Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outras drogas

Publicado

É hora de evaporar os principais prejuízos do uso do tabaco, cigarro eletrônico e outras drogas.” Com essa proposta, a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), em parceria com a Academia da Saúde e a Instituição de Ensino Anhanguera, promoveu uma atividade na noite desta segunda-feira (14), visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos do consumo dessas substâncias e seus impactos na saúde.

O evento, que integra uma série de atividades promovidas pela CIES, contou com a realização de um simpósio que reuniu profissionais da saúde, estudantes e professores. A programação teve como foco a discussão de estratégias eficazes para prevenção, identificação e combate aos fatores de risco eminente relacionados ao uso de tabaco, cigarros eletrônicos e outras drogas.

Durante as apresentações, os participantes tiveram acesso a informações científicas e demonstrações que evidenciaram os prejuízos à saúde causados por esses produtos. Assim como o cigarro tradicional, os dispositivos eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes contêm substâncias químicas que, quando inaladas, podem afetar gravemente os pulmões, o sistema cardiovascular, a saúde bucal e outras áreas do organismo.

Estudos recentes indicam que o uso desses dispositivos entre os jovens tem se tornado cada vez mais comum, principalmente devido aos sabores e à aparência moderna. No entanto, o uso excessivo pode levar à dependência química e ao desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer. “É o nosso papel alertar esses jovens sobre os perigos dessas substâncias e mostrar formas de evitar esses malefícios”, ressalta a coordenadora do CIES, Silvia Gehring.

Além disso, foram abordados os mecanismos de dependência química com ênfase nas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos, destacando como elas atuam no organismo e como a prevenção pode ser eficaz por meio da informação.

Leia mais:  1ª Copa Jonas Pinheiro de Society começa nesta segunda-feira

O evento também contou com um espaço interativo para perguntas e esclarecimento de dúvidas, onde o público pôde participar ativamente, tirando curiosidades e aprofundando o conhecimento sobre o tema. “A ação atua como ferramenta para a redução do consumo de substâncias nocivas e dos danos causados por essas práticas”, afirmou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso lança editais com R$ 190 mil para fomentar projetos culturais

Publicado

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou dois editais que somam R$ 190 mil em investimentos para fortalecer a cultura local. Os recursos, repassados pelo Ministério da Cultura, seguem as diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva e da Lei Aldir Blanc, com o objetivo de ampliar o acesso da população às atividades culturais e valorizar a economia criativa do município.

O Edital 001/2025 selecionará cinco novos pontos de cultura, com apoio financeiro para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e comunitárias. Poderão participar entidades com CNPJ, como associações e cooperativas, além de coletivos informais que já atuam na área cultural. Já o Edital 002/2025 irá premiar dez iniciativas que desenvolvem ações semelhantes às dos pontos de cultura, sejam elas certificadas ou não, reconhecendo e incentivando a continuidade desses trabalhos.

“Com essa iniciativa estamos apoiando os artistas e coletivos culturais, incentivando a produção artística local, democratizando o acesso à cultura e garantindo a execução dos recursos federais recebidos em 2024. Os editais são uma chance de ampliar e reconhecer o trabalho cultural já realizado em nosso município”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Marisa Netto.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Transparência de Sorriso, onde os interessados encontrarão os editais completos, anexos e todas as orientações necessárias para participação. O link direto é: https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia?c=Publicacao_Transparencia_view&f=1218

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura garante atendimento de urgência e emergência durante feriado de páscoa
Continue lendo

Sorriso

Novas vagas serão ofertadas em outro mutirão no Ganha Tempo Central

Publicado

Unidade terá plantões para preenchimento de vagas em supermercados nos dias 24 e 28 de abril

Mais uma empresa aderiu aos mutirões para juntar o “temos vagas” com o “quero muito trabalhar”. No dia 28 de abril, a última segunda-feira do mês, no Ganha Tempo Central, uma equipe do Supermercado Sorriso estará de plantão para preencher 30 vagas, para as áreas de auxiliar de cozinha, cozinheira, açougueiro, confeiteira, empacotador e repositor para frutas, legumes e verduras.

A equipe do supermercado estará no Ganha Tempo Central das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30, e, para estas vagas, não é preciso ter experiência. Este mutirão do emprego será o terceiro deste ano na unidade.

É que no dia 24 de abril, das 13h às 16h, estarão em oferta 50 vagas para a rede de supermercados DelMoro e para o atacarejo DelNorte. As oportunidades são para vagas de armazenista, repositor, auxiliar de vendas, atendimento de supermercado, auxiliar de compras, auxiliar de açougue e zelador.

Ah, mas você nunca trabalhou nestas funções? “Não tem problema, as vagas ofertadas também não exigem experiência”, explica a responsável pela unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Paula Adriana Costa Souza.

Ela ainda acrescenta que, pelo WhatsApp 66 99977 8134, as empresas podem cadastrar vagas disponíveis, e quem estiver em busca de um emprego, também pode consultá-las. Ah! No site da Prefeitura, na caixinha “Vagas de Emprego – Sine”, que fica na aba “Outros conteúdos”, também é possível saber quais oportunidades de trabalho estão esperando uma pessoa para “dar match” e conquistar o casamento perfeito entre “eu quero esta vaga” e “esta vaga é sua”.

Leia mais:  Secretaria de Agricultura Familiar promove capacitação em Piscicultura no Jonas Pinheiro

Coordenador do Ganha Tempo Central, Celso Kozak acrescenta que, neste número, o 66 99977 8124, também é possível conseguir informações sobre os demais serviços ofertados na unidade. O gestor reforça que parcerias como estas que estão sendo desenvolvidas têm como foco potencializar as ações junto à comunidade, em especial as voltadas à geração de emprego e renda.

Para facilitar o processo de “eu quero muito esta vaga”, os candidatos que morem nas proximidades do Ganha Tempo Zona Leste podem retirar a carta de encaminhamento para a vaga lá e só comparecer ao Ganha Tempo Central para a entrevista.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana