Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Polícia Civil desarticula esquema de corrupção por meio de venda ilegal de lotes em Alto Boa Vista

Publicado

A Polícia Civil deflagrou na tarde desta terça-feira (15.4), a Operação Spurious – fase Lote Falso, para apurar um esquema de corrupção que envolve a venda de lotes irregulares e de forma ilegal por servidores públicos ligados à Prefeitura Municipal de Alto Boa Vista. Na operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sendo um deles contra um servidor da administração municipal e contra um engenheiro que presta serviços para a Prefeitura.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Alto Boa Vista apuram os crimes de fraude fundiária, fraude tributária, peculato, além de indícios de corrupção ativa e passiva. A investigação teve início após a delegacia receber um número crescente de denúncias de vítimas que relataram perdas significativas, culminando em um prejuízo expressivo.

Até o momento cerca de 100 vítimas foram lesadas pelos investigados, na aquisição de terrenos, pagamentos de tributos em contas pessoais dos investigados, manipulação de dados junto ao sistema fiscal e tributário e na escrituração de imóveis. Estima-se que os suspeitos arrecadaram de forma fraudulenta o montante de mais de R$ 10 milhões, podendo ter atingido cifras ainda maiores.

Investigações

Diante das evidências, a Polícia Civil mobilizou uma equipe para as investigações, adotando uma abordagem metódica para desmantelar a organização criminosa.

A fase inicial envolveu a coleta de denúncias de vítimas, que contribuíram com informações cruciais para a construção do caso. Com os elementos levantados, os investigadores analisaram documentos relacionados à venda de lotes, identificando irregularidades e conexões entre os suspeitos e servidores públicos.

Posteriormente, foi realizado o monitoramento financeiro dos investigados, por meio de uma investigação detalhada sobre o patrimônio dos suspeitos, revelando um enriquecimento ilícito que ultrapassa R$ 5 milhões, fruto de atividades fraudulentas.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem que deixou companheira cega após violenta agressão

A operação contou com a colaboração de diferentes esferas do Governo do Estado, evidenciando a necessidade de um esforço conjunto para combater a corrupção.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ivan Albuquerque, o esquema não apenas prejudicou financeiramente as vítimas, mas também abalou a confiança da população nas instituições públicas.

“A operação representa um passo importante na restauração da confiança pública, demonstrando que ações ilícitas não serão toleradas. A Polícia Civil se comprometeu a trabalhar incansavelmente para garantir um sistema seguro e livre da corrupção, visando proteger os direitos dos cidadãos e a integridade dos recursos públicos”, disse o delegado.

Operação Spurious

A fase “Lote Falso” enfatiza o modo de ação dos investigados que obtinham vantagens ilícitas por meio da venda de lotes irregulares e meio ilegal. .

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícia Civil prende homem que agrediu companheira com garrafa de vidro e a manteve em cárcere privado

Publicado

A Polícia Civil prendeu, nesse sábado (08.11), um homem acusado de agredir, ameaçar e manter a companheira, de 46 anos, em cárcere privado, no bairro Renascer, em Campos de Júlio.

O caso começou por volta das 13h da sexta-feira (07.11), quando o suspeito, que convivia com a vítima há cerca de quatro meses, chegou em casa gritando que havia usado drogas, com sinais de embriaguez e passou a xingá-la e agredi-la com uma camiseta.

Segundo relato da vítima à equipe da Delegacia de Campos de Júlio, a motivação era ciúmes. Em meio aos xingamentos, o suspeito pegou uma garrafa de cerveja, que estava em cima da mesa, e arremessou na direção da vítima, acertando o rosto dela na altura da sobrancelha.

Em seguida, ele agarrou o pescoço dela, tentou enforcá-la, a jogou no chão e tentou chutá-la. Ele continuou a violência pegando uma marreta, um facão e uma faca e passando a ameaçá-la dizendo que não era para ela ligar para pedir ajuda, senão a mataria.

A vítima disse à polícia, que o suspeito ficava próximo à porta, para impedi-la de sair. As ameaças de morte continuaram, com a marreta nas mãos do suspeito, por todo o dia e a noite da sexta-feira (07.11) e a madrugada do sábado (08.11). Somente às 06h o suspeito dormiu e a vítima conseguiu fugir e ir até a Delegacia de Campos de Júlio.

A mulher conseguiu registrar em imagens e vídeos parte das agressões e ameaças que viveu e entregou os registros à equipe policial. Diante disso, os policiais civis foram até a casa, prenderam o suspeito em flagrante e o levaram para a delegacia.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil captura mais dois alvos foragidos da Operação Doce Amargo em ações em MT e AM
Continue lendo

POLICIAL

Polícia Civil prende suspeito de homicídio de cozinheira ocorrido em balsa de garimpo

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na manhã desse sábado (09.11), um homem, de 18 anos, suspeito de envolvimento no homicídio da cozinheira Inglidy Suhian da Silva Fernandes, de 31 anos, ocorrido no dia 25 de outubro, no Garimpo São Benedito, em Jacareacanga (PA).

O crime aconteceu em uma balsa localizada no Rio São Benedito, onde a vítima trabalhava como cozinheira. Três indivíduos chegaram ao local de barco, procuraram pelo celular da vítima e, em seguida, efetuaram aproximadamente 20 disparos de arma de fogo contra Inglidy, que faleceu no local. Os criminosos evadiram-se levando dois aparelhos celulares da vítima.

As investigações do caso foram realizadas pela Delegacia de Paranaíta, pois, devido à cidade ser região limítrofe, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, mesmo sendo no Pará, o Sul de Jacareacanga fica a cargo da Delegacia de Paranaíta, da Polícia Civil de Mato Grosso.

Após intensas investigações, um jovem de 18 anos foi identificado como um dos suspeitos de participação do crime e a equipe o localizou em Sinop. Diante disso, a Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Sinop foram acionadas e realizaram a prisão do suspeito, nesse sábado (08.11), em Sinop.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso de combater as facções criminosas. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e elucidar todos os detalhes a respeito do crime”, afirmou o delegado de Paranaíta, Matheus Oliveira.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prova de tiro policial encerra Jogos da Polícia Civil com participação de policiais de todo estado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana