Pesquisar
Close this search box.

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde e IFMT firmam parceria para preparar alunos da rede pública para seletivo da instituição

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma importante parceria com o IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens da rede pública municipal. Nesta terça-feira (15), foi realizada a aula inaugural do Programa Partiu IF, que atende estudantes do 9º ano da rede municipal em situação de vulnerabilidade social.

Com duração de 8 meses, o programa oferece aulas de reforço em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, duas vezes por semana, na Escola Olavo Bilac. Além disso, os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 200 e participarão de atividades práticas no campus do IFMT, conhecendo os laboratórios e vivenciando experiências voltadas à biotecnologia e ao desenvolvimento científico.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou a importância da programa. “Recebemos com muita alegria esse projeto que acolhe, prepara e motiva nossos estudantes. Além de fortalecer o aprendizado, ele os aproxima da realidade do IFMT e da área da biotecnologia, que tem crescido muito e abre portas no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.

Foram selecionados 39 alunos por meio de edital, com base em critérios como vulnerabilidade social e interesse demonstrado. A proposta é que esses estudantes cheguem ao processo seletivo do IFMT, no final de 2025, mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.

De acordo com o coordenador de ensino superior do IFMT, Reginaldo Ribeiro o programa proporciona uma imersão completa. “Além do reforço nas disciplinas, queremos que eles vivenciem o ambiente acadêmico, participem de oficinas, conheçam os laboratórios e se apaixonem pela educação técnica. Isso amplia as perspectivas e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.”

Leia mais:  Educação Ambiental: Oficina incentiva estudantes da rede municipal a vivenciar práticas sustentáveis

O programa Partiu IF foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A parceria com a Prefeitura reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação como pilar de transformação social. Ao investir nos estudantes de hoje, a Prefeitura planta as sementes de um futuro mais justo, qualificado e promissor para Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Chamada de Impacto reúne 42 empreendedores durante a Feira de Negócios

Publicado

O final de semana foi de boas oportunidades de negócios para 42 empreendedores que participaram da edição de 2025 da Feira de Negócios, criada pelo programa Chamada de Impacto, promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o Sebrae.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do diretor do Sebrae, Renato Icaro Magalhães, da Câmara de Vereadores, representantes da Acilve e Cdl, empresários e demais convidados.

O prefeito ressaltou o crescimento do número de empresas em Lucas do Rio Verde e a importância da parceria com o Sebrae para alavancar os pequenos negócios.

“Nós crescemos de 2021 a 2024, de 6.300 para mais de 13 mil empresas. Então, veja o quanto o empreendedorismo é forte aqui no município. E esse projeto da Chamada de Impacto, parceria entre Município e Sebrae, vem para qualificar os empreendedores”, acrescentou o prefeito Miguel Vaz.

A Feira de Negócios aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro, no Shopping Peniel, espaço que recebeu empresários que atuam em diversas áreas como de comércio de alimentos, roupas, acessórios, cosméticos e serviços de beleza e estética entre outros.

“Foi muito bom, adquirimos muito conhecimento com as aulas e foi de muito aprendizado. Eu trouxe o shake, colágeno e outros produtos fitness pra demonstrar e o meu trabalho, que é voltado para saúde, beleza e bem-estar”, acrescentou a empreendedora Zuleide de Lima Marinho.

Para a empresária Dâmaris Rezende, o evento foi uma oportunidade de fazer negócios e troca de experiências. “Olha, realmente foi uma oportunidade incrível, um divisor de águas na nossa vida. Como pessoa e profissional também veio agregar muito. Nós criamos várias conexões, network e isso eu tenho certeza que vem a somar para nós como empreendedores”.

Leia mais:  Inscrições para Corrida de Primavera abrem nesta sexta-feira (07)

O diretor do Sebrae, ressaltou a importância do evento para que os empresários divulgassem seus negócios. “A gente está finalizando com esse grande evento para promover os microempresários daqui do município e outras pessoas que também estão abrindo o seu negócio. Esses dois dias de evento foram uma oportunidade para eles estarem divulgando seus produtos e serviços”, finalizou Renato.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

5ª Olimpíada de Matemática da Unemat celebra talentos de estudantes de Lucas do Rio Verde

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus de Sinop, realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento e premiação da 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat. O evento marcou o encerramento de uma jornada de aprendizado, desafios e conquistas que envolveu milhares de estudantes da rede municipal.

Nesta edição, participaram 13 escolas, com a expressiva adesão de quase 4 mil alunos e mais de 120 professores. Após três fases desafiadoras, 168 estudantes chegaram à etapa final, demonstrando empenho e dedicação por meio da Matemática.

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel destacou a importância da olimpíada como instrumento de incentivo ao estudo e de melhoria nos resultados pedagógicos.

“É uma noite importante para esses alunos que participaram da 5ª Olimpíada de Matemática com essa coroação, a entrega dos certificados. É mais uma etapa vencida, realizada em parceria com a Unemat, campus de Sinop, que tem esse olhar junto com a Secretaria de incentivar o estudo da matemática. Esses estudantes passaram por várias etapas até chegar aqui, e nós vemos isso com excelentes olhos porque é uma forma de incentivar e, ao mesmo tempo, alavancar os resultados pedagógicos dos nossos estudantes do primeiro ao nono ano”, ressaltou.

O coordenador do projeto Olimpíada de Matemática da Unemat em Lucas do Rio Verde, professor Me. Cristiano Campos de Miranda, celebrou o sucesso do evento e o desempenho dos alunos luverdenses, que conquistaram destaque também na etapa regional.

“Para nós é um momento de muita alegria e satisfação, porque tivemos a contribuição de muitos professores para que tudo isso acontecesse, com o apoio fundamental da Secretaria de Educação e da Prefeitura. E temos uma notícia muito especial: no nível 1, que corresponde ao 5º ano, os três melhores alunos da Olimpíada foram de Lucas do Rio Verde, o que demonstra a força e o talento dos nossos estudantes”, destacou o coordenador.

Leia mais:  Educação Ambiental: Oficina incentiva estudantes da rede municipal a vivenciar práticas sustentáveis

Entre os destaques da 5ª edição, a aluna Flávia, do nível 2, obteve nota máxima (gabaritou a prova), conquistando reconhecimento tanto em Lucas do Rio Verde quanto na etapa regional da Olimpíada — um feito que reforça a qualidade do ensino de Matemática na rede municipal.

A cerimônia também reconheceu o trabalho de professores e escolas destaque, que contribuíram significativamente para o desempenho dos alunos:

Escolas Destaques:
Nível 1: Escola Municipal Prof.ª Joice Martinelli Munhak
Nível 2: Escola Municipal Menino Deus
Nível 3: Escola Municipal Eça de Queirós

Professores Destaques:
Nível 1: Angélica de Oliveira Quirino
Nível 2: Katiuscia do Nascimento Rego Almeida
Nível 3: Dionísio Cassenote

O estudante José Luiz Carvalho Rodríguez Neri Neto, de 11 anos, da Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra, contou como foi participar da olimpíada.

“Eu gosto de matemática e achei algumas questões até fáceis. Às vezes dá um pouco de tensão, mas meu pai, minha mãe e meu irmão sempre me incentivam a estudar”, relatou.

Já o aluno Miguel Bauer, de 12 anos, da Escola Municipal Eça de Queirós, destacou seu empenho na disciplina.

“Fiquei ansioso para participar e tentar ganhar uma premiação. E estou me esforçando mais na matemática”, contou.

Durante a cerimônia, todos os alunos presentes receberam camisetas personalizadas da 5ª Olimpíada e medalhas de participação, simbolizando o reconhecimento pelo esforço e pela trajetória até a etapa final. Também foram entregues premiações especiais aos medalhistas, professores e escolas destaque, celebrando o compromisso coletivo com a excelência no ensino.

A 5ª Olimpíada de Matemática da Unemat reafirmou o compromisso de Lucas do Rio Verde com a valorização dos talentos estudantis, fortalecendo o ensino da Matemática e promovendo o entusiasmo pelo conhecimento em toda a rede municipal.

Leia mais:  Inscrições para Corrida de Primavera abrem nesta sexta-feira (07)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana