conecte-se conosco


TURISMO

Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano

Publicado

O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número de turistas vindos de fora do país que desembarcaram nos principais aeroportos internacionais da região aumentou 73% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, reforçam a ascensão do setor e a sua importância para a economia nacional.

“O crescimento expressivo do turismo internacional no Brasil demonstra o fortalecimento do setor e a atratividade do nosso país como destino. O aumento significativo no número de visitantes, especialmente no Sul, reflete os esforços do governo para promover o Brasil no exterior, melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso dos turistas. Seguimos trabalhando para que esse crescimento seja sustentável e continue gerando empregos e desenvolvimento para todas as regiões”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino. 

Na comparação entre os períodos, o número de turistas internacionais que desembarcaram no Brasil pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná em janeiro e fevereiro de 2025 alcançou 1.586.966. Esse total representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando a região recebeu 914.030 visitantes vindos do exterior. 

O Rio Grande do Sul, que lidera a entrada desses visitantes na região, registrou um salto de 102% na chegada visitantes apenas nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com igual período do ano anterior. Em seguida aparece Santa Catarina, que cresceu 72% de um ano para o outro e o Paraná que avançou 29%. 

ÂMBITO NACIONAL – O Brasil registrou a maior entrada de turistas internacionais da história, mantendo o recorde observado nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros. O número representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo o crescimento observado no ano passado. Apenas em fevereiro, o desempenho na recepção desses visitantes marcou uma alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registrados 1.326.884 desembarques de viajantes internacionais.

Por Fábio Marques

Leia mais:  Ministério do Turismo e Cofeci fecham acordo para estimular o turismo por meio do mercado imobiliário

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Brasil puxa crescimento do tráfego aéreo na América Latina e no Caribe em janeiro

Publicado

Janeiro rendeu ao Brasil mais um resultado positivo no turismo nacional. Segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o país foi um dos grandes impulsionadores do aumento de 2,4% do tráfego aéreo da região em relação ao mesmo mês de 2024, que somou um total de 42,3 milhões de passageiros. O Brasil registrou 8,6 milhões de viajantes domésticos, um avanço de 5,3% ante igual período do ano passado.

O Brasil também sobressaiu na elevação do fluxo intra-regional, contabilizando 5,3 milhões de passageiros. Já o mercado internacional na América Latina e no Caribe, conforme a ALTA, acumulou 15,6 milhões de viajantes, um aumento de 0,7% na comparação com igual época de 2024. O destaque ficou por conta da ampliação de 33,5% nas conexões estabelecidas entre o Brasil e a França, especialmente a rota Paris-Salvador (BA).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os resultados e reforça o empenho do governo federal para reforçar a conectividade aérea brasileira. “Estamos cada vez mais aproximando nossos destinos dos grandes centros urbanos do mundo, e isso se reflete na crescente chegada de turistas internacionais ao país. A maior oferta de voos com destino ao Brasil – e, também, dentro do país – favorece a procura dos nossos destinos por viajantes”, aponta Sabino.

Os dados divulgados pela ALTA indicam um aumento de 4,8% no número total de voos internacionais na América Latina e no Caribe, chegando a 345.331 operações. A rota Lima (Peru) – Santiago (Chile) foi a mais movimentada da região, com quase 156 mil passageiros. Outros mercados também se destacaram: Florianópolis (SC), por exemplo, apresentou um crescimento de 175% nas conexões com Buenos Aires, na Argentina.

Leia mais:  Ministérios do Turismo e de Minas e Energia inauguram sala de apoio à amamentação

INTERNACIONAL – Uma análise do Ministério do Turismo, baseada em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), revela que a malha aérea internacional brasileira segue uma trajetória de alta. Em janeiro, o país registrou 8.446 voos, um aumento de 16,1% ante o mesmo mês de 2024, com mais de 2 milhões de assentos disponíveis. A maioria das viagens (52,2%) rumo ao Brasil partiu da própria América do Sul, e outras 20,3% tiveram origem na Europa.

Conforme o MTur, no 1º mês de 2025, o estado de São Paulo liderou a recepção de voos internacionais (57,6%), seguido por Rio de Janeiro (20,4%), Santa Catarina (7,7%) e Distrito Federal (3,41%). Até janeiro, havia 41 novos voos ao Brasil autorizados pela ANAC, ligando Argentina, Colômbia, Paraguai e Portugal às cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Campinas (SP).

AMPLIAÇÃO – O Ministério do Turismo desenvolve várias ações no sentido de incrementar a conectividade aérea do Brasil junto a outros países. Uma delas é o Programa de Aceleração do Turismo Interacional (PATI), uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. No primeiro edital do PATI, no ano passado, houve um investimento de R$ 3,3 milhões e a captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros rumo ao Brasil.

O MTur também tem firmado um Protocolo de Intenções com empresas aéreas nacionais, no âmbito do Programa “Conheça o Brasil: Voando”, para ampliar a oferta de “stopover”. A modalidade permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem. A cooperação também envolve campanhas conjuntas de marketing para promover destinos brasileiros e a plotagem de aeronaves com imagens de destinos locais, entre outras ações.

Leia mais:  Primeira reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS começará na próxima segunda-feira (17.03)

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Primeira reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS começará na próxima segunda-feira (17.03)

Publicado

O Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS iniciará a primeira reunião do ano na próxima segunda-feira (17.03). Durante dois dias, liderados pelo Ministério do Turismo do Brasil, representantes de países que compõem o bloco vão abordar temas ligados ao desenvolvimento do setor, por meio de videoconferência.

A pauta incluirá assuntos como turismo regional, estratégias para aprimorar a resiliência do ramo e estratégias voltadas a nômades digitais. Além do Brasil, integram o Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Na terça-feira (18.03), ao final do encontro, a coordenadora-geral de Relações Internacionais e de Relações Multilaterais do Ministério do Turismo do Brasil, Kamila Grafetti, vai conceder entrevista coletiva na sede do BRICS, em Brasília (DF), para apresentar um balanço das pautas discutidas pelo grupo.

SERVIÇO:

Entrevista coletiva – Balanço da primeira reunião técnica de 2025 do Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS

Data: 18/03/2025

Horário: 13h

Local: Sede do BRICS em Brasília (DF): Prédio do Serpro (Regional Brasília) – Módulos E, G e V, Via L2 Norte, SGAN 601, Asa Norte – Brasília (DF)

Credenciamento: inscrição direto no portal, pelo link https://brics.br/accreditation/media – O credenciamento estará aberto até às 10h do dia 18.03.25

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é destaque entre destinos turísticos mundiais
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana