conecte-se conosco


BRASIL

Ministério das Cidades lança dados do Sinisa nesta quarta-feira (12)

Publicado

Brasília (DF) – O Ministério das Cidades apresenta nesta quarta-feira (12) o resultado da primeira coleta de dados do novo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). O evento apresenta os principais resultados da prestação dos serviços de saneamento básico no Brasil, sendo os dados mais atualizados sobre o saneamento do país, referentes a 2024 com base em dados de 2023. É a primeira vez que serão apresentados dados no âmbito do novo sistema.

O evento conta com a participação do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, entre outros representantes do Ministério das Cidades e convidados.

O novo Sinisa dá continuidade ao legado de quase 30 anos do SNIS, que coletou e disponibilizou informações acerca da prestação dos serviços de saneamento básico no Brasil desde 1995 para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, desde 2002 para o manejo de resíduos sólidos urbanos e desde 2015 para a drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas.

O novo sistema traz uma série de inovações tecnológicas, bem como novas informações e indicadores, e apresenta o novo módulo Gestão Municipal, que busca investigar como está estruturada a Gestão do Município em relação aos serviços de saneamento básico e seus principais instrumentos implementados.

Serviço:

Lançamento dos dados do Sinisa

Quando: Quarta-feira, 12 de março, às 10h

Onde: Auditório do Edifício Celso Furtado, 906 norte – Brasília – DF

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Leia mais:  Caruaru vai inaugurar primeira lavanderia pública do Brasil equipada com investimento do Ministério das Mulheres
publicidade

BRASIL

MME promove Fórum Brasil-Reino Unido para discutir experiências sobre eólica offshore

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nessa quarta-feira (19/03), em parceria com o Consulado do Reino Unido, o primeiro dia do Fórum Brasil-Reino Unido em Eólica Offshore para a troca de experiências entre os dois países neste setor. O evento debateu a regulamentação e planejamento no país, atualizações do setor na região europeia, e a importância da infraestrutura portuária e conectividade energética.

Na abertura da cerimônia, ao lado do vice-embaixador britânico no Brasil, Tony Kay, a diretora do Departamento de Transição Energética do MME, Karina Sousa, ressaltou a atuação do Grupo de Trabalho (GT) sobre eólicas offshore, composto por 21 instituições públicas e coordenado pelo ministério.

“É muito importante ter essa colaboração entre os países para debater ideias. Desde janeiro de 2025, por exemplo, temos sancionada a nossa Lei de Eólica Offshore nº 15.097/2025, que foi muito importante para estabelecer as diretrizes e dar uma segurança jurídica. Nosso objetivo é trazer maior detalhamento e clareza ao mercado”, afirmou a representante do MME.

Na primeira sessão sobre os cenários no Brasil e no mundo, a diretora do MME discutiu a perspectiva da agenda infralegal para offshore no país. Karina apresentou o Marco Regulatório para a geração desse tipo de energia elétrica e em especial o plano de ação do GT Offshore 2024-2025, que estabelece as principais ações e prioridades nos próximos passos. Entre eles, o normativo infralegal e regulatório, a identificação de áreas de interesse e o plano de implementação do Portal Único para Gestão do Uso de Áreas Offshore para Geração de Energia (PUG-offshore), responsável por realizar os serviços de requerimentos e acompanhamentos de autorização para produzir energia offshore.

“Precisamos ter esse normativo estabelecido, com arcabouço claro, porque trata-se de uma nova fonte renovável da nossa matriz energética. Queremos ter uma segurança jurídica para que os nossos trabalhos possam continuar da forma adequada. Temos condições de instalar grandes projetos no país, mostrando o potencial que o Brasil tem nessa fonte de energia”, analisou Karina.

Leia mais:  Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Fortaleza nesta quinta-feira (20)

O evento também contou com a participação dos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e de Portos e Aeroportos (MPOR), além da Marinha do Brasil, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de demais órgãos e instituições públicas integrantes do GT Offshore. Representantes do setor privado, como a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e de instituições internacionais especializadas, como a Global Offshore Wind Alliance, também estiveram presentes, assim como membros da comunidade acadêmica, incluindo representantes das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Juiz de Fora (UFJF).

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Especialistas discutem acesso a financiamento urbano sustentável em evento do Ministério das Cidades

Publicado

Brasília (DF) – Gestores e técnicos municipais terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre financiamento urbano sustentável no 5º Encontro da Comunidade de Práticas de Financiamento Urbano Sustentável, que acontecerá nesta sexta-feira (21). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na aba da Comunidade de Práticas: Financiamento Urbano Sustentável, na plataforma ReDUS.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades em parceria com a Cooperação Alemã – GIZ, através do projeto Cidade Presente, ocorrerá em formato virtual e reunirá especialistas para debater a qualidade da informação contábil e fiscal e os seus respectivos impactos no acesso a recursos financeiros para infraestrutura urbana.

Durante a participação do evento, os gestores vão poder se conectar a uma comunidade comprometida com o avanço da sustentabilidade urbana, além de contribuir para a construção de cidades mais inclusivas, resilientes e prósperas. A programação contará com painéis e discussões que buscam proporcionar uma visão detalhada sobre os desafios e as soluções para o financiamento urbano sustentável no Brasil.

Para mais informações e oportunidades de capacitação, fique atento ao site do Ministério das Cidades.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Leia mais:  BRICS promove webinar sobre economia de dados na comunidade de economia digital nesta terça (18/3), às 8h
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana