conecte-se conosco


MATO GROSSO

Judiciário participa da assinatura do Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância

Publicado

O Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância em Mato Grosso será firmado, nesta quarta-feira (17), entre as 19 instituições que constituem o Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT). O documento será assinado em evento no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), a partir das 8h.
 
O objetivo é garantir o direito fundamental à educação na primeira infância, bem como o aperfeiçoamento das políticas públicas necessárias à sua concretização. Para tanto, o Pacto prevê o desenvolvimento de ações articuladas e colaborativas voltadas, por exemplo, ao acesso às creches, pré-escolas e alfabetização.
 
Dentre outros compromissos, estabelece que as instituições que integram o Gaepe-MT desenvolvam, em conjunto, pesquisas e estudos relacionados ao tema, disseminem e compartilhem boas práticas, bem como desenvolvam cursos de capacitação. Vale destacar que a adesão é voluntária e não envolve recursos.
 
Além do TCE-MT, integram o Gaepe-MT o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso (UNCME-MT).
 
 
O Gaepe – Idealizado pelo Instituto Articule, o Gaepe-MT é resultado de um acordo de cooperação com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com o objetivo de aperfeiçoar a governança horizontal, multissetorial e multinível, na área da educação no estado.
 
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidencia com informações da Secretaria de Comunicação/TCE-MT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Rede Cidadã ganha sede própria e aumenta em quase 100% o número de vagas em Rondonópolis

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Comissão de Saúde da ALMT realiza vistoria técnica às obras do Hospital Central, em Cuiabá

Publicado

O deputado estadual Paulo Araújo, destacou a qualidade das instalações do futuro Hospital Central, durante visita técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) às obras da unidade, na tarde desta quarta-feira (19.3).

“Dos hospitais que eu conheço, em Mato Grosso e no Brasil, esse é um dos melhores. Acredito que, a partir do momento que esse hospital de fato entrar em funcionamento, vamos ter uma facilidade muito grande de regular pacientes do interior para Cuiabá e os pacientes de Cuiabá, que precisam da alta complexidade”, avaliou o deputado Paulo Araújo, presidente da comissão, após a visita.

A obra, abandonada por cerca de 34 anos, está 98% executada, um investimento de R$ 221,8 milhões, devendo ser inaugurada em agosto de 2025. A unidade entrará em funcionamento por etapas e, após 120 dias da inauguração, em plena operação.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanhou a visita técnica e disse que a gestão trabalha na finalização das obras de infraestrutura do Hospital Central e na implementação e instalação de equipamentos.

“Em um futuro breve, estaremos entregando, junto com o governador Mauro Mendes, mais essa grande iniciativa do Governo de Mato Grosso. Nós estamos na reta final, na fase de montagem do mobiliário e recebimento de aquisições que foram realizadas, de equipamento”, declarou.

O projeto inicial do Hospital Central de 9 mil m² foi ampliado após a retomada da obra, em 2020, e terá um total de 32 mil m² de área construída.


Com 287 leitos de internação e 10 salas cirúrgicas, a unidade vai atender demandas de alta complexidade e reduzir a necessidade de remoção para outros estados.

Leia mais:  MT Hemocentro arrecada mais de 100 bolsas de sangue em dois dias

Na visita técnica, estiveram presentes os deputados estaduais Lúdio Cabral e Dr. João, além de representantes da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC). Foram vistoriadas as salas de imagens, o setor administrativo, a unidade de tratamento intensivo (UTI) pediátrica e a enfermaria pediátrica.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Operação Lei Seca termina com a prisão de quatro condutores embriagados e 81 multados

Publicado

A operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (19.3), na avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Jardim Eldorado, em Cuiabá, resultou na prisão de quatro condutores embriagados e na confecção de 81 autos de infração de trânsito.

Dos presos, dois eram motociclistas e dois motoristas. Um deles ainda recebeu agravante por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As abordagens começaram por volta das 21h com foco na fiscalização de motocicletas, mas, durante a operação, os agentes identificaram dois motoristas de carro em visível estado de embriaguez e efetuaram a prisão dos condutores.

Ao todo, 241 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia. 235 veículos foram fiscalizados, 57 autuados e 39 removidos, sendo 37 motos e os dois carros.

Dos 81 autos de infração de trânsito, 23 foram por conduzir veículo sem possuir CNH, 19 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 11 por conduzir veículo sob efeito de álcool, 1 por recusa ao teste de alcoolemia, e 15 por infrações diversas.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), a Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Projeto oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana