Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito, servidores e voluntários participam do mutirão de limpeza da cidade

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, colocou a mão na massa durante um grande mutirão de limpeza em comemoração aos 306 anos da capital mato-grossense nesta terça-feira (8). Ao lado de servidores e voluntários, Abilio ajudou a roçar o mato, recolher lixo e revitalizar praças em diversas regiões da cidade, numa mobilização que envolveu todas as secretarias municipais em mais de 50 bairros.

Determinada pelo próprio prefeito, a força-tarefa priorizou áreas com maior incidência de dengue e chikungunya, conforme relatório da Secretaria Municipal de Saúde. Até o fim desta terça-feira serão contempladas 45 praças, 16 bolsões de lixo, além de córregos, áreas verdes, unidades de saúde e avenidas. A ação teve início às 7h e seguirá até às 16h, com encerramento simbólico no Parque das Águas.

“A Cuiabá que a gente ama merece cuidado. O maior presente que a gente pode dar para a nossa cidade é encontrar ela limpa, bonita e ver todo mundo engajado, com sentimento de pertencimento e cuiabania”, afirmou o prefeito, durante os trabalhos.

Além da presença ativa do gestor, o mutirão foi coordenado por diversas frentes da administração. Entre os pontos de apoio, destacaram-se os bairros Alvorada, Pedra 90, Jardim Industriário, Morada do Ouro, Centro, Santa Rosa e Ribeirão da Ponte, entre outros.

A população também foi convidada a participar, com orientação para o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A iniciativa teve ainda o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e 28 entidades parceiras.

#PraCegoVer

Na imagem principal, Abilio está com uma roçadeira ao lado de outros servidores e voluntários promovendo a limpeza do mato nas praças da Capital. Nas imagens da galeria, várias fotos ilustrando ao mutirão de limpeza com secretários de gestão, a primeira-dama Samantha Iris entre outros fazendo serviços de jardinagem.

Leia mais:  Prefeitura retira mais de 700 toneladas de lixo em 385 bocas de lobo

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Publicado

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

Leia mais:  Programa Hiperdia já realizou mais de 1.900 atendimentos em Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca 56 candidatos aprovados na Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Morro do Seminário recebe trabalhos emergenciais para conter deslizamentos

Publicado

Visando conter possíveis deslizamentos e garantir a segurança de quem transita no local, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou, na manhã desta segunda-feira (28), os trabalhos emergenciais de contenção no Morro do Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho (do Seminário), localizado na região central da capital.

O local foi afetado por deslizamentos após as fortes chuvas registradas neste domingo (27). Em ação rápida, a Prefeitura atua para preservar a área e proteger os pontos históricos da cidade, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho.

Entre as ações já realizadas estão o corte no aterro, limpeza da área, aterramento com instalação de estacas e, neste momento, a aplicação de concreto armado para reforçar o barranco e evitar novos deslizamentos.

A Defesa Civil de Cuiabá permanece monitorando a área de risco e acompanhando a execução das obras. A Secretaria Municipal de Obras Públicas já havia iniciado as ações preventivas no sábado (26), realizando a limpeza da área afetada e iniciando os preparativos para a construção de um novo muro de contenção. Foram feitas perfurações para a instalação das estacas, etapa fundamental para garantir a estabilidade do terreno.

Em razão das chuvas registradas no domingo e da previsão de novas precipitações nesta segunda-feira, os trabalhos de contenção seguem em andamento e avançam conforme as condições climáticas permitem.

#PraCegoVer

A imagem aérea mostra um trecho do Morro do Seminário, que sofreu com deslizamentos de terra no último domingo (27). No local há uma vasta vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  SMS apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2024 na Câmara de Vereadores
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana