Pesquisar
Close this search box.

DIAMANTINO

1ª formatura do Proerd em Bojuí reúne 87 alunos da Escola Municipal Maria Euzebia Ferreira

Publicado

A Escola Municipal Maria Euzebia Ferreira realizou a 1ª formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta quarta-feira (10.05). A ação é desenvolvida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), por meio da 9ª Companhia Independente da PM, em parceria com a Prefeitura de Diamantino e Secretaria Municipal de Educação.

Ao todo, foram 87 alunos do ensino fundamental, do 1º ao 4º ano. Durante o período de dois meses e meio as crianças aprenderam técnicas para resistir às pressões dos colegas para o uso de drogas, prevenção ao bullying, promoção da autoestima, tomada de decisão, valorização à vida entre outros assuntos.

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, participou da formatura dos alunos e pontuou o brilhante papel desenvolvido entre a escola e a Polícia Militar, e falou do importante papel do programa na vida dos estudantes.

“É motivo de muita felicidade estarmos hoje aqui na formatura que marca o encerramento dessa etapa do Programa Proerd. Esse é um trabalho educacional que instrui nossos alunos a escolher ser bons cidadãos, pessoa e profissional de bem, evitando e resistindo aos caminhos ruins. Portanto, espero e almejo que cada um de vocês aqui hoje possam trilhar caminhos que conduzam ao sucesso, a ser um ser humano de bem e dar orgulho aos pais. Parabéns a todos”, desejou o prefeito.

A diretora da escola, Maria do Carmo, falou sobre o aprendizado e a alegria em receber esse Programa no colégio. “As crianças da nossa escola foram beneficiadas com o programa. Aqui eles estão sendo preparados para dizer não às drogas, violências e tudo o que aprenderam, eu acredito que levaram para vida toda.”

Leia mais:  Estudantes da rede municipal são premiadas na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025

A aluna do 3º ano e ganhadora de uma bicicleta, Gabriela Corrêa, contou o que aprendeu com o Programa nos dois meses e meio. “Eu aprendi que não devemos usar drogas e que é importante não confiar em estranhos, além de aprender assuntos como bullying que não devemos fazer com ninguém.”

Na cerimônia de formatura, quatro alunos ainda foram premiados com uma bicicleta cada um representando uma turma. Do 1º ao 3º ano, um desenho e cada ilustração representava o que aprenderam ao longo do curso. E os alunos do 4º ano, uma redação com o mesmo objetivo, descrever sobre o aprendizado ao decorrer dos oito encontros.

O 1º tenente da Polícia Militar (PM-MT), e instrutor voluntário do programa em Diamantino, Reginaldo Ângelo, falou sobre a 1ª vez que o programa Proerd está sendo trabalhado na zona rural do município.

“Estamos realizando a formatura das nossas crianças que estudam em Bojuí, essa foi a 1ª escola da zona rural contemplada com o programa. Temos agora o resultado de um belo trabalho que realizamos com eles, no qual, aprenderam o certo e errado, assim como a se cuidar e tornar adultos seguros e responsáveis”, destacou o instrutor do Proerd em Diamantino.

Bojuí
Bojuí é uma comunidade rural, distante 35 quilômetros do município de Diamantino.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Diamantino conquista título no Quadrangular Regional de Basquete com o Projeto Arremessando Alto

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem incentivado o esporte local por meio da realização de diversas competições em várias modalidades e do apoio a projetos desenvolvidos em parceria com o município.

No último fim de semana, as equipes de basquete das categorias Sub-10 e Sub-12 do projeto Arremessando Alto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com o Instituto Amigos pela Solidariedade (IAPS), participaram do Quadrangular Regional de Basquete, promovido pela Secretaria de Esporte de Nova Mutum, conquistando o 1º e o 3º lugar na competição.

Para o Secretário de Esportes Gerson Vidal, apoiar as categorias de base é plantar uma semente que germinará no futuro.

“É importante incentivar as categorias de base nessas competições, os atletas adquirem experiências e confiança, alguns deles vão se destacar no futuro, podendo chegar a ser profissional.”

Éder Pereira de Assis, pai do jogador José Alfredo, categoria Sub-10 comentou sobre o evento realizado em Nova Mutum.

“O Quadrangular foi muito bem organizado pela Secretaria de Esporte de Nova Mutum, as crianças foram bem recebidas e isso refletiu em quadra, as crianças não estavam competindo, elas estavam se divertindo.”

Gabriela Cocco Busanelo, mãe da jogadora Cecilia Luzia Busanelo, da categoria Sub-10 relatou a emoção em ver a filha participando da competição.

“Ver minha filha jogando, as crianças se divertindo foi maravilhoso, e quando ganharam a medalha de ouro então, a felicidade no rosto de cada uma, isso é muito bom, parabéns a todos que ajudaram isso a acontecer.

O Ginásio Colinas, recebeu as equipes de Diamantino, Santa Rita do Trivelato e Lucas do Rio Verde, a equipe Sub-10 ficou em 1° lugar, enquanto a equipe Sub-12 conquistou o 3° lugar no Quadrangular Regional de Basquete.

Leia mais:  Diamantino conquista título no Quadrangular Regional de Basquete com o Projeto Arremessando Alto

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Secretaria de Educação de Diamantino inicia aplicação do Saeb 2025 na rede municipal de ensino

Publicado

Entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, as escolas da rede municipal de ensino de Diamantino participarão da aplicação da Prova Saeb 2025, Sistema de Avaliação da Educação Básica. A avaliação é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes, além de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação.

Coordenado pela Diretoria Regional de Educação (DRE) e pela Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

A secretária municipal de Educação, Wânia Augusto, destacou a relevância do processo avaliativo como instrumento de reflexão e aprimoramento do trabalho pedagógico.

“O Saeb é uma oportunidade de analisarmos com mais clareza os resultados do nosso trabalho. Cada dado obtido reflete o esforço coletivo de professores, gestores e estudantes”, afirmou a secretária.

A secretária de educação ainda ressaltou “esses dados nos ajudam a planejar novas ações e fortalecer a educação pública de Diamantino, sempre com foco na aprendizagem e no desenvolvimento dos nossos alunos”.

A assessora pedagógica, Elizangela Almeida reforçou que, ao longo do ano, as escolas desenvolveram diversas ações voltadas ao fortalecimento das habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática.

“Nossas equipes trabalharam intensamente em projetos e atividades que visam consolidar os conhecimentos fundamentais. Agora, com a aplicação da prova, queremos que nossos alunos se sintam confiantes e reconheçam o quanto evoluíram”, comentou a assessora pedagógica.

Durante o período de aplicação das provas, equipes da SEMED acompanharão todas as etapas, oferecendo suporte técnico e pedagógico às unidades escolares e garantindo um processo tranquilo, organizado e eficiente.

Leia mais:  Diamantino dá início à Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana