Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Brasil recebe prêmios de “Destino do Ano” e de “Melhor Ministro do Turismo do Ano” durante a ITB Berlim 2025

Publicado

A ITB Berlin, uma das maiores feiras mundiais de turismo, realizada no início do mês na Alemanha, marcou a entrega de dois importantes prêmios ao Brasil. O país foi reconhecido como “Destino do Ano” pela Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, na sigla em inglês), entidade que também conferiu a Celso Sabino, titular do Ministério do Turismo brasileiro, o título de “Ministro do Turismo do Ano”, na categoria “Excelência em Governança”.

Fundada no ano de 1999, a Associação de Escritores de Viagens do Pacífico tem entre os seus objetivos servir como um catalisador do desenvolvimento da indústria de viagens e turismo.

Anualmente, a PATWA homenageia contribuições globais excepcionais à indústria turística, enaltecendo o trabalho de governos, organizações, marcas, ministros e indivíduos em prol da indústria de viagens e de hospitalidade.

Representando o ministro Celso Sabino, a chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Janara Braga, celebrou as conquistas. “Este reconhecimento destaca todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo brasileiro para fortalecer a atividade turística em nosso país de maneira sustentável e responsável, oferecendo à população uma nova perspectiva de vida por meio da geração de emprego e renda”, apontou a técnica do MTur.

Janara frisou, ainda, o empenho do ministro Sabino, recém-eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, pelo desenvolvimento conjunto sul-americano. “É um reconhecimento da sua liderança e compromisso em promover um turismo responsável, inovador e inclusivo, trabalhar pela união da América do Sul e desenvolver a atração de investimentos para toda a região”, completou a chefe de Gabinete.

Os prêmios dedicados ao Brasil durante a ITB Berlin fazem parte do PATWA International Travel Awards, que premia localidades, empresas e personalidades de destaque no setor, selecionadas por um conselho internacional da entidade.

Leia mais:  Ministério do Turismo lança programação do Espaço "Conheça o Brasil" na COP30 com painéis sobre sustentabilidade e destaque para a Amazônia

CENÁRIO – O destaque do Brasil na premiação da PATWA ocorre na esteira dos ótimos resultados alcançados pelo país na área. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, os destinos nacionais receberam o número recorde de 2,8 milhões de turistas internacionais.

Em 2024, o Brasil também registrou um número recorde de mais de 6,773 milhões de visitantes de outros países, uma alta de 12,3% em relação a 2023. Os gastos deste público no país somaram um total histórico de 7,3 bilhões, superando, inclusive, o valor registrado no ano de 2014, quando o país recebeu a Copa do Mundo de Futebol.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Na Cúpula do Clima, Celso Sabino destaca o papel do turismo sustentável na preservação da Amazônia

Publicado

O turismo sustentável foi apontado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, como um dos principais aliados na preservação da floresta amazônica e na geração de renda para comunidades locais. Durante participação na Cúpula do Clima (COP30), nesta quinta-feira (06.11), em Belém (PA), ele destacou que o ecoturismo é uma ferramenta essencial para transformar populações tradicionais em agentes de conservação ambiental, promovendo inclusão social e fortalecendo as economias criativas e solidárias.

“O turismo é uma das formas mais eficazes de manter a floresta em pé e os rios limpos. É uma maneira sustentável de gerar desenvolvimento econômico, financeiro e social para quem vive na floresta”, afirmou o ministro.

Além de abordar o potencial do turismo sustentável, o ministro destacou o protagonismo de Belém na realização do evento e o legado das obras estruturantes executadas para a COP. Segundo ele, o encontro vem se consolidando como um marco de participação, sustentabilidade e integração global.

“O legado mais importante da COP é a promoção da cidade de Belém e as obras estruturantes realizadas, como o Parque da Cidade. Será uma COP muito participativa, com ampla presença de delegações e discussões relevantes sobre o futuro do planeta”, afirmou.

O ministro também celebrou o êxito da organização do evento, que já conta com 161 delegações confirmadas e deve reunir cerca de 40 mil pessoas na capital paraense entre os dias 10 e 21 de novembro. Ele lembrou as incertezas que antecederam a realização da COP e destacou o resultado positivo.

“Disseram que não ia ter açaí, que não ia ter tacacá, que não ia ter maniçoba – falaram até que não ia ter COP aqui. Estamos surpreendendo positivamente. O governo do Brasil entregou tudo o que propôs e será um grande sucesso a realização da COP em Belém”, completou.

Leia mais:  Gastronomia paraense ganha palco na grande conferência mundial do clima

EVENTO – A Cúpula do Clima reúne líderes globais até esta sexta-feira (07/11), na capital paraense, com a participação de 153 delegações de países florestais tropicais e de nações parceiras comprometidas com a agenda ambiental. O encontro tem como objetivo fortalecer a articulação política e o alinhamento de compromissos para as negociações da COP30.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Gastronomia paraense ganha palco na grande conferência mundial do clima

Publicado

A COP30 chegou e Belém (PA) vai apresentar a todo o mundo a gastronomia que atrai turistas de todo o mundo? açaí, maniçoba, tucupi, tacacá, piracuí, filhote, tambaqui! Desde 2015, a cidade de Belém, capital do Pará, é reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, reforçando que a gastronomia paraense transcende o regional e tem grande apelo turístico internacional. 

Ao levar à mesa da conferência mundial do clima os sabores típicos do Pará, o governo do Brasil reafirma que a gastronomia é expressão cultural, identidade regional e conexão com a preservação ambiental.

“O açaí, o tucupi e a maniçoba contam a história do Pará e revelam ao mundo a força da nossa cultura. Valorizar essa gastronomia é reconhecer que ela impulsiona o turismo, fortalece a economia local e celebra a diversidade do nosso país”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Os pratos amazônicos, carregados de história e tradição, ganham agora os ambientes oficiais da COP30. Após interlocuções entre o Ministério do Turismo e operadores do evento, foram garantidos que esses alimentos fossem servidos durante o encontro global. 

Os pratos paraenses representam o encontro entre povos indígenas, ribeirinhos e a miscigenação cultural da Amazônia. A maniçoba, por exemplo, é preparada há semanas com carnes defumadas, camarão seco e jambu, representando um ritual de partilha e pertencimento.

Já o famoso pato no tucupi mistura a ave cozida com o molho amarelo extraído da mandioca brava; jambu, que provoca uma leve sensação anestésica na boca; e temperos típicos da Amazônia. Servido com arroz ou farinha local, o preparo representa a riqueza da gastronomia regional e suas técnicas ancestrais.

O tacacá, o caruru e o piracuí também não ficam de fora das mesas paraenses. De sobremesa, doces de cupuaçu, bacuri e castanha-do-pará adoçam a boca de quem experimenta.

Leia mais:  Ministério do Turismo lança programação do Espaço "Conheça o Brasil" na COP30 com painéis sobre sustentabilidade e destaque para a Amazônia

E não para por aí! O açaí, servido em sua forma mais pura, com farinha d’água, é um verdadeiro sucesso no Pará.

Enquanto os delegados discutem metas, emissões e florestas, uma panela de maniçoba borbulha à sombra da COP30, lembrando que turismo, cultura e meio ambiente caminham juntos, e que o sabor também tem voz no grande palco global.

Por Bárbara Magalhães 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana