Havia dois anos, a necessidade de modernização do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem vinha sendo discutida, por iniciativa do Ministério do Esporte, em negociações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta semana, a proposta foi aprovada pelo Comitê de Coordenação do Fundo Nacional Científico e Tecnológico – FNDCT, e assegurou R$ 19.754.000,00 em recursos da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos necessários para concretizar o projeto.
Localizado no Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) integra, conjuntamente com outros laboratórios, o LADETEC – IQ. Atualmente, o LBCD conta com uma equipe formada por cerca de 35 profissionais, entre professores, pesquisadores e técnicos especialistas em operações de controle de dopagem.
A iniciativa de um laboratório antidopagem na UFRJ teve início em 1989. Reinaugurado em 08 de maio de 2015, em novas instalações e com equipamentos que refletem o estado da arte na detecção de substâncias orgânicas em matrizes biológicas, o LBCD foi o laboratório responsável pelos testes antidopagem nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro.
Além da realização de análises de amostras destinadas ao Controle de Dopagem, fundamental para o respeito à ética desportiva, à proteção da integridade física dos atletas e à promoção de condições de igualdade entre competidores, o LBCD constitui-se em um amplo espaço acadêmico, destinados à formação de profissionais de excelência.
Na opinião do coordenador do LBCD, professor Henrique Pereira, esses recursos chegam numa hora boa. “Depois de dez anos, os equipamentos vão ficando obsoletos e o custo da manutenção, muito alto. Agora, com os recursos já liberados, vamos poder comprar novos equipamentos, que já chegam atualizados com as nova tecnologias”.
O professor destaca que o grande legado nessa área é composto pela somatória de variáveis: a excelência da atuação da ABCD, a eficácia e eficiência do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem – que volta a ocupar lugar de destaque entre o seleto grupo dos 30 laboratórios no mundo acreditados internacionalmente – e a atuação do Tibrunal Desportivo brasileiro, que ao final, resultam no Sistema Brasileiro de Controle de Dopagem.
Segundo a presidente da ABCD, Adriana Taboza, o LBCD é parte relevante do legado Olímpico, em pleno funcionamento, e é fundamental para o reconhecimento internacional do trabalho que a ABCD faz em prol do Jogo Limpo. Adriana argumenta ainda que o investimento nessa renovação vai permitir que o laboratório brasileiro continue a entregar para o mundo um serviço de qualidade, quando o assunto é integridade e ética no esporte.
“Com equipe extremamente qualificada, o LBCD se mantém entre os poucos laboratórios no mundo credenciados pela Agência Mundial Antidopagem para analisar amostras de atletas. Em crescente evolução, hoje ele recepciona amostras não só nacionais, como de diversos países, especialmente da América do Sul, fortalecendo a região e nos colocando alinhados com os regramentos internacionais”, conclui a presidente da ABCD.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte