudeste disputam as competições realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com o município sede.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer de Campo Verde, Cleberson de Oliveira, a expectativa é de que a população participe ativamente do evento.

“A comunidade de Campo Verde costuma se envolver e torcer muito nos eventos esportivos. A expectativa é que o Jogos Escolares movimentem nossa cidade, o comércio, o lazer. Nós nos preparamos para receber bem os jovens participantes, tudo foi planejado para ser uma etapa diferenciada, com inovação na logística e na organização”, expôs o secretário municipal.

Nos Jogos Escolares, que são disputados por estudantes de 12 a 14 anos, serão 26 equipes de escolas públicas e privadas. Já nos Jogos Estudantis, atletas de 15 a 17 anos competem por 38 seleções municipais.

As duas competições ocorrem simultaneamente com disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

No total, o evento recebe cerca de 700 pessoas, entre atletas e técnicos. As delegações representam os municípios de Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Paranatinga, Primavera do Leste, Poxoréu, São José do Povo e Tesouro.

“É uma grande satisfação iniciar mais uma edição dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossense. São eventos que envolvem atletas em idade escolar de todas as regiões do Estado. Agradecemos todos os envolvidos, comunidade escolar, município sede e participantes, por acreditarem no poder de transformação do esporte”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.

Leia mais:  Sesp realiza coletiva de imprensa sobre sequestro e assassinato de adolescente nesta quarta-feira (23)

Abertura oficial e competições

A abertura oficial do evento será na sexta (25), às 19h, no Ginásio Joubert Izaias Romancini. Com presença de público e autoridades, a solenidade é composta pela entrada oficial das delegações, hasteamento de bandeira, juramentos e acendimento do fogo simbólico.

As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (30), nos ginásios Joubert Izaias Romancini, Monteiro Lobato e da Escola Técnica Estadual.

Distribuídas em dez regiões esportivas, as etapas regionais ocorrem até junho em outros nove municípios-sedes: Tangará da Serra, Juína, Comodoro, Jaciara, Araputanga, Nova Mutum, Alta Floresta, Vila Rica e Barra do Garças.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana