Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Turismo registra alta de 7,3% em fevereiro frente ao mesmo período de 2024

Publicado

O turismo brasileiro segue crescendo em ritmo acelerado. O setor registrou alta de 7,3% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o nono resultado positivo consecutivo do mês, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas dos segmentos de transporte aéreo de passageiros, agências de viagens e locação de automóveis.

O desempenho expressivo reflete a consolidação da retomada do setor, que também apresentou crescimento na passagem de janeiro para fevereiro (2,9%), após uma retração de 6,1% no primeiro mês do ano. Com isso, o turismo nacional opera 9,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Dez dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (3,1%), seguido por Paraná (6,5%), Minas Gerais (1,7%) e Espírito Santo (5,8%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apontaram as principais perdas do turismo.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do setor. “Estamos ampliando os investimentos em infraestrutura turística, melhorando a conectividade aérea e promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes. Os números mostram que estamos no caminho certo e a tendência é de continuidade de crescimento”, destacou.

BIMESTRE – No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o turismo cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi puxada, sobretudo, pelas empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.

Leia mais:  Está em Belém para a COP30? Que tal conhecer pontos turísticos da cidade!

Treze das 17 unidades da federação analisadas registraram resultados positivos, com destaque para os ganhos de São Paulo (6,1%) e Rio de Janeiro (9,0%), seguidos por Santa Catarina (11,4%), Bahia (6,4%) e Paraná (5,9%). As principais quedas no bimestre foram observadas no Rio Grande do Sul (-5,1%), Mato Grosso (-8,4%) e Alagoas (-4,3%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Transformação na hotelaria coloca Belém em novo patamar de turismo e hospitalidade

Publicado

Belém (PA) está pronta para receber os cerca de 50 mil visitantes esperados durante a COP30. Com a inauguração de novos e importantes meios de hospedagem, a capital paraense se transforma em um dos destinos turísticos mais promissores do país, abrindo caminho para uma nova era do turismo na Amazônia: moderna, preparada e acolhedora.

A ampliação da rede hoteleira, aliada a investimentos estruturantes do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo (MTur), projeta a cidade no cenário internacional. Entre 2023 e 2025, o MTur apoiou 1.240 obras de infraestrutura turística em todo o Brasil, com investimentos superiores a R$ 1,8 bilhão. Desse total, mais de R$ 440 milhões foram aplicados na Região Norte, impulsionando obras, capacitação profissional e o fortalecimento de atrativos naturais e culturais.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que o conjunto de obras e iniciativas realizados em Belém e região metropolitana reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e o turismo de longo prazo.

“Estamos preparando Belém e toda a Amazônia para receber o mundo. O turismo é uma das mais potentes ferramentas de transformação social e econômica, capaz de gerar emprego, renda e inclusão. A COP30 será uma vitrine do que o Brasil tem de melhor — sua natureza, sua cultura e sua hospitalidade — e deixará um legado que ficará para as próximas gerações”, afirmou o ministro.

De acordo com Priscila Lima, gerente-geral de uma grande rede hoteleira que acaba de inaugurar unidade em Belém com apoio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) — linha de crédito do Ministério do Turismo para empreendimentos do setor —, o novo momento do turismo é resultado de um esforço coletivo que envolve o poder público, o setor privado e a comunidade local.

Leia mais:  De cara nova, Belém está pronta para receber os turistas durante a COP30

“Belém se modernizou em infraestrutura, mobilidade e hospitalidade. A cidade está pronta para receber visitantes do mundo todo com conforto, segurança e uma identidade única. A COP30 acelera um legado que vai muito além do evento — consolida o turismo como força transformadora para a Amazônia e para o Brasil”, destacou.

A gerente acrescenta que, junto com os novos empreendimentos, cresce também o orgulho dos profissionais do setor. “O turismo tem dado oportunidade e senso de pertencimento para quem vive aqui. Essa é a verdadeira revolução da hospitalidade amazônica.”

PREPARAÇÃO DO SETOR – Os restaurantes de Belém também se preparam para receber o público internacional. Muitos estabelecimentos estão traduzindo seus cardápios para quatro idiomas e ampliando as equipes com profissionais bilíngues nos turnos da manhã e da tarde, garantindo um atendimento mais acessível e acolhedor aos visitantes da COP30.

GERAÇÃO DE EMPREGO E CAPACITAÇÃO – O impacto das transformações também é sentido no dia a dia dos trabalhadores. Jovens e profissionais de diferentes áreas têm sido beneficiados com cursos de capacitação e novas oportunidades de emprego. Um exemplo é o recepcionista Matheus Ferreira Carvalho, contratado por uma rede de hotéis após participar da formação pela Escola Nacional de Turismo.

“Essa é a minha primeira experiência profissional, e ela chegou num momento histórico para a cidade. Sinto que faço parte de algo maior, ajudando Belém a se preparar para receber o mundo”, afirma.

O jovem ressalta a importância da qualificação promovida pelo setor. “Aprendi muito durante o curso e hoje vejo o quanto o turismo pode transformar vidas. A Amazônia está no centro das atenções, e é uma alegria mostrar nossa cultura, nossa forma de acolher e o orgulho de ser paraense. Estamos prontos para esse novo tempo.”

Leia mais:  Navios de cruzeiro aportam em Belém (PA) e reforçam legado da COP30 e do governo federal para o país

Por meio de investimentos estratégicos, capacitação e sustentabilidade, o Ministério do Turismo reafirma seu compromisso em fortalecer a Região Norte como destino global de turismo sustentável, impulsionando o Brasil como referência mundial em hospitalidade, diversidade e desenvolvimento responsável.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Com apoio do Ministério do Turismo, ABIH passa a integrar ONU Turismo como entidade afiliada

Publicado

No dia em que se celebra o Dia do Hoteleiro e que comemora 89 anos de existência, neste domingo (09.11), a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) foi reconhecida como membro afiliado da ONU Turismo. O certificado foi entregue na reunião da Assembleia Geral da entidade, realizada em Riade, na Arábia Saudita.

“Essa é uma conquista de todo o turismo brasileiro. A ABIH é a entidade mais antiga do setor e merece fazer parte da maior e mais importante entidade do turismo mundial. E o Ministério do Turismo atuou para garantir esse reconhecimento tão emblemático”, comentou a secretaria-executiva do MTur, Ana Carla Lopes.

“Nada é por acaso e estou muito feliz em receber, no dia do hoteleiro, 9 de novembro, esse reconhecimento da entidade mais importante do turismo mundial. O apoio do Ministério do Turismo, na figura do ministro Celso Sabino e da secretaria-executiva, Ana Carla Lopes, foi fundamental para que isso acontecesse”, declarou o presidente da entidade, Manoel Linhares.

A ABIH é a entidade mais antiga do turimo brasileiro, com 89 anos e representa mais de 30 mil hotéis, sendo responsável pelo emprego de mais de três milhões de brasileiros.

Segundo relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Brasil é o sétimo país que mais gera empregos no mundo.

Na ocasião, a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), representada por seu Relações Institucionais, Gustavo Lopes de Souza, celebrou seu primeiro ano como membro associado da entidade.

Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Seminário em Brasília reforça compromisso do Brasil com a Gestão Turística do Patrimônio Mundial
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana