Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Sessão especial homenageia personalidades da educação

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (15), sessão especial para homenagear personalidades mato-grossenses pelos serviços educacionais prestados em prol da sociedade mato-grossense, com entrega de moção de aplausos e comenda Dante de Oliveira. A iniciativa foi do deputado Paulo Araújo (PP) em comemoração aos 20 anos da instituição de ensino Fato Educacional. Ao todo, 40 pessoas receberam moções, enquanto outras três delas foram agraciadas com a comenda.

Para o deputado autor do evento, a homenagem representa a importância da escola no mercado de trabalho, que faz parte da formação de profissionais em várias áreas de atuação.

“A Fato está há vinte anos mostrando trabalhos em Cuiabá e Mato Grosso, tanto no ensino fundamental quanto no médio, pré-vestibular e depois, é claro, nos concursos públicos, em que também tem uma tradição. A sessão especial aqui é para homenagear essa instituição genuinamente cuiabana que nos orgulha muito. São professores e direção radicados aqui, então, essa homenagem é justamente para poder prestigiar essas empresas que orgulham Cuiabá e geram empregos”, explicou Paulo Araújo.

“A Casa tem homenageado pessoas que desenvolvem, ajudam, contribuem, exatamente para que a sociedade seja melhor e evolua tanto na economia, quanto na área social e, nesse caso, hoje a noite é para celebrar a educação” afirmou o deputado.

O diretor administrativo e jurídico da Escola, Kadd Haeg Maciel, homenageado com a comenda Dante de Oliveira, destacou o esforço de toda a equipe da escola para alcançar duas décadas de trabalho na educação.

“É uma homenagem a todos nós que nos esforçamos e trabalhamos para o crescimento, o engrandecimento do estado de Mato Grosso. Nós temos o prazer de colaborar com a educação desse estado. Estamos sempre buscando inovar e trazer a melhor educação para o estado. Uma comenda dessa é um reconhecimento e uma honra para qualquer empresário, principalmente da área de educação no nosso estado. Estamos lisonjeados com a homenagem feita pela Assembleia Legislativa. Nunca imaginei recebê-la, estou extremamente honrado e feliz”, disse o diretor administrativo, que mora em Cuiabá há mais de 30 anos.

Leia mais:  CST da Enfermagem é instalada para discutir valorização e condições de trabalho da categoria

Também agraciado com a comenda Dante de Oliveira, o diretor da escola, Frankes Siqueira, reforçou o trabalho da instituição voltado para o crescimento na educação do estado.

“Quando você tem aprendizagem em ambiente mais educado, sereno e acolhedor, você consegue ter resultados melhores e nós somos gratos a Deus por isso. Temos grandes resultados porque conseguimos acolher os alunos e também passar um conhecimento de qualidade”, falou Siqueira.

A homenagem da Assembleia Legislativa foi destacada pelo diretor da escola como um ponto marcante na sua carreira. “É uma comenda ímpar no estado de Mato Grosso, muito nos honra. Eu sou duplamente homenageado porque estou na Fato Educacional, mas também tenho 30 anos de educação, ministrando aulas para alunos de mais diferentes colégios. Antes de abrirmos essa escola, trabalhamos nos mais diferentes colégios da cidade. Então, receber essa comenda que leva o nome do ex-governador Dante de Oliveira é de suma importância para a nossa carreira como professor”, disse.

O diretor pedagógico do grupo Fato, Valdemir Oliveira, agraciado com a comenda Dante de Oliveira, entende que a homenagem é de extrema relevância, demonstrando o trabalho da instituição para o desenvolvimento social e educativo do estado.

“Estamos muito lisonjeados de sermos homenageados por essa Casa. A Fato se dedica à educação há duas décadas e isso chancela um esforço feito ao longo desse período. Não podemos esquecer que atrás dessa empresa tem uma questão social muito grande. Então isso nos motiva”, admitiu ele.

Confira os homenageados:

Comenda Dante De Oliveira

Frankes Márcio Batista Siqueira

Kadd Haeg Maciel

Waldemir Campos de Oliveira

Moção de Aplausos

Alam de Lara Pinto Neves

Alinor da Silva Paixão

Leia mais:  "Custo Mato Grosso" é discutido pela Frente Parlamentar da Agropecuária

Almir Campos de Oliveira

André Gustavo Soares

Angelina Terezinha Figueiredo

Antonio Generoso de Morais

Antonio Nhozinho de Carvalho

Bruna Laura de Lima Oliveira

Carina Brito da Silva Garrido

Carlos Eduardo Teixeira

Celso Profeta Vieira

Claudevan Reis de Carvalho Guimarães

Cleide Regina Gonçalves

Dalvina Almeida Rios Vieira

Daniella Aparecida de Araújo Oliveira

Dayana Karoline Barreto Alves Moura

Donizete Aparecido Lopes

Douglas da Silva Campos

Jéssica Flavia da Silva Oliveira

João Rafael de Souza Carvalho

José Parreira Borges Costa

Lene Laura Silva Campos Araújo

Luciana Pereira Bilio Martins

Lucimery Augusta Araújo Siqueira

Manoel Bento de Souza Santos Junior

Marcos Andrade Cardoso

Maurim Rodrigues Costa

Mayara de Lara Bucmaier

Mônica da Silva Soares

Natan Souza Oliveira

Renan Souza Oliveira

Renata Stuart Lima Porto

Rosana Bernadete Relva

Rosangela Maria Prates Santos

Sâmia Amanda da silva

Samuel Borges de Oliveira Junior

Simone Anderson de Oliveira

Túlio César Lopes da Silva

Virginia Gonçalves Camana Amaral

Wilson José Antunes Fernandes

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

CST da Enfermagem é instalada para discutir valorização e condições de trabalho da categoria

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quarta-feira (24), a Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), tem o objetivo de debater as principais pautas da categoria, como o cumprimento do piso salarial, a jornada excessiva de trabalho e as condições enfrentadas pelos profissionais em todo o estado.

Durante a reunião de instalação, a presidente da CST, Merielly Cristina Nantes, destacou a importância da criação de um espaço institucional voltado exclusivamente à enfermagem. “É, sem dúvida, um passo importante para a valorização da profissão. A falta de um espaço dedicado a discutir as demandas dos profissionais de enfermagem gerava um vazio que agora pode começar a ser preenchido”, afirmou.

Merielly Nantes também destacou que já há um cronograma para discussão das principais pautas da categoria, com prioridade para o piso salarial nacional, que apesar de aprovado por lei, enfrenta dificuldades em sua implementação, especialmente na rede privada.

A realidade enfrentada por enfermeiros e técnicos foi exposta por Jaqueline Pires Cândido, profissional da área. Segundo ela, a baixa remuneração e a ausência de fiscalização no cumprimento da lei do piso levam muitos profissionais a jornadas exaustivas.

“A maioria trabalha em turnos de 24h a 36h e o descanso é de apenas 12h. Isso afeta diretamente a saúde mental e a convivência familiar dos profissionais”, relatou. Ela também denunciou manobras jurídicas que têm sido utilizadas por hospitais privados para driblar o pagamento do piso.

Já a vereadora de Jaciara e também enfermeira, Lais Menezes, celebrou a criação da CST como uma conquista para os profissionais que atuam no interior do estado. “Muitas das lutas travadas pela enfermagem são silenciosas. Agora, com essa Câmara, nossa voz vai ecoar por todo o estado, trazendo visibilidade e avanço para a categoria”, declarou.

Leia mais:  Wilson Santos reforça o compromisso com a inclusão no Dia Nacional da Língua de Sinais

A relatora-geral da CST, Luciana Fonseca da Victória, reforçou a necessidade de políticas públicas efetivas voltadas à valorização da categoria. “Em Mato Grosso, somos cerca de 43 mil profissionais de enfermagem. Só entre Cuiabá e Várzea Grande, são 18 mil. A mola propulsora do sistema de saúde é a enfermagem. Não se faz saúde sem ela”, frisou. Luciana também destacou a importância de garantir dignidade salarial e saúde mental aos profissionais, lembrando que muitos atuam em mais de um vínculo, tanto na rede pública, quanto na privada.

A próxima reunião da Câmara Setorial Temática da Enfermagem está marcada para o dia 12 de maio, às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Cuiabá.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

Deputado Juca do Guaraná cobra ações que combatam feminicídios no estado

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) se manifestou sobre o alarmante índice de feminicídios registrados em Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, a situação vivida pelas mulheres no estado se assemelha à de países em guerra. Juca ressaltou a urgência na implementação de medidas rigorosas para coibir os agressores e mudar a triste realidade do estado. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024, Mato Grosso liderou a lista de feminicídio no país, com 47 casos. A taxa de homicídios de mulheres no estado é de 1,23 mortes a cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional de 0,69.

“Nós temos que criar políticas que combatam o feminicídio e que coíbam os agressores, para que não sejamos mais líder dessa estatística. Infelizmente, Mato Grosso é um dos estados que mais mata mulheres no Brasil. Nosso índice aqui é semelhante ao de países em guerra. Existem países onde a mulher é tratada como objeto, sem leis para protegê-las e nossos índices são quase iguais aos desses países. Não podemos mais tolerar esse tipo de coisa”, declarou o deputado.

Em entrevista ao programa Entrevista Coletiva, da TVAL , no início desse mês (3), Juca destacou a urgência de criar políticas públicas mais eficazes para proteger a vida das mulheres. Ele também responsabilizou o estado pelos casos em que já há registros prévios de ameaças e violência, mas nenhuma medida eficaz de proteção é adotada.

“As autoridades precisam estar mais presentes. Vejo muitas notícias de feminicídios em que, ao analisar o histórico, percebe-se que o marido já havia ameaçado, separado duas, três vezes. Quando isso acontece, o estado é, sim, responsável. O estado tem culpa por cada mulher assassinada que já foi à delegacia, que tem ocorrência registrada, que o agressor não usa tornozeleira, que não é monitorado. Quando a mulher denuncia e, ainda assim, é morta, o estado tem, sim, a digital da culpa”, afirmou Juca.

Leia mais:  Municípios relatam prejuízos e pedem apoio da Assembleia após extinção do Fethab Diesel

O parlamentar também ressaltou que a Assembleia Legislativa está atenta à gravidade da situação, especialmente por meio da atuação da deputada Janaina Riva (MDB) e da Procuradoria da Mulher. “A Assembleia está sempre atenta a isso. A deputada Janaina, junto à nossa Procuradoria da Mulher, está sempre vigilante a essas situações e atuando no que for necessário”, concluiu.

Para ver a entrevista, clique AQUI.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana