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EDUCAÇÃO

CNE aprova parâmetros de itinerários formativos do ensino médio

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O parecer sobre a resolução que institui os Parâmetros Nacionais para a Oferta dos Itinerários Formativos de Aprofundamento no Ensino Médio (Pnifa) foi aprovado na quinta-feira, 10 de abril, pelo Conselho Nacional da Educação (CNE). O documento indica parâmetros a serem implementados em todo o território nacional com a finalidade de assegurar, nas redes públicas e nas instituições privadas, a qualidade e a equidade na oferta curricular para a última etapa da educação básica. 

A resolução aprovada apresenta os elementos conceituais que devem organizar os itinerários formativos de cada área do conhecimento; as orientações pedagógicas para o trabalho interdisciplinar; e o conjunto comum de competências e habilidades de cada área do conhecimento, a serem desenvolvidas nos itinerários de aprofundamento. Tais elementos atendem ao previsto em resolução anterior do CNE, a Resolução CNE/CEB 02, de 13 de novembro de 2024, que instituiu as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.  

A coordenadora-geral do Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Valdirene Oliveira, comemorou a aprovação pelo Conselho. “A aprovação converge com o modo democrático como o MEC tem construído a Política Nacional de Ensino Médio, na expectativa de liderar e garantir a formação das juventudes brasileiras na perspectiva do acesso, da permanência e do desempenho acadêmico satisfatório”, afirmou. Ainda segundo a coordenadora, a aprovação cumpre o previsto na Lei n° 14.945/2024, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, definindo diretrizes para o ensino médio. 

Os estudantes que ingressarem na primeira série do ensino médio, no ano letivo de 2026, serão matriculados nas escolas com currículos organizados a partir de definições e critérios estabelecidos na resolução de novembro de 2024, incluindo itinerários formativos que obedeçam aos parâmetros e às orientações do projeto de resolução aprovado nesta quinta (10). A atual resolução indica aspectos importantes para garantir a qualidade da oferta dos itinerários nas escolas do país, como princípios epistemológicos, pedagógicos e de gestão. 
 
A fim de assegurar a implementação desses parâmetros nacionais, os conselhos estaduais, distrital e municipais de educação devem realizar a revisão de seus atos normativos e, no exercício de suas atribuições estabelecidas em legislação, editar as normas complementares que se mostrem necessárias. Os sistemas de ensino poderão regulamentar adaptações que sejam necessárias ao atendimento das necessidades evidenciadas pelas diferentes modalidades de ensino, para oferta do ensino médio noturno, e à organização de itinerários integrados, respeitando a referência às competências gerais dos itinerários de aprofundamento. 

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Os parâmetros indicados são fruto de um trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI), que reuniu professores, pesquisadores e técnicos das secretarias estaduais de ensino de todas as regiões do país. Os representantes trabalharam na elaboração de subsídios para o projeto de resolução aprovado no CNE. “A resolução não vai resolver todos os problemas do ensino médio, mas ela muda a realidade: agora vamos ter parâmetros nacionais para a construção dos currículos e adaptações no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] para incorporar os parâmetros ora definidos. Isso não tinha antes”, pontuou o conselheiro Gastão Vieira, relator da comissão que revisou os parâmetros nacionais.  

A presidenta da comissão, conselheira Cleunice Rehem, acrescentou que a participação desses profissionais que compuseram o GTI contribuiu para que o tempo de elaboração e aprovação desse marco para o ensino médio ocorresse com celeridade”. Também integraram a condução desse processo os correlatores Cesar Callegari e Israel Matos Batista.  

O MEC vai prestar assistência aos sistemas de ensino, no âmbito do regime de colaboração, para apoiar, acompanhar, monitorar e avaliar a implementação do disposto na resolução. A pasta ainda publicará materiais complementares de orientação aos sistemas de ensino e às escolas, além de processos de formação continuada, em parceria com os sistemas de ensino, como parte das estratégias de assistência técnica ao processo de implementação. 
 
Itinerários Os itinerários formativos de aprofundamento são percursos educacionais estruturados com, no mínimo, 600 horas, de livre escolha dos estudantes. Eles permitem aos educandos o aprofundamento de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. São realizados por meio da oferta de projetos interdisciplinares e integradores e organizados com ênfase nos componentes curriculares que compõem áreas de conhecimento escolhidas. Assim, os itinerários são capazes de ampliar o diálogo entre as dimensões teóricas e práticas dos conteúdos; a consideração e a valorização da diversidade territorial e cultural do Brasil; e as escolhas estabelecidas na proposta pedagógica de cada unidade escolar.  
 
Entre os objetivos dos itinerários, estão: estimular os estudantes à aquisição de níveis mais elevados e complexos de análise crítica, reflexão e abstração; oferecer ao estudante a oportunidade de escolher temas e problemas socialmente relevantes para aprofundar seus estudos, considerando seus interesses pessoais e coletivos, as dinâmicas comunitárias e sociais experimentadas e sua posição de sujeito protagonista de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento integral; e mobilizar e fomentar, por meio de abordagens curriculares inclusivas, equitativas e democráticas, a compreensão dos princípios ético-políticos da soberania, da cidadania, da dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e do pluralismo político.  
 
Segundo o documento aprovado, as abordagens oferecidas devem estar alinhadas aos fundamentos da República Federativa do Brasil e seus objetivos expressos na Constituição Federal, como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais; e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.  

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Ensino Médio A etapa final da educação básica, ofertada em diferentes modalidades, definidas no ordenamento jurídico brasileiro, é um direito social de cada pessoa. É dever do Estado e da família, em colaboração com a sociedade, garantir o pleno exercício deste direito para todos os cidadãos. Segundo o Pnifa, o ensino médio tem como finalidade promover o desenvolvimento integral de cada educando, mediante formação para o exercício pleno da cidadania, qualificação para a participação e integração no mundo do trabalho e preparação para a continuidade dos estudos em nível superior. 

CNE As atribuições do Conselho Nacional de Educação são normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do Poder Público federal em matéria de educação. Cabe ao Conselho formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) 

 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC lança edital para experiências em educação integral

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou, nesta quarta-feira, 16 de abril, o edital para seleção de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O chamamento público tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de educação integral em tempo integral. O lançamento ocorreu no auditório do MEC, em Brasília, com transmissão ao vivo. O evento segue disponível para visualização no canal do YouTube do ministério. 

As experiências a serem selecionadas devem resultar da superação de desafios, com a possibilidade de serem disseminadas como referência de políticas e práticas de uma educação mais plural, participativa, integrada à realidade do território, com equidade e qualidade. 

Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, a pasta tem o objetivo de reconhecer o esforço das redes de ensino por meio do edital. “Por isso, não estamos apenas em busca de olhar para quem está ampliando as matrículas. Isso é importante, mas existem boas práticas na direção do currículo e na promoção da equidade e da inclusão, que queremos valorizar”, argumentou. “Mais do que inspirar, queremos fazer um grande movimento formativo pelo Brasil a partir do que nasce nas escolas brasileiras, principalmente das periferias e florestas”, concluiu. 

Já o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos, esclareceu que o MEC “tem feito um esforço para lembrar à sociedade brasileira que educação integral é uma concepção, não apenas um ajuste do tempo na escola. Esse tempo precisa estar a serviço de uma concepção”, afirmou. 

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Por isso, queremos identificar experiências nas redes de ensino, nas secretarias de Educação, que modelem e implementem práticas de gestão na perspectiva da educação integral. E, também, identificar no nível da escola práticas pedagógicas de professores e professoras, das equipes gestoras, que também dialoguem com essa concepção de educação integral”, completou Santos. 

O edital é uma parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA). A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral, voltado à criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica 

Inscrições – As inscrições se iniciam na quinta-feira, 17 de abril, e seguem até o dia 16 de maio. As inscrições devem ser realizadas pelas autoridades das secretarias de Educação — ou pessoas designadas por elas. Poderão ser inscritas as experiências de secretarias como um todo, de um conjunto de escolas ou de uma única escola municipal, estadual ou distrital, contemplando todas as etapas da educação básica – da creche ao ensino médio, bem como as diferentes modalidades de ensino transversais às etapas. 

Em 2025, as iniciativas selecionadas serão difundidas por meio das seguintes estratégias para inspirar mais secretarias de educação e escolas na implementação da educação integral em tempo integral:  

  • Mapa de Experiências: mapa interativo com a finalidade de identificar, situar e constituir um repositório das experiências inscritas no edital de seleção, podendo abarcar até 5.597 experiências de todo o país.   

  • Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral: evento presencial, em Brasília (DF), com o objetivo de promover momentos de troca, reflexão e colaboração entre escolas/creches e secretarias de educação. Reunirá até 125 experiências com financiamento de despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres para participação de dois representantes de cada experiência selecionada. A mostra poderá contar ainda com a participação de público em geral às próprias expensas.  

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  • Caderno de Narrativas: e-book com o objetivo de apresentar a sistematização de experiências selecionadas no âmbito do edital. Serão contempladas até 25 experiências narradas em produção textual elaborada entre os responsáveis pelas experiências selecionadas e equipe de pesquisadores do edital. Para tanto, serão realizadas visitas de campo e concessão de até duas bolsas de pesquisa aos representantes da experiência selecionada.  

  • Rede de Trocas:  intercâmbio de escolas/creches e secretarias de educação com o objetivo de aprimorar as experiências selecionadas no edital. Por meio de seminários e visitas formativas in loco, o edital financiará as despesas de diárias e passagens aéreas/terrestres de dois representantes de até 75 experiências selecionadas. A Rede de Trocas poderá contar ainda com a participação de mais experiências inscritas no edital, às próprias expensas.  

  • Produção Audiovisual: produção audiovisual com o objetivo de disseminar desafios, transformações e inspirações de destaque entre as experiências selecionadas no edital.  

Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. Essa medida proporciona aampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integrale a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.OGovernoFederalfornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação

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Prova Nacional Docente: prazo para adesão termina quinta (17)

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O prazo para adesão das redes estaduais e municipais à Prova Nacional Docente (PND) termina na quinta-feira, 17 de abril. A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 

O processo de adesão deve ser feito pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). As redes públicas de ensino poderão optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar, tanto dos concursos públicos quanto dos processos simplificados de contratação que venham a realizar. A adesão é voluntária.  

Após essa etapa, as redes devem publicar seus processos seletivos com indicação do uso da nota da PND e cadastrar o edital de seleção até junho deste ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá, então, as inscrições para o exame e divulgará a lista de redes que estão com processos seletivos abertos. A prova será aplicada pelo Inep em outubro deste ano.  

Mais Professores Instituído peloDecreto nº12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dosdocentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. 

O programa prevê, além da Prova Nacional Docente, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.  

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva 

Fonte: Ministério da Educação

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