conecte-se conosco


EDUCAÇÃO

Últimos dias de inscrição das redes no Selo Petronilha Beatriz

Publicado

As redes de ensino podem se inscrever no Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais até sexta-feira, 14 de março. Para participar, a secretaria precisa ter aderido à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e participado do Diagnóstico Equidade. Além disso, deve ter atingido uma pontuação mínima nos índices de Formação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e de Formação da Educação Escolar Quilombola (EEQ). A inscrição deve ser feita pela página do Selo no Portal do Ministério da Educação (MEC). 

Cada secretaria de educação pode inscrever até duas iniciativas de ERER ou EEQ para receber o apoio financeiro. A seleção será realizada com base nos seguintes critérios: relevância da iniciativa; envolvimento comunitário nas ações; formação continuada dos profissionais da educação; e sustentabilidade institucional das iniciativas. A lista das secretarias de educação contempladas será divulgada no dia 14 de maio e ficará disponível na página da Pneerq, no site do ministério.  

O selo terá validade de um ano, e sua concessão será formalizada com a divulgação oficial. As secretarias que tiverem as propostas selecionadas receberão R$ 200 mil para cada iniciativa, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), e o auxílio financeiro deverá ser usado para apoiar a continuidade e/ou o aprimoramento das ações selecionadas. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) prestará apoio técnico à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) no processo de concessão do selo às secretarias de educação.  

Selo O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais tem como objetivo destacar e valorizar, por meio de um selo de reconhecimento, as secretarias de educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (modificada pela Lei 11.645, de 2008). A iniciativa visa promover a equidade racial na educação, valorizando as redes de ensino que realizam ações para a promoção da equidade racial, educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola. 

Leia mais:  MEC celebra Dia Internacional da Matemática

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Canal Educação, a TV do MEC, estreia nova programação

Publicado

A partir desta segunda-feira, 17 de março, o Canal Educação a TV do Ministério da Educação (MEC) está de cara nova! Além de ganhar outra identidade visual, novos programas e parcerias, a grade do canal foi reestruturada em faixas de programação que refletem a missão institucional do ministério 

A nova programação foi planejada para se adequar às diferentes faixas etárias de aprendizado e à capacitação continuada de educadores. Ao longo dos próximos dias, o canal estreará vários novos produtos licenciados e produções exclusivas do Canal Educação a TV do MEC. A nova programação inclui séries documentais, programas de entrevistas, reportagens, transmissões ao vivo e conteúdos voltados para o público infanto-juvenil, jovem, além de conteúdos para profissionais da educação e de formação continuada.   

Programas – O programa Inclusão Pra Valer é uma produção do Canal Educação que apresenta a escola como lugar de acolhimento de diferenças. Em cada episódio da série, a pesquisadora em educação inclusiva Mariana Rosa recebe especialistas de diversas áreas para um bate-papo sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência. O programa tem a orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC e estreia nesta terça-feira, 18 de março, às 19h30 (horário de Brasília).  

a atração Compromisso Nacional Criança Alfabetizada faz parte de outra produção exclusiva do Canal Educação, que mostra o dia a dia nas escolas, as interações da comunidade escolar e a atuação de educadores e gestores para garantir a alfabetização das crianças na rede pública de ensino. Cada episódio traz situações reais da rotina nas escolas, apresentando as interações entre os diferentes atores da comunidade escolar. O novo programa estreia em abril.  

Leia mais:  MEC promove ciclo de formação para articuladores da alfabetização

Na grade do Canal Educação, desde o fim do ano passado, o programa Educação Antirracista em Diálogo abre espaço para vozes e histórias inspiradoras, que fortalecem a luta por uma educação antirracista e pela valorização da cultura e dos saberes quilombolas no país. Também produzida sob a orientação da Secadi, a série de entrevistas vai ao ar todas as quartas-feiras, às 19h30, e deve ganhar, em breve, uma segunda temporada.  

NovidadesEntre março e abril, o Canal Educação estreia novos programas e novas temporadas em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública, como a Rede Minas e as televisões universitárias: TV UFPR, da Universidade Federal do Paraná; TV UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto; TV Pernambuco; TV Universitária Rio Grande do Norte (TVURN), entre outras. Também entrarão na grade produções contempladas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav); produções da Red Tal – Televisión America Latina; e da nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em breve, serão apresentados também o aplicativo e o streaming do Canal Educação 

Canal Educação – A TV do MEC pode ser assistida pelo canal aberto 2.3 em Brasília, no Rio de Janeiro e no Maranhão. Já São Paulo assiste pelo canal 1.3. Para saber outras formas de sintonizar o canal, o público pode acessar o portal do MEC. Também é possível acompanhar a TV do MEC ao vivo pelo site do Canal Educação e pelo portal do ministério. Além disso, é possível assistir todas as produções do Canal Educação no YouTube 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação 

Leia mais:  MEC e FNDE facilitam compra de ventiladores para escolas

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

MEC inicia projeto de acesso, permanência e êxito na Rede Federal

Publicado

O projeto Acesso, Permanência e Êxito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede APE) foi anunciado na quinta-feira, 13 de março, durante reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília (DF). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A Rede APE tem como objetivo promover ações integradas e sustentáveis que fortaleçam trajetórias de educação de sucesso entre os estudantes das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto envolve a realização de diagnósticos detalhados sobre as ações já existentes; a criação de mecanismos de articulação e monitoramento; a promoção de formações continuadas para gestores e docentes; a organização de seminários e fóruns de escuta e troca de experiências; além da integração com outras iniciativas do MEC. 

“O projeto só vai ser efetivo se chegar na ponta, porque é lá no campus que se identifica o aluno com potencial de evasão. Por isso, contamos com o apoio de todas as instituições aqui presentes”, disse a coordenadora-geral do projeto, Carla Jardim 

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, falou sobre a importância de abordar a evasão e de desenvolver ações para mudar esse contexto. “Sem dúvidas, a Rede APE é um projeto ousado, desafiador, mas que também nos encoraja a tratar esse tema com muita força e vontade de transformar essa realidade. Esperamos que o projeto se transforme em um programa para que a gente tenha um norte certeiro, não desvie do caminho e atinja esse objetivo em conjunto. Temos aqui uma equipe de pessoas engajadas e que vão fazer um trabalho excelente”, afirmou. 

Leia mais:  Autorizadas obras de complexo hospitalar universitário em SE

Em um primeiro momento, a equipe do projeto realizará diagnóstico detalhado do que já é feito em relação ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes, identificando experiências exitosas. Ainda este ano, serão realizados cinco encontros regionais sobre o projeto, com datas e locais que serão divulgados brevemente. E, para dezembro, está prevista a apresentação da Estratégia Nacional de APE na Rede Federal. 

Podem aderir ao projeto todas as instituições que compõem a Rede Federal: 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) MG e RJ; e Colégio Pedro II, além das 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais. 

Bolsista Executor do projeto, o IFFar publicou edital para selecionar estudantes de graduação que apoiarão a execução da Rede APE. A seleção está com inscrições abertas até 20 de março.  

Rede APE O projeto surgiu da necessidade de implementar ações sistemáticas institucionais voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes, garantindo que eles não apenas ingressem, mas também concluam seus estudos com sucesso, recebendo o apoio necessário em termos de infraestrutura, assistência estudantil e ações inclusivas. 

Algumas ações do MEC já vêm sendo feitas nesse sentido, tais como: o projeto “Sistema Inteligente de Suporte ao Sucesso Acadêmico – SISSA”, que utiliza inteligência artificial para prever o risco de evasão escolar, com o objetivo de realizar intervenções precoces; o projeto “Observatório de Egressos da RFEPCT”, que faz o monitoramento do êxito dos estudantes concluintes com relação aos indicadores de empreendedorismo, continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho; e a Plataforma Nilo Peçanha, que democratiza o acesso aos dados de gestão e acadêmicos da Rede Federal. 

Leia mais:  MEC apresenta balanço de gestão e projeta perspectivas

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana