Profissionais da comunicação que atuam em Mato Grosso foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (10), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
As honrarias foram concedidas pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) a mais de 130 profissionais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Entre os homenageados, estão jornalistas que atuam como repórteres e apresentadores nos mais diversos veículos de comunicação do estado, além de assessores de imprensa, coordenadores e secretários de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas.
“A classe jornalística, com sua coragem, ética e inabalável compromisso com a justiça social, tem desempenhado um papel fundamental na transparência, na fiscalização e no aprimoramento das nossas instituições. Cada palavra escrita e falada, cada imagem capturada, cada reportagem investigativa é um ato de coragem, um serviço público de inestimável valor que constrói uma sociedade mais justa, mais informada e mais crítica”, declarou Paulo Araújo.
O deputado destacou ainda a importância da atuação dos jornalistas na construção de uma imprensa democrática, imparcial e verdadeira, bem como as mudanças significativas que vêm ocorrendo na forma de comunicar ao longo dos anos. “A comunicação é hoje o maior poder que existe. Os comunicadores são o elo com todas as pessoas. As informações só chegam à sociedade por conta dos seus trabalhos”, frisou.
Com mais de 40 anos de atuação no jornalismo mato-grossense, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Itamar Perenha, recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon, honraria concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao estado de Mato Grosso.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
“Eu acabei me apaixonando pelo jornalismo, ainda que minha formação acadêmica tenha sido na área de exatas. O jornalismo me proporcionou algumas experiências incríveis e sou muito grato a essa profissão que me permitiu educar os meus filhos e conduzir a minha vida. Hoje, eu concluo a minha contribuição no sindicato para tentar retribuir o muito que eu recebi dessa profissão maravilhosa. Recebo hoje essa homenagem com muito respeito, carinho e admiração”, relatou.
Em reconhecimento ao trabalho em defesa da democracia e da cidadania, a comenda Dante de Oliveira foi entregue ao jornalista e secretário de Comunicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Raoni Ricci, e à socióloga, jornalista e superintendente de Cerimonial da Assembleia Legislativa, Olga Lustosa.
“Quero agradecer, em primeiro lugar, ao deputado Paulo Araújo, e aos demais deputados estaduais. Esta é uma honraria que eu nunca imaginei receber, então é um momento de muita felicidade para mim, de reconhecimento a uma carreira de muito trabalho, em que eu tive a oportunidade de passar por alguns veículos de comunicação e me dediquei a maior parte dela trabalhando na área de assessoria de imprensa, inclusive tendo a oportunidade de ser secretário de comunicação aqui nesta Casa de Leis. Para mim, comunicação pode ser definida com apenas uma palavra: cidadania. Foi o que sempre pautou o meu trabalho”, afirmou Ricci.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Henrique Santos, e jornalistas que integram as equipes do site institucional, rádio e TV do Legislativo estadual também foram homenageados com moções de aplausos.
“O deputado Paulo Araújo foi muito feliz em propor essa sessão. São os profissionais da imprensa que levam à sociedade uma informação de qualidade e informação é a base de tudo. A Secretaria de Comunicação da Assembleia possui excelentes profissionais, que fazem um grande trabalho. Estou muito contente de trabalhar com esses profissionais e também de poder dar a nossa contribuição”, ressaltou o secretário.
A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla Costa, salientou o momento histórico vivido pelo jornalismo, que atualmente conta com três mulheres no comando das Secretarias de Comunicação do Estado e dos dois maiores municípios de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande. “Isso é muito significativo para nós, mulheres, e para nós, jornalistas”, disse.
Laice Souza, secretária estadual de Comunicação, ressaltou que o avanço tecnológico tem transformado a comunicação e exige dos profissionais uma constante reinvenção. “Vamos nos reinventar todos os dias. A nossa importância para a sociedade é imensa”, provocou.
Receberam moções de aplausos os seguintes profissionais:
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Sorriso. O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (16.04) com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para viabilizar o envio da emenda ao município.
A solicitação da instalação de um banco de leite na cidade foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Farias (PL), que destacou a necessidade da estrutura para atender mães e recém-nascidos da região. Também esteve presente na reunião o vereador Toco Baggio (PSDB).
A implantação do banco de leite representa um avanço importante na área da saúde materno-infantil. Essas unidades são essenciais para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros ou com baixo peso, especialmente quando as mães não conseguem amamentar diretamente. Além de oferecer leite pasteurizado com segurança, os bancos também promovem o aleitamento materno e orientam mães doadoras.
“Investir em um banco de leite é investir na vida de milhares de recém-nascidos e no apoio às mães que desejam amamentar, mas precisam de suporte. Essa estrutura salva vidas e fortalece as famílias. Meu trabalho como parlamentar é cuidar para que a saúde chegue a todo o nosso estado”, afirmou o deputado.
A expectativa é de que o recurso acelere o processo de estruturação do banco de leite que atenderá toda a região norte do estado.
Sala de Amamentação – Juca também relembrou uma importante iniciativa durante sua gestão como presidente da Câmara de Cuiabá, quando implantou a segunda sala de amamentação do Brasil dentro de um Parlamento municipal. A ação teve como objetivo promover um ambiente acolhedor para as servidoras e mães que frequentam a Casa, além de estimular a cultura do aleitamento materno.
“Na época, fizemos questão de implantar a sala de amamentação na Câmara porque acreditamos que o incentivo ao aleitamento começa com a criação de espaços seguros e adequados para as mães. Foi uma das ações que mais me marcou como gestor e cidadão”, destacou.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, no fim da tarde desta quarta-feira (16), na Sala de Comissões, a Frente Parlamentar Evangélica, que tem entre os objetivos, o fortalecimento dos valores e princípios que constituem a base da fé cristã, como também do diálogo permanente com líderes religiosos, igrejas e fiéis em todo o estado. Foi empossado como presidente, o deputado Thiago Silva (MDB), que também foi autor do requerimento para a criação da frente.
Além do presidente, mais sete deputados compõem a Frente os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Sebastião Rezende (União Brasil), Max Russi (PSB), Gilberto Cattani (PL), Chico Guarnieri (PRD), Eduardo Botelho (União Brasil) e Fábio Tardin (PSB).
Thiago Silva destacou que o grupo irá trabalhar para promover debates relacionados à temas considerados sensíveis à comunidade evangélica e vai atuar contra projetos de lei que podem representar riscos à estrutura familiar, à liberdade religiosa, à educação com princípios e à segurança pública.
“Assim como já ocorre em Brasília, na Câmara dos Deputados, criamos a Frente Parlamentar Evangélica em Mato Grosso para reforçar o compromisso com a proteção das famílias, da defesa da vida e da liberdade de culto. Agradeço aos colegas parlamentares pela aprovação da propositura e reafirmo meu compromisso de trabalhar por um Estado mais justo, próspero e que valorize os princípios cristãos”, disse Silva.
A deputado federal Coronel Fernanda (PL), disse que tem as melhores perspectivas em relação a Frente Parlamentar instalada no Legislativo de Mato Grosso, tanto quanto a existente na Câmara Federal.
“Sou tesoureira da Frente Evangélica em Brasília e é extremamente importante a instalação aqui na Assembleia de Mato Grosso, que é a Casa do Povo, um local de debate, de discussão. Essa Frente vem para garantir força nas pautas que defendemos com muito orgulho tais como família, vida, luta contra o aborto, luta contra o uso das drogas, defesa do cristianismo e tantos outros assuntos relacionados que são tão importantes para a sociedade”, defendeu a deputada federal.
O presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso (Comec-MT), pastor Edilson Sena, assinalou que é louvável a iniciativa do Parlamento mato-grossense em implantar um núcleo para ouvir o segmento evangélico.
“Nada melhor que ter um espaço especial para escutar as nossas reivindicações, defender nossos direitos. Estamos aqui para somar e contribuir com o desenvolvimento desta importante iniciativa”, afirmou o presidente do Comec-MT.
O deputado Chico Guarnieri (PRD) que é presbítero da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Barra do Bugres, falou sobre a importância da união dos deputados em prol da causa. “Estamos aqui para trabalhar por todo o nosso estado, inclusive nesta pauta tão relevante para nós evangélicos. Quero agradecer ao presidente Thiago Silva e demais colegas do grupo pela oportunidade de compor a Frente Evangélica”, agradeceu, Chico Guarnieri.
Líderes religiosos de diversas denominações evangélicas fizeram uso da palavra, prestigiando o ato de Instalação da Frente Parlamentar Evangélica da ALMT.