A primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes entregaram, nesta quinta-feira (10.4), 141 veículos do programa SER Família, destinados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (POP) dos municípios mato-grossenses.
Os automóveis foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). O investimento total foi de R$ 15,6 milhões. O processo de aquisição foi realizado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Nos próximos meses, Boa Esperança do Norte também será contemplado, já que o município ainda era distrito do município de Sorriso no período da compra.
De acordo com Virginia Mendes, os veículos darão mais agilidade aos atendimentos prestados à população em situação de vulnerabilidade social.
“Quem conhece nosso Estado sabe a dimensão territorial de cada município. Esses veículos vão auxiliar os municípios a prestar atendimento de melhor qualidade à população vulnerável. Para que os serviços de assistência cheguem com agilidade, os veículos são fundamentais. O programa SER Família está presente nos 142 municípios. Com os novos veículos, os serviços ganharão mais rapidez. Essas entregas também são fruto do trabalho de cada um que se dedica à população”, destacou.
Até dezembro de 2024, o número de beneficiários do SER Família era de 54.946. O novo levantamento apontou uma redução de 15%, fechando março com 47.525 pessoas atendidas. Os dados demonstram uma queda na taxa de pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo Virginia Mendes, os serviços de auxílio financeiro e o incentivo à qualificação profissional do programa SER Família Capacita já apresentam resultados positivos.
“Esse é o objetivo do programa SER Família: oferecer às pessoas novas perspectivas. Durante a pandemia, o SER Família Emergencial chegou a atender mais de 100 mil pessoas, pois era necessário naquele momento. Depois, conseguimos, com o apoio do Governo e da Assembleia Legislativa, instituir o SER Família e suas vertentes. Mas não queríamos o assistencialismo. O objetivo sempre foi que essas pessoas não precisassem depender do programa. Estou feliz em saber que os números estão reduzindo”, relatou Virginia Mendes.
A Prefeitura de Cuiabá, além do veículo, também assinou a adesão aos programas SER Família e ao SER Família Mulher durante o evento. “Um carro é muita coisa. O programa SER Família que assinamos hoje já era para existir há muito tempo. Gratidão, primeira-dama Virginia Mendes, por essa parceria tão importante para nossa população”, salientou o prefeito Abilio Brunini.
“Obrigada, primeira-dama Virginia Mendes, por todo o apoio que a senhora tem nos dado. Com o programa SER Família, vamos trabalhar ainda melhor”, agradeceu também a primeira-dama Samantha Iris.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ressaltou a sensibilidade que o atual Governo trabalha pela população. “Enquanto Mauro é a razão da gestão, a primeira-dama Virginia Mendes é o coração. Ela nunca quis um cargo, mas sempre se dedicou à população. Isso ocorre desde a época da prefeitura de Cuiabá”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, expressou a importância da atenção que os municípios recebem do Estado, com o empenho do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes.
“Eu já fui prefeito e sei da dificuldade que é para um prefeito ter acesso a um recurso como a entrega desses carros. A partir de hoje, o SER Família em Cuiabá será ampliado. Parabéns, primeira-dama Virginia Mendes, pelo seu trabalho. Quando ela pede para atender as demandas, é porque sabe o quanto aquela ação será importante”, comentou.
O prefeito de Gaúcha do Norte, Ari do Prado, destacou a importância do novo veículo. “A gente só tem a agradecer à primeira-dama Virginia Mendes por esse olhar. Com esses carros, vamos ter mais condições de atender a população na área social. Eu costumo dizer que Mato Grosso não tem um governador e uma primeira-dama de Estado, mas sim um pai e uma mãe”, ressaltou.
“Esse veículo vai nos ajudar muito com relação à distância das regiões que precisamos atender no município. Estou muito feliz, especialmente por saber dessa preocupação que nossa primeira-dama tem por nós”, destacou a primeira-dama de Gaúcha do Norte, Maura Prado.
A assistente social de Feliz Natal, Raquel Queiroz, também comemorou a entrega. “Estamos encantados e agradecidos pela gestão do Estado e esse cuidado da primeira-dama Virginia Mendes pelo social. Agora, vamos melhorar nossos atendimentos às regiões mais distantes do interior do município. Nosso município fica praticamente dentro do Parque do Xingu. Será um grande suporte para nossas demandas indígenas”, disse.
Também foi assinada a prorrogação do Camarote do Autista na Arena Pantanal, em parceria com o Cuiabá Esporte Clube, que dará sequência ao acolhimento do programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, para crianças e adolescentes que participam dos sorteios.
Participaram da cerimônia de entrega a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Gisela Simona, os deputados estaduais Paulo Araújo, Nininho e Diego Guimarães; os secretários de Estado David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), coronel César Roveri (Segurança Pública) e coronel Grasi Paes (Assistência Social e Cidadania); o presidente da MT PAR, Wener Santos; e representando as prefeitas, Flávia Moretto; e entre outras autoridades públicas.
Uma comitiva de procuradores de estados, formada por representantes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará, veio a Cuiabá conhecer o modelo de mutirão de conciliação ambiental desenvolvido em Mato Grosso, que já está em sua sexta edição. A visita técnica foi promovida pelo Grupo Nacional “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, subgrupo do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg).
“A meu ver, a grande inovação do mutirão de conciliação ambiental de Mato Grosso é essa articulação entre os órgãos, contemplando todas as esferas, tanto de reparação do dano, civil, penal, administrativa. É uma organização sensacional e com certeza vamos replicá-la em nosso Estado”, ressaltou a coordenadora do grupo e procuradora do Estado de São Paulo, Amanda de Moraes Modotti.
A procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Senise Freire Chacha, também elogiou a iniciativa. “Viemos aqui aprender para poder agir de uma forma também eficiente como a de vocês no nosso Estado. A ideia é pegar esse modelo para implementar lá. É uma forma bastante organizada e otimizada, onde várias instituições se integram, se articulam. Não é só bom para a pessoa jurídica e física, mas também para a coletividade, para o estado como um todo”, afirmou.
Tátilla Brito Pamplona, procuradora do Estado do Pará há 19 anos, adiantou que pretende sugerir ajustes na legislação paraense para implementação do modelo de Mato Grosso. “No Pará, fazemos a conciliação ambiental só em nível administrativo de Semas. O modelo de Mato Grosso, integrando a área administrativa com a esfera cível, criminal, Ministério Público e Judiciário é um modelo único”, destacou.
Em Mato Grosso, o mutirão de conciliação ambiental é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPMT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça (TJMT) e Procuradoria-Geral do Estado.
Nesta 6ª edição do mutirão de conciliação ambiental 300 processos serão analisados. A Sema também está realizando atendimento ao público que tenha interesse em participar dos próximos mutirões. O evento começou na terça-feira (22) e se estenderá até a próxima semana, dia 29.
O atendimento ocorre no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, nos períodos matutino e vespertino.
O município de Campo Verde (a 141 km de Cuiabá) sedia a primeira etapa regional da edição 2025 dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis Mato-grossenses. De sexta até a próxima quarta-feira (25 a 30.4), atletas de 12 a 17 anos da região esportiva Sudeste disputam as competições realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com o município sede.
De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer de Campo Verde, Cleberson de Oliveira, a expectativa é de que a população participe ativamente do evento.
“A comunidade de Campo Verde costuma se envolver e torcer muito nos eventos esportivos. A expectativa é que o Jogos Escolares movimentem nossa cidade, o comércio, o lazer. Nós nos preparamos para receber bem os jovens participantes, tudo foi planejado para ser uma etapa diferenciada, com inovação na logística e na organização”, expôs o secretário municipal.
Nos Jogos Escolares, que são disputados por estudantes de 12 a 14 anos, serão 26 equipes de escolas públicas e privadas. Já nos Jogos Estudantis, atletas de 15 a 17 anos competem por 38 seleções municipais.
As duas competições ocorrem simultaneamente com disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
No total, o evento recebe cerca de 700 pessoas, entre atletas e técnicos. As delegações representam os municípios de Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Paranatinga, Primavera do Leste, Poxoréu, São José do Povo e Tesouro.
“É uma grande satisfação iniciar mais uma edição dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossense. São eventos que envolvem atletas em idade escolar de todas as regiões do Estado. Agradecemos todos os envolvidos, comunidade escolar, município sede e participantes, por acreditarem no poder de transformação do esporte”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
A abertura oficial do evento será na sexta (25), às 19h, no Ginásio Joubert Izaias Romancini. Com presença de público e autoridades, a solenidade é composta pela entrada oficial das delegações, hasteamento de bandeira, juramentos e acendimento do fogo simbólico.
As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (30), nos ginásios Joubert Izaias Romancini, Monteiro Lobato e da Escola Técnica Estadual.
Distribuídas em dez regiões esportivas, as etapas regionais ocorrem até junho em outros nove municípios-sedes: Tangará da Serra, Juína, Comodoro, Jaciara, Araputanga, Nova Mutum, Alta Floresta, Vila Rica e Barra do Garças.