Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Sala do Imigrante em MS realizou 138 atendimentos em 2 meses de funcionamento

Publicado

A Sala do Imigrante, instalada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MS), completou seus dois primeiros meses de funcionamento com 138 atendimentos a migrantes de nove nacionalidades, incluindo venezuelanos, haitianos, cubanos, moçambicanos e dominicanos.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, mais do que números, o projeto tem transformado realidades. “Temos necessidade de mão de obra no setor produtivo e o compromisso, previsto na Constituição Federal, de levar dignidade às pessoas que oferecem sua força de trabalho. Estamos unindo o interesse das empresas à inclusão de trabalhadores de forma lícita”, afirma Cantero.

Segundo ele, a iniciativa oferece suporte completo para que pessoas em situação migratória possam regularizar sua documentação e ingressar, de forma legal e digna, no mercado de trabalho brasileiro.

Acolhimento – O atendimento na Sala do Imigrante é realizado de migrante para migrante. Os primeiros a receber os recém-chegados são a presidente da Associação Venezuelana, Mirtha Virgínia Carpio Diaz, e o presidente da Associação Haitiana, Junel Ilora. Eles atuam como elo entre as instituições públicas e as comunidades estrangeiras. “Eu sei o que é chegar a um país diferente, sem saber aonde ir ou quem procurar. Hoje, poder acolher e orientar outras pessoas como eu é uma missão que exerço com muito orgulho. Ver alguém conseguir sua documentação, um emprego, um lugar para recomeçar, isso não tem preço”, relata.

A Sala do Imigrante foi responsável pelo encaminhamento de dezenas de trabalhadores para entrevistas de emprego e apoio a empresas interessadas em contratar formalmente no estado, que vive uma demanda crescente de vagas. Em 2024, segundo a Fundação do Trabalho (Funtrab), foram 24.280 vagas de trabalho não preenchidas no Estado, com destaque para as vagas na indústria. A iniciativa conta com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados (Sicadems) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Leia mais:  PDL 3/2025 : Nota conjunta Ministério das Mulheres e Dos Direitos Humanos e Cidadania

Serviços oferecidos – Na Sala do Imigrante os atendimentos abrangem orientações sobre refúgio, naturalização, regularização migratória e CPF, além de encaminhamentos para vagas de emprego, registro de denúncias de exploração, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e apoio à reunião familiar. Ao todo foram prestados atendimentos a 53 venezuelanos, 15 brasileiros, 11 haitianos, 9 cubanos, além de trabalhadores de outras nacionalidades. Foram divulgadas 38 vagas de emprego, 14 currículos recebidos, 29 solicitações de autorização de residência, além de várias denúncias de condições análogas à escravidão registradas. Interessados podem procurar a Sala do Imigrante, na Superintendência Regional do Trabalho em Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 3.214, no Centro ou pelos telefones (67) 3901-3008 e 3901-3014. O atendimento é de segunda a sexta feira, das 8h às 17h e os agendamentos realizados pelo e-mail [email protected].

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Alckmin representa Brasil na posse de novo presidente da Bolívia

Publicado

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, representou o Brasil na cerimônia de posse do novo chefe do Executivo da Bolívia, Rodrigo Paz, neste sábado (8/11) em La Paz. 

Em encontro bilateral, Alckmin entregou a Rodrigo Paz uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com votos de êxito nas novas funções de chefe do executivo boliviano e convite para o novo presidente boliviano visitar o Brasil ainda em 2025 ou no início de 2026. Brasil.

Alckmin ressaltou o interesse na aproximação entre os dois países para aprofundar projetos de cooperação em áreas estratégicas.

“São inúmeras as possibilidades. Nós podemos avançar na questão de energia de gás, fertilizantes, agronegócio, indústria, infraestrutura, hidrovia e as carreteiras, as ligações por terra. Enfim, temos uma pauta grande de complementariedade econômica, de investimentos recíprocos e de comércio”, destacou Alckmin em entrevista à imprensa após a posse de Rodrigo Paz.

O vice-presidente brasileiro também destacou a importância da Bolívia para o comércio regional. “A Bolívia entrou no Mercosul. Então, o Mercosul é Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e agora Bolívia. Isso é muito importante, porque embora o mundo seja globalizado, o comércio é intrarregional”, afirmou Alckmin, ao detalhar que o comércio entre os países da América Latina é de 26%, enquanto a União Europeia tem 60% do comércio entre os países do bloco e a Asean tem 70% do comércio é entre eles. 

Balança Comercial

De janeiro a outubro de 2025, a corrente de comércio entre Brasil e Bolívia foi de US$ 2,1 bilhões. Os principais produtos brasileiros vendidos para lá foram outros produtos comestíveis e preparações (6,4%); barras de ferro e aço barras cantoneiras e perfis (4,4%); e bebidas alcóolicas (4,1%).

Leia mais:  Ministério das Mulheres fortalece o protagonismo sindical em curso sobre igualdade de gênero e negociação coletiva

Já a pauta de importações é praticamente tomada pela compra de  gás natural (80,7%); seguido de adubos ou fertilizantes químicos (9,4%).

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Ministro Alexandre Silveira mobiliza esforços para auxiliar vítimas de ciclone no Paraná

Publicado

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, interrompeu o protocolo de um evento em Fernando de Noronha (PE), neste sábado (8/11), para manifestar profunda solidariedade às famílias atingidas pelo forte ciclone que devastou o estado do Paraná. O temporal, com ventos que superaram 250 km/h, deixou 290 mil clientes sem energia e provocou a morte de cinco pessoas. Até a noite deste sábado, mais de 200 mil unidades consumidoras tiveram a energia restabelecida. Os demais clientes seguem sem energia elétrica devido à falta de acesso à região.

O ministro Alexandre Silveira determinou a total mobilização da pasta para recuperação do serviço de distribuição de energia elétrica. “Estamos coordenando todos os esforços para restabelecer, o mais breve possível, os serviços de distribuição, visando restabelecer a iluminação do povo do Paraná. Também estamos em permanente contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) , acompanhando de perto as ações de proteção e assistência às vidas”, destacou o ministro durante o evento em Noronha.

Segundo informações das equipes que já estão no atendimento local, a cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu, mas também foram registrados ventos fortes em Dois Vizinhos, Guarapuava, Candói e Londrina. Treze torres de transmissão ficaram caídas e mais 13 danificadas, sem qualquer repercussão no atendimento aos consumidores.

Alexandre Silveira também informou que as equipes do MME estão atentas à progressão do sistema climático, que se desloca em direção ao Sudeste. Equipes do setor elétrico já estão mobilizadas preventivamente. O MME segue monitorando a situação, firme no compromisso com a segurança e o bem-estar da população, trabalhando para minimizar os impactos do evento climático.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone(61) 2032-5759 Email: [email protected]

Leia mais:  Ministro dos Transportes chega a Xambioá nesta quinta (6) para vistoriar obras da ponte entre Tocantins e Pará

 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana