Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Secretário Athirson participa de homenagem ao Dia do Futebol Feminino no Distrito Federal

Publicado

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, Marileia dos Santos, a Michael Jackson, participaram nesta segunda-feira (14) da celebração ao Dia do Futebol Feminino no Distrito Federal, em sessão solene da Câmara Legislativa. A data marca um importante reconhecimento da força, talento e paixão das mulheres no futebol, e comemora a crescente presença feminina no esporte na capital federal.

“Recebo com profunda honra e gratidão a homenagem prestada ao Dia do Futebol Feminino. Esta data simboliza muito mais do que uma celebração: ela representa a resistência, a garra e o talento de milhares de mulheres que transformam o futebol em instrumento de inclusão, igualdade e transformação social. Agradeço a todos que reconhecem a importância da data, e seguem caminhando conosco pela valorização do esporte como direito de todos e todas”, disse Athirson.

O secretário salientou que o futebol feminino vem conquistando cada vez mais espaço, e isso só é possível graças à luta de atletas, treinadoras, dirigentes, torcedoras e todas as pessoas comprometidas com um esporte mais justo e representativo. “Como secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, reafirmo nosso compromisso com políticas públicas que valorizem, incentivem e garantam o pleno desenvolvimento do futebol feminino em todas as suas dimensões”, completou.

O 14 de abril

No dia 14 de abril de 1941, as brasileiras foram proibidas de praticar futebol, esporte tido como “incompatíveis com a natureza feminina”, devido a um decreto-lei do presidente Getúlio Vargas. Demorou quase 40 anos para as mulheres voltarem a ter direito de praticar esportes livremente no país, na redemocratização após a ditadura militar, em 1979.

Leia mais:  Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos

Para subverter a data, o deputado Martins Machado (Republicanos) escolheu 14 de abril para inclusão do Dia do Futebol Feminino no calendário oficial de eventos de Brasília. A proposta foi implementada pela lei 7.617/2024, publicada em dezembro passado. Este ano de 2025, será, portanto, a primeira vez que o Distrito Federal celebra a data.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários Facebook
publicidade

ESPORTES

Convênio garante quase R$ 20 Mi para modernização do Laboratório Brasileiro De Controle de Dopagem

Publicado

Havia dois anos, a necessidade de modernização do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem vinha sendo discutida, por iniciativa do Ministério do Esporte, em negociações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta semana, a proposta  foi aprovada pelo Comitê de Coordenação do Fundo Nacional Científico e Tecnológico – FNDCT, e assegurou R$ 19.754.000,00 em recursos da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos necessários para concretizar o projeto.

Localizado no Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) integra, conjuntamente com outros laboratórios, o LADETEC – IQ. Atualmente, o LBCD conta com uma equipe formada por cerca de 35 profissionais, entre professores, pesquisadores e técnicos especialistas em operações de controle de dopagem.

A iniciativa de um laboratório antidopagem na UFRJ teve início em 1989. Reinaugurado em 08 de maio de 2015, em novas instalações e com equipamentos que refletem o estado da arte na detecção de substâncias orgânicas em matrizes biológicas, o LBCD foi o laboratório responsável pelos testes antidopagem nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro.

Além da realização de análises de amostras destinadas ao Controle de Dopagem, fundamental para o respeito à ética desportiva, à proteção da integridade física dos atletas e à promoção de condições de igualdade entre competidores, o LBCD constitui-se em um amplo espaço acadêmico, destinados à formação de profissionais de excelência. ​

Na opinião do coordenador do LBCD, professor Henrique Pereira, esses recursos chegam numa hora boa. “Depois de dez anos, os equipamentos vão ficando obsoletos e o custo da manutenção, muito alto. Agora, com os recursos já liberados, vamos poder comprar novos equipamentos, que já chegam atualizados com as nova tecnologias”.

Leia mais:  Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão

O professor destaca que o grande legado nessa área é composto pela somatória de variáveis: a excelência da atuação da ABCD, a eficácia e eficiência do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem – que volta a ocupar lugar de destaque entre o seleto grupo dos 30 laboratórios no mundo acreditados internacionalmente – e a atuação do Tibrunal Desportivo brasileiro, que ao final, resultam no Sistema Brasileiro de Controle de Dopagem.  

Segundo a presidente da ABCD, Adriana Taboza, o LBCD é parte relevante do legado Olímpico, em pleno funcionamento, e é fundamental para o reconhecimento internacional do trabalho que a ABCD faz em prol do Jogo Limpo. Adriana argumenta ainda que o investimento nessa renovação vai permitir que o laboratório brasileiro continue a  entregar para o mundo um serviço de qualidade, quando o assunto é integridade e ética no esporte.

“Com equipe extremamente qualificada, o LBCD se mantém entre os poucos laboratórios no mundo credenciados pela Agência Mundial Antidopagem para analisar amostras de atletas. Em crescente evolução, hoje ele recepciona amostras não só nacionais, como de diversos países, especialmente da América do Sul, fortalecendo a região e nos colocando alinhados com os regramentos internacionais”, conclui a presidente da ABCD.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários Facebook
Continue lendo

ESPORTES

Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar

Publicado

O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro, nesta quarta-feira (16.04). Zé Ivaldo e Barreal marcaram os gols da partida, que marcou a estreia do auxiliar César Sampaio no comando técnico após a demissão de Pedro Caixinha. No entanto, a vitória santista foi marcada pela lesão de Neymar, que deixou o campo ainda no primeiro tempo sentindo dores na coxa esquerda.

Com a vitória, o Santos subiu para a 12ª colocação, com quatro pontos, aliviando a pressão após um início de campeonato ruim. Já o Atlético-MG segue sem vencer e amarga a vice-lanterna, com apenas dois pontos.

Noite de festa vira drama para Neymar

A partida marcava o 100º jogo de Neymar no Estádio Urbano Caldeira, mas a noite de festa se transformou em drama para o craque. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Neymar sentiu um incômodo na coxa esquerda e, visivelmente emocionado, pediu para ser substituído, gerando preocupação na torcida santista.

O Jogo

O primeiro tempo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o ataque. O Santos abriu o placar aos 23 minutos, com Zé Ivaldo aproveitando a sobra após cobrança de escanteio e acertando um belo chute no canto. Três minutos depois, Barreal ampliou a vantagem, após receber passe de Gabriel Bontempo.

No segundo tempo, o Atlético-MG tentou pressionar, mas o Santos se defendeu bem e garantiu a vitória.

Próximos desafios

O Santos volta a campo no domingo, quando enfrenta o São Paulo, no Morumbis. Já o Atlético-MG recebe o Botafogo, no Mineirão.

A vitória do Santos foi muito comemorada pelos torcedores, que esperam que a equipe consiga embalar no campeonato. A lesão de Neymar, no entanto, gerou preocupação e a expectativa é de que o jogador passe por exames para avaliar a gravidade da lesão.

Leia mais:  Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 16/04/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Assistentes: Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Daniel Nobre Bins
Cartões amarelos: Schmidt, Zé Ivaldo (Santos); Caio Paulista, Cuello, Hulk (Atlético-MG)
GOLS: Zé Ivaldo, aos 23 do 1ºT, Barreal, aos 26 do 1ºT (Santos)

SANTOS: Gabriel Brazão; Léo Godoy (JP Chermont), Zé Ivaldo, Gil e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar (Rollheiser (Thaciano)); Barreal (Pituca), Tiquinho Soares e Guilherme. Técnico: César Sampaio

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Natanael); Junior Alonso, Lyanco; Caio (Gabriel Menino); Fausto Vera (Bernard), Rubens; Gustavo Scarpa (Igor Gomes); Cuello, Rony e Hulk (João Marcelo). Técnico: Cuca

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana