Pesquisar
Close this search box.

DIAMANTINO

Cleide Anzil, Secretaria De Saúde De Alto Paraguai Experiência Comprovada Em Gestão De Saúde Pública

Publicado

 

 

Saúde em foco: desafios, ações e perspectivas em Alto Paraguai.

 

Hoje o assunto é saúde, um setor marcado por demandas crescentes, recursos limitados e inúmeros desafios. Para falar sobre esse cenário complexo, conversamos com Cleide Anzil, profissional com ampla experiência em saúde pública. Ela já foi indicada três vezes para o cargo de secretária de Saúde, em gestões distintas de três municípios diferentes.
Atualmente secretária de Saúde do município de Alto Paraguai, Cleide conhece de perto as demandas e o funcionamento do setor. Essa experiência proporciona mais agilidade no atendimento à população mais carente, sua principal prioridade como gestora da pasta.
Ela reconhece o valor da experiência, mas ressalta que a área da saúde exige, acima de tudo, bons profissionais e pessoas humanas no atendimento ao público.
Uma das suas principais preocupações é com a formação de novos profissionais, que, segundo ela, tem deixado a desejar. Mesmo com poucos meses à frente da pasta, Cleide já promoveu melhorias significativas, impulsionando atendimentos, investindo na capacitação das equipes e apresentando propostas de reforma para unidades de saúde no município.
Em constante diálogo com os gestores da região Médio-Norte, Cleide acredita no potencial de uma articulação conjunta para consolidar a instalação definitiva de um hospital regional. A ideia é descentralizar o acesso às especialidades médicas, hoje concentradas na capital do estado.
Ela também chama atenção para os obstáculos enfrentados diariamente: longas distâncias percorridas, tempo perdido nas estradas, falta de leitos em UTIs fatores que, segundo a secretária, “fazem toda a diferença na hora de salvar vidas”.
No município, os trabalhos não param. A epidemia de chikungunya que atinge o país também preocupa o Alto Paraguai. “Ninguém sabe
quando vai ficar doente, por isso precisamos estar sempre preparados para atender nossa população com a dignidade que ela merece”, afirma Cleide.
A gestão tem mantido contato constante com autoridades estaduais, em busca de parcerias que fortaleçam e desenvolvam cada vez mais o setor da saúde no município.

Leia mais:  Diamantino dá início à Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição

 

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Alunos da Escola José Francisco Krohling apresentam resultados do Programa A União Faz a Vida

Publicado

Na sexta-feira (31.10), a Escola Municipal José Francisco Krohling, da comunidade Sumidouro, realizou a Culminância do Programa A União Faz a Vida, em conjunto com o projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma iniciativa da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Cooperativa Sicredi.

A mostra pedagógica contou com a participação dos alunos, pais e de toda a comunidade escolar. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, que teve como tema principal a alimentação saudável.

Os alunos apresentaram diversas atividades e projetos práticos relacionados ao tema. Entre as ações desenvolvidas, destacaram-se o plantio de árvores frutíferas, promovendo o contato direto com a natureza e a valorização da produção sustentável; o estudo e reconhecimento das frutas, com aprendizado sobre suas características e origens; e a exploração dos benefícios das frutas para a saúde, enfatizando a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Foram realizadas ainda atividades empreendedoras, nas quais os estudantes confeccionaram e comercializaram produtos utilizando frutas e verduras na produção de doces, conservas, pães, cucas, além da venda de frutas, como banana e morango , verduras e sabão líquido artesanal.

A coordenadora Sandra Rossi da Francisco Krohling ressaltou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

“Ver nossos alunos apresentando com tanto entusiasmo os resultados do que aprenderam é motivo de grande satisfação. Agradeço aos professores, às famílias e à comunidade pelo apoio e incentivo.”

A coordenadora ainda destacou que “este é um evento que representa um momento de integração entre escola, comunidade e família, celebrando um projeto que une educação, saúde, empreendedorismo, sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Alunos da Escola José Francisco Krohling apresentam resultados do Programa A União Faz a Vida
Continue lendo

DIAMANTINO

Urgência e Emergência passam a funcionar no Hospital Municipal São João Batista

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento de urgência e emergência passou a ser realizado exclusivamente no Hospital Municipal São João Batista. O serviço iniciou no novo local, na quarta-feira, (05.11).

De acordo com estudos feitos por equipes da Secretaria de Saúde a transferência do atendimento irá resultar em mais agilidade, segurança e conforto aos pacientes, oferecendo suporte completo com o centro cirúrgico e os leitos de observação do Hospital Municipal. A nova estrutura de Urgência e Emergência está localizada na Avenida Municipal Doutor Marzavão de Siqueira, no Centro Histórico de Diamantino.

O prefeito Chico Mendes destacou os benefícios da mudança de local para a saúde da população em geral.

“Com essa reorganização, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e seguro para todos os pacientes, garantindo conforto e eficiência no serviço público de saúde.”

De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, o antigo prédio do Pronto Atendimento passou a ser o Centro Integrado de Saúde (CIS), concentrando equipes de atenção domiciliar e as especialidades médicas. Sendo futuramente um polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso.

“Com essa reestruturação, buscamos otimizar os serviços e oferecer um atendimento mais integrado à população. A ideia é que o Centro Integrado de Saúde concentre, em um só espaço, diversas áreas da assistência em saúde.”

Quando procurar a urgência e emergência?

O serviço de urgência e emergência deve ser procurado em situações que ofereçam risco imediato à vida ou que necessitem de atendimento rápido, como:

  • Dificuldade para respirar

  • Desmaios ou perda de consciência

  • Acidentes e traumas

  • Dor intensa no peito ou suspeita de infarto

  • Convulsões

  • Hemorragias

  • Reações alérgicas graves

  • Pressão muito alta com sintomas

  • Febre alta persistente em crianças ou idosos

Leia mais:  Urgência e Emergência passam a funcionar no Hospital Municipal São João Batista

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana