O tema “Juventudes e participação estudantil” foi debatido na segunda-feira, 14 de abril, durante webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro integra a Semana Nacional da Convivência, que conta com ações voltadas à promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e respeitoso, favorável para o fortalecimento de vínculos e a prevenção de situações de violência nas escolas.
O webinário abordou a escuta ativa das juventudes e suas experiências no cotidiano escolar, reconhecendo a centralidade desses estudantes na construção de ambientes escolares seguros, democráticos e promotores de direitos. A proposta foi debater como a escuta qualificada, o protagonismo juvenil e a valorização das vozes dos estudantes podem contribuir, de forma concreta, para o fortalecimento de vínculos, a mediação de conflitos, a participação cidadã e a convivência democrática nas escolas.
Transmitido pelo canal do MEC no YouTube, o evento contou com estudantes, grêmios estudantis, coletivos juvenis, educadores, equipes escolares, secretarias de educação, universidades, organizações da sociedade civil e demais interessados na agenda da convivência escolar e da participação das juventudes.
Na abertura, a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas do MEC, Thaís Santos, afirmou que o Governo Federal está alinhado ao processo de centralidade dos estudantes no processo educativo. “O nosso objetivo aqui é refletir sobre como fortalecer os espaços de escuta, garantir a participação efetiva dos estudantes na construção das relações escolares, no enfrentamento das violências e na promoção da cultura de paz. A convivência escolar se transforma quando é construída de forma coletiva. E os jovens têm muito para ensinar sobre como queremos que nossas escolas sejam: lugares de respeito, cuidado e pertencimento”, considerou.
Em seguida, as discussões foram conduzidas pela pesquisadora e referência em juventudes, violência e educação, Miriam Abramovay. Participaram do debate a ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz; a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Débora Sophia; e a estudante Pamella, representante do Movimento Mapa Educação.
No webinário, Jade Beatriz reforçou que o espaço concedido pelo MEC, de escuta dos estudantes jovens, é extremamente relevante. Segundo ela, muitos estudantes sabem que existe um grêmio estudantil, mas não conseguem outras instâncias em que possam manifestar suas necessidades. “Ainda é um desafio garantir que as lideranças juvenis consigam ter um suporte parceiro e sejam consolidadas dentro do espaço e do ambiente escolar, entendendo que a gente vive no contexto de um mundo muito desigual. Até chegar na sala de aula, já é um grande desafio”, comentou Beatriz.
Realizado durante todo o mês de abril, a Semana Nacional de Convivência é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
Semana – Com o tema “Eu respeito, você respeita, nós construímos”, a Semana Nacional de Convivência Escolar expressa a compreensão de que a convivência escolar saudável é fruto de uma ação coletiva e contínua, em que cada pessoa tem um papel fundamental na construção de um ambiente respeitoso, seguro e democrático.
A frase reforça a corresponsabilidade entre estudantes, educadores, famílias e comunidade na promoção do respeito mútuo e da empatia, reconhecendo que é na interação cotidiana que se constroem vínculos, valores e cidadania, e convida ao engajamento individual e coletivo, apontando que a escola que protege e acolhe é construída diariamente, nas atitudes e nas relações que cultivamos. O respeito, portanto, deixa de ser apenas um conceito abstrato e se torna uma prática concreta que transforma a escola em um espaço de pertencimento e paz.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação