Moju (PA) – O Ministério das Cidades realizou nesta segunda-feira (14) a primeira grande reunião presencial do ano da iniciativa #BotaPraAndar no Estado do Pará. Desta vez, 11 municípios da microrregião paraense do Baixo Tocantins foram convidados a participar do momento, sediado no Auditório Municipal Lourival Cristo, em Moju, no nordeste do estado. O evento reuniu gestores e equipes técnicas do Ministério das Cidades e das prefeituras municipais das cidades que compõem a região, sendo elas: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.
A proposta da reunião foi destravar e acelerar investimentos federais do Ministério das Cidades nos 11 municípios da região, que envolvem ações nas áreas de habitação, com imóveis urbanos e rurais do Minha Casa, Minha Vida, obras enquadradas nas seleções de 2023 e 2024 do Novo PAC em abastecimento de água urbano e rural, desenvolvimento urbano, regularização fundiária, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e drenagem. Somados, os investimentos totalizam R$ 243 milhões em recursos federais para os 11 municípios da região.
O ministro das Cidades, Jader Filho, explicou que a concepção inicial do #BotaPraAndar, lançado em março de 2024 em Belém (PA), era acelerar obras do Minha Casa, Minha Vida por todo o Brasil. Com o sucesso da iniciativa no MCMV, ela passou a abranger todas as áreas de atuação do Ministério das Cidades, acelerando obras em todas as frentes de trabalho da pasta.
“O que fizemos hoje foi uma reunião de trabalho com os prefeitos, vereadores, secretários e demais técnicos das prefeituras para que a gente possa botar pra andar as obras que, pelos mais diversos motivos, não estão andando no ritmo que gostaríamos que estivessem. Por isso trouxemos uma grande equipe técnica do Ministério das Cidades de Brasília para Moju, para que eles possam dialogar, explicar e tirar as dúvidas das prefeituras. Também tivemos uma equipe da Caixa conosco pra ajudar nas questões mais burocráticas”, explicou o ministro.
“Que este dia marque o início de uma nova etapa. Com mais obras saindo do papel e chegando na ponta, onde está o povo que será beneficiado com essas ações”, disse o ministro.
“Dar andamento para as obras que foram selecionadas é uma preocupação e uma prioridade nossa, pois precisamos que esses recursos virem realidade e se materializem em obras que vão levar água de qualidade, tratamento de esgoto, pavimentação de vias, drenagem, novas moradias do Minha Casa, Minha Vida e muitas outras ações para a população do Baixo Tocantins e, futuramente, de todo o Pará, pois a nossa meta é destravar todos os investimentos que temos no estado, levando o #BotaPraAndar a todos os 144 municípios paraenses”, destacou Jader Filho.
Em reuniões individuais com cada comitiva municipal, o ministro Jader Filho e as equipes do Ministério das Cidades e da Caixa definiram os métodos que serão necessários para acelerar o andamento das obras, cujo resultado do esforço passará a ser observado no fluxo de trabalho nos próximos meses.
Além dos representantes municipais, também estiveram presentes na abertura da reunião as deputadas federais Elcione Barbalho e Andréia Siqueira, deputados estaduais paraenses, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Francisco “Chicão” Melo, e demais lideranças políticas regionais.
PRÓXIMAS REUNIÕES
O #BotaPraAndar vai realizar novas reuniões no Pará com representantes municipais e federais nas próximas semanas. Ainda em abril, será a vez da região do Baixo Amazonas, onde o evento será sediado em Almeirim.
Em maio, Benevides, na Região Metropolitana de Belém, e Altamira, no sudoeste do estado, sediarão os encontros. Já em junho, será a vez das regiões do Arquipélago do Marajó e do Sudeste do Pará.

- Ministro Jader Filho e representantes de entidades beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida Rural. Crédito: Yago Lima.
MCMV RURAL
Ainda nesta segunda-feira (14), o ministro Jader Filho assinou os contratos de quatro empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida Rural voltados para comunidades quilombolas e mulheres chefes de família da zona rural do município de Moju.
São 182 unidades habitacionais rurais autorizadas à contratação em portarias divulgadas entre novembro e dezembro de 2024. O investimento nestas moradias é de R$ 13,65 milhões em recursos do Orçamento Geral da União (OGU), advindos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Representantes das associações rurais estiveram presentes na ocasião da assinatura dos contratos, que vão beneficiar mais de 750 moradores da zona rural de Moju.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades