Em um investimento global de mais de R$ 50 milhões, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e a secretária municipal de Saúde, Tânia Balbinotti, anunciaram nesta terça-feira (15) o projeto de uma nova Policlínica, a ser construída na Avenida Bandeirantes, em frente ao Assaí Supermercados. O gestor atesta que a construção da unidade será o maior investimento em saúde pública efetivado no município nos últimos dez anos. O anúncio do projeto ocorre dentro do pacote de entregas prometido em função dos 100 primeiros dias da nova gestão.
Conforme Cláudio Ferreira, o projeto da nova Policlínica já está pronto e, se tudo der certo, a intenção é fazer a licitação da construção até meados deste ano. Ele informou que a aquisição dessa área estratégica, com 10 mil m², custou cerca de R$ 14 milhões, sendo que o prédio e a aquisição de equipamentos vão demandar em torno de R$ 40 milhões. O gestor acrescenta que os recursos para a construção também estão assegurados.
O projeto é que a nova Policlínica seja uma unidade de saúde especializada para oferecer atendimento ambulatorial em diversas especialidades médicas. “É uma nova estrutura de saúde que há muito tempo a cidade tinha uma demanda. A população poderá fazer exames diversos, pequenas cirurgias e pequenos procedimentos, consultas com especialistas”, explicou o prefeito, dizendo que se trata de um dos maiores investimentos que a gestão está fazendo na área da saúde. Inclusive, o prédio terá características sustentáveis, como o uso de energia solar.
Ao todo, a área construída da Policlínica equivale a 3.213,00 m² distribuídos em pavimento térreo e pavimento superior (administrativo), além de área de abrigos e equipamentos mecânicos e um amplo estacionamento. O intuito é atender às demandas de assistência à saúde com infraestrutura moderna, com uso de tecnologias avançadas e infraestrutura para atender um grande volume de pacientes, contando com consultórios especializados, salas de exames, centro de diagnóstico por imagem, e áreas de apoio administrativo.
Cláudio Ferreira adianta que o investimento na nova Policlínica faz parte de um pacote de investimentos que a gestão pretende fazer em prol da requalificação da saúde pública de Rondonópolis. “A Policlínica vai ser um marco para o nosso sistema de saúde municipal”, afirmou. Nesse contexto, ele revela que a Prefeitura vai anunciar ainda este ano a construção de uma nova e moderna UPA, em substituição a atual, que se encontra com estrutura ultrapassada e precária, com espaço para atendimento psiquiátrico, entrada específica para funcionários, área apropriada de descanso para os profissionais, entre outras melhorias.
Área onde vai ser construída a nova Policlínica, na Avenida Bandeirantes, em frente ao Assaí. Imagens – Adeildson José
Nesses 100 primeiros dias, o prefeito fez questão ainda de citar o investimento já concretizado pelo Município na abertura da Policlínica Central para atendimento 24 horas, com a intenção de desafogar a UPA. Conforme o gestor, é essencial um cuidado prioritário para a saúde pública considerando que toda sociedade depende do SUS (Sistema Único de Saúde), seja em maior ou menor grau. “Agora vamos fazer a modernização da estrutura, funcionamento e processos de toda a rede de saúde”, garantiu.
Por fim, Cláudio Ferreira reconheceu o excelente trabalho realizado pela secretária Tânia Balbinotti e por toda sua equipe na condução da saúde municipal. “Quero parabenizar o esforço e dedicação da secretária Tânia, que tem atuado de forma incansável para melhoria de todo o sistema de saúde, incluindo estrutura, processos e qualidade. Por isso, quero agradecer e parabenizar a Tânia por toda sua seriedade, honestidade e competência, estendendo os agradecimentos para toda sua equipe”, externou.
A Prefeitura de Rondonópolis começou nesta quinta-feira (24) a realizar por conta própria a limpeza de terrenos particulares sujos e a mandar a conta para os proprietários. Diante da ação, a orientação é para que os donos de terrenos fiquem atentos e façam a limpeza das suas áreas antes que o serviço seja feito pelo poder público, considerando os custos extras envolvidos.
A iniciativa do Município em iniciar a limpeza dos terrenos particulares ocorre diante do previsto pelo decreto municipal nº 12.663, de 22 de abril de 2025, que regulamenta a aplicação da lei complementar nº 528 de 05 de março de 2025, que dispõe sobre a situação de terrenos urbanos, estabelecendo normas para a manutenção, fiscalização e penalidades aplicáveis.
Conforme a secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, a Prefeitura vai continuar o trabalho de fiscalização in loco na cidade toda, com a notificação dos proprietários de terrenos sujos. Inicialmente, o Município dá um prazo de 15 dias para o proprietário fazer a limpeza do terreno. Caso o terreno não seja limpo, ele recebe um multa e tem mais 15 dias para resolver a situação.
A Prefeitura somente entra com a limpeza do terreno repassando os custos ao proprietário após decorridos todos os prazos legais e não resolvida a situação. Nesse contexto, a secretária alerta que, caso o proprietário não pague a multa nem o custo da limpeza, ele vai ser protestado, tendo problemas financeiros. “O protesto trava a vida financeira do contribuinte, e a gente não quer isso… Então, o melhor é a pessoa se precaver e agir antes disso acontecer”, externou.
Limpeza dos terrenos irregulares começou no Residencial Sunflower. Imagens – Adeildson José
Caso o serviço envolva apenas a roçada e limpeza de um terreno de 360 m², para exemplificar, o custo ao proprietário pode ficar em torno de R$ 1.000,00. Agora caso o serviço envolva ainda remoção de entulho e destinação final de resíduos, em um terreno de mesma dimensão, o custo ao proprietário pode ficar em torno de R$ 2.600,00.
A intenção do Município é manter esse serviço de limpeza até conseguir sanar o quadro atual de grande quantidade de terrenos sujos na cidade. Para isso, montou um mapa de atuação, com trabalhos toda quinta e sexta-feira, sendo de manhã limpando os lotes privados que não atenderam a legislação e, na parte da tarde, os lotes públicos.
Mais de 350 candidatos ao processo de seleção do Residencial Celina Bezerra estão convocados para comparecer na unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Habitação no Ganha Tempo, para realizar a regularização das pendências e incompatibilidades de seus cadastros.
A ação da pasta à regularização de pendências documentais dos convocados visa viabilizar o envio dos dossiês para o Banco do Brasil, financiador do empreendimento, fazer a avaliação e indicar se os candidatos estão aptos ou não para serem contemplados com uma moradia no residencial Celina Bezerra.
A relação com os nomes dessas pessoas que devem comparecer à unidade de atendimento da Habitação no Ganha Tempo está publicada na edição nº 5.931, do Diário Oficial do Município, o DioRondon. A Secretaria ressalta que o não comparecimento dentro do prazo, na unidade de atendimento da Habitação do Ganha do Tempo, para a regularização das pendências e incompatibilidade dos seus cadastros, resultará na desclassificação automática do candidato do processo de seleção.
O Ganha Tempo está localizada à Rua João Pessoa, nº 802 – centro de Rondonópolis.