conecte-se conosco


MATO GROSSO

Blitz educativa leva informações de segurança no trânsito para frequentadores de bares da região da Morada do Ouro

Publicado

Bebida e direção, uma combinação que não dá certo. A mensagem foi reforçada pelas equipes das forças de segurança pública na noite desta quarta-feira (10.05) durante abordagem aos frequentadores dos estabelecimentos da região da Morada do Ouro, em Cuiabá, na ação integrada “Amigo da Rodada”.

A blitz educativa faz parte da programação da campanha Maio Amarelo 2023 e tem a intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação da bebida alcoólica e direção. Na abordagem, algumas pessoas tiveram a oportunidade de fazer o teste do etilômetro e receberam orientações sobre as implicações legais àqueles que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.

A servidora pública Mirian Duarte foi uma das abordadas. Ela realizou o teste do etilômetro e foi escolhida a amiga da rodada, por não estar ingerindo bebida alcoólica. “Fui escolhida a amiga da rodada e vou levar a minha família embora para casa em segurança”, falou.

A analista do serviço de trânsito do Detran-MT, Zoraide Benevides, destacou o importante papel educativo do Detran na sensibilização dos motoristas para condutas mais seguras no trânsito. “Nosso papel é de sensibilizar as pessoas sobre as causas dos acidentes de trânsito, pois perdemos muitas vidas todos os anos em acidentes que poderiam ser evitados, como nos acidentes provocados por ingestão de bebida alcoólica e direção”, observou.

¿¿¿

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente coronel PM Monalisa Furlan Toledo, destacou que o objetivo da ação não é punir o cidadão mas, sim, que ele faça a ingestão da bebida alcoólica de forma consciente, “e se for beber, que não dirija”, reforçou.

Leia mais:  MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado

Também presente na ação, o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente coronel PM Adão César Rodrigues, destacou sobre as penalidades ao condutor que é flagrado alcoolizado na direção de veículo. “Dirigir sob efeito de álcool implica em muitas penalidades ao cidadão, não somente administrativa, com aplicação de multa, recolhimento do veículo e pontuação na CNH, mas também criminal, além de ter reflexo na insegurança no trânsito”, enfatizou.

¿¿¿

Em uma abordagem de fiscalização de trânsito, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido no teste do etilômetro é preso em flagrante, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime de embriaguez ao volante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

A ação educativa “Amigo da Rodada” foi realizada de forma integrada entre o Detran-MT, Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia MIlitar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Socioeducativo e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre buscas contra investigados por furtarem 51 toneladas de soja de fazenda

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento

Publicado

A sede da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso mudou de endereço. Ela está agora na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, número 215, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O novo local fica no mesmo edifício da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), antigo prédio da Secretaria de Educação Estadual (Seduc).

O atendimento ao público será realizado no térreo do novo prédio. Vale ressaltar que a Desenvolve MT também possui pontos de atendimento descentralizados no Ganha Tempo Ipiranga, Ganha Tempo Cristo Rei e Ganha Tempo CPA I.

O horário de funcionamento continua de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, garantindo atendimento aos empreendedores. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone ou pelo whatsapp (65) 3613-7900 ou pelo site desenvolve.mt.gov.br

Locais de atendimento

Sede – Desenvolve MT (Centro Político Administrativo, Cuiabá)
Endereço: Rua. Engenheiro Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá MT, CEP: 78049-909
Telefone: (65) 3613-7900

Ganha Tempo Ipiranga (Centro, Cuiabá)
Endereço: Travessa Paes de Oliveira, s/n – Centro, Cuiabá – MT, CEP: 78055-260.
Telefone: (65) 98421-4285 / (65) 98421-0356

Ganha Tempo Cristo Rei (Várzea Grande)
Endereço: Rua Prof.ª Isabel Pinto, 212 – Cristo Rei – Várzea Grande – MT, CEP: 78070-200
Telefone: (65) 98421-0716

Ganha Tempo CPA I (Cuiabá)
Endereço: Rua Alenquer – CPA I, Cuiabá – MT, CEP: 78055-010
Telefone: (65) 98421-2133

* Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana