Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Secretário faz balanço da Educação em reunião do Conselho Estadual Educação

Publicado

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos apresentou na última terça-feira (30), durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE), um balanço da gestão Emanuel Pinheiro em relação a Educação.

Na reunião, onde também representou a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME), Alex Vieira Passos falou por 40 minutos para os 16 membros do CEE, sobre os avanços, conquistas, planejamento e desafios que a gestão Emanuel Pinheiro enfrentou e enfrenta, em busca de uma Educação humanizada e inclusiva. “Viemos falar do ‘case’ de sucesso da Secretaria Municipal de Educação, dos avanços, dificuldades e um pouco da cada situação, referendando a nossa proposta de trabalho no Conselho Estadual de Educação”, disse o secretário ao falar dos investimentos, programas e projetos educacionais, e as perspectivas da educação cuiabana, que com a nova política pedagógica vive um momento de restruturação da rede municipal, que vai permitir um avanço de 20 anos para a Educação da Capital.

A rede municipal de Educação de Cuiabá possui 163 unidades de Ensino entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), urbanas e do campo, que atendem cerca de 53 mil estudantes. São no total 9,6 mil servidores dos quais 3 mil são professores. “Um dos programas que mais evoluíram na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, está relacionado ao atendimento aos alunos com deficiência. Crescemos em quantidade e agora estamos avançando também na qualidade”, destacou Alex Vieira Passos. Hoje a rede tem matriculados 1.193 alunos com algum tipo de deficiência e Cuiabá, é referência para todo o Estado.  

Leia mais:  Prefeitura executa fundação e acelera construção de ponte no Boa Esperança

Sobre a estrutura escolar o secretário lembrou que recebeu 66 escolas em situação precária. “Literalmente, chovia dentro das salas, problema que deverá ser sanado nos próximos anos com um orçamento de R$ 35 milhões de reais anuais, destinados ao programa Kit Telhado”, disse ele.

Para solucionar a demanda por vagas, com cinco mil crianças de 0 a três anos na fila, Alex Vieira Passos disse que estão sendo construídos seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e sendo ampliadas a capacidade de atendimento das unidades de creche existentes, transformando essas unidades em Centros de Educação Infantil Cuiabano, os CEICs, com uma nova proposta pedagógica, além do programa de reforma e reconstrução de unidades.

“Programas como Climatizar é Humanizar, cuja meta é climatizar 100% das salas de aulas até o final da gestão Emanuel Pinheiro e outros como a entrega dos Kits de Uniformes Escolares aos 53 mil alunos matriculados na rede, resgatam a dignidade de alunos e profissionais, e levam a marca da gestão humanizada, do prefeito Emanuel Pinheiro”, salientou Alex Vieira Passos. 

O titular da pasta de Educação de Cuiabá ainda falou dos programas educacionais e de iniciativas pedagógicas que estão fazendo a diferença na Educação do Município como os Programas de Alfabetização Cuiabana  (ProAC), Inteligência Emocional, a Escola Cuiabana – Culturas Tempos de Vida Direitos de Aprendizagem e Inclusão como é chamada a Política Educacional do Município, além da nova Lei Orgânica dos profissionais da Educação que está sendo finalizada, e que traz como prioridade, a valorização dos servidores, hoje detentores do  4º melhor salário do Brasil. “Queremos pagar muito melhor os os trabalhadores da educação”, disse o gestor ao lembrar o Concurso Público em andamento, com 2002 vagas para todas áreas da Educação.

Leia mais:  Abilio destaca força econômica de Cuiabá durante abertura da FIT Pantanal

Em relação aos trabalhadores, Alex Vieira Passos destacou também a readequação que permitiu aos funcionários de carreira com direito a férias, prêmios e outros ganhos vencidos, regularizarem sua situação, após quase 10 anos; além do pagamento de Reajuste Geral Anual (RGA), salários na conta dentro do mês, e ganho real para os professores, nos últimos dois anos. O secretário disse ainda que em relação a este ano, o índice está sendo definido pela equipe econômica do município. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura aplica R$ 37,6 mil em multas e inicia limpeza em condomínio abandonado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá deu continuidade, nesta segunda-feira (8), à Operação Escudo Urbano, que interditou preventivamente um condomínio de casas abandonadas localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, na região Centro-Sul da capital. A ação integrada envolveu a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Defesa Civil, a Vigilância em Saúde Ambiental, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Energisa Mato Grosso.

Durante a fiscalização, foram lavrados autos de infração que somam R$ 37,6 mil em razão das irregularidades encontradas no imóvel. As equipes também iniciaram os serviços de limpeza e remoção de resíduos acumulados no local. Os custos das intervenções serão cobrados dos proprietários do condomínio.

A Energisa Mato Grosso realizou a retirada de cabos e fiações em desuso, além do desligamento de pontos de energia existentes nas edificações, como medida de segurança e para eliminar riscos decorrentes do abandono do empreendimento.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explicou que a ação foi motivada pelas condições críticas encontradas no condomínio e pelos riscos à saúde pública e à segurança da população. “Trata-se de um imóvel cuja estrutura está bastante comprometida. A Defesa Civil já havia elaborado um laudo anterior condenando a edificação e, agora, com o acesso ao condomínio, constatamos que a situação é ainda mais urgente. Encontramos focos e condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, além da presença de morcegos, pombos e escorpiões. Estamos atuando no momento adequado para evitar que o local se transforme em um problema ainda maior para a saúde pública”, afirmou.

A secretária reforçou que a responsabilidade pela conservação do imóvel é dos proprietários. “Estamos promovendo a limpeza e adotando medidas emergenciais para proteger a população. No entanto, trata-se de uma propriedade privada, e o dever de manutenção é dos proprietários, que serão responsabilizados pelos custos de toda essa operação. Também vamos encaminhar o caso à Procuradoria-Geral do Município para avaliação de medidas judiciais, porque ações pontuais não resolvem definitivamente o problema se não houver manutenção contínua”, acrescentou.

Leia mais:  Prefeitura aplica R$ 37,6 mil em multas e inicia limpeza em condomínio abandonado

O diretor da Defesa Civil, capitão do CBMMT Marcelo Cerqueira, informou que o primeiro relatório técnico sobre o condomínio foi elaborado em dezembro de 2025. Na ocasião, as equipes não conseguiram acessar o interior do imóvel porque o local estava fechado. “Agora conseguimos entrar e verificamos uma situação preocupante. O condomínio possui 30 imóveis, e vários deles apresentam estruturas avariadas, além de grande acúmulo de lixo. A Limpurb já iniciou uma intervenção para melhorar as condições do ambiente, e vamos concluir o relatório técnico para subsidiar as providências necessárias por parte dos órgãos competentes”, explicou.

A Vigilância em Saúde Ambiental também participou da operação para identificar fatores que favorecem a presença de vetores de doenças e animais sinantrópicos. Segundo o biólogo Jesse Martins, a principal medida recomendada para o local é o manejo ambiental. “O controle químico não é indicado para esse tipo de situação. O mais eficaz é a eliminação dos abrigos e focos que favorecem a permanência desses animais. Encontramos vestígios de morcegos e também algumas larvas, que serão encaminhadas para análise laboratorial e identificação”, informou.

Durante a vistoria, a Secretaria Municipal de Ordem Pública lavrou dois autos de infração com base na Lei Complementar nº 589/2025. O primeiro, no valor de R$ 10,4 mil, foi aplicado por lote não limpo, existência de criadouros de vetores e abandono do imóvel, com prazo de 30 dias para regularização. Já o segundo auto de infração, no valor de R$ 27,2 mil, foi emitido em razão da existência de criadouros de vetores, abandono do imóvel, risco estrutural grave e utilização do espaço de forma a gerar insegurança pública. Nesse caso, o prazo concedido para regularização é de 90 dias.

Ao longo de 2025, a Secretaria realizou três ações fiscais no local para notificar o responsável pelo imóvel a realizar a limpeza e a manutenção da área. Como as tentativas de contato não tiveram resultado, foi necessária a adoção da interdição preventiva, medida amparada pela Portaria nº 36/2026, publicada na Gazeta Municipal de sexta-feira (5). A norma regulamenta o processo administrativo cautelar de interdição total ou parcial de imóveis urbanos com risco iminente, previsto na Lei Complementar nº 589/2025.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá tem 10 vagas para operador de escavadeira com salário de R$ 3,8 mil

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Ginastas se destacam nos JECs 2026 e garantem vaga para etapa estadual

Publicado

A ginástica artística encerrou sua participação nos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 com a definição das atletas classificadas para a fase estadual da competição. As disputas foram realizadas no Centro de Treinamento de Ginástica Artística (CTGA), reunindo jovens ginastas de 11 a 15 anos.

Na categoria de 11 e 12 anos, o pódio do individual geral foi formado por Rafaela Rocha, de 12 anos, que conquistou o primeiro lugar, seguida por Beatriz Borges, também de 12 anos, e Sophia Mayara Amorim, terceira colocada.

Já na categoria de 13 a 15 anos, a campeã foi Raquel Vale. Giovanna ficou com a segunda colocação e Nicolle completou o pódio.

As atletas classificadas nos JECs agora se preparam para representar Cuiabá na fase estadual dos Jogos Escolares, marcada para os dias 4, 5 e 6 de julho.

Entre os destaques da competição está Rafaela Rocha, que, além da classificação para a próxima etapa, também garantiu presença no Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, previsto para agosto, em Brasília. Segundo a coordenadora da modalidade nos JECs, Lílian Cristiane Costa Silva, a atleta chega como uma das favoritas ao título estadual.

“Estamos treinando com bastante afinco para evoluir a cada participação. Nosso objetivo é continuar aprimorando o nível técnico e representar bem Cuiabá nas competições estaduais e nacionais. A Rafaela é uma das favoritas ao título estadual e, conquistando essa vitória, chegaremos muito fortes à etapa nacional em busca dessa medalha inédita para Cuiabá”, afirmou.

O trabalho desenvolvido pela equipe cuiabana já acumula resultados expressivos em competições fora do estado. Segundo a coordenadora, um grupo de 14 ginastas participou recentemente de uma disputa em São Paulo, conquistando o título por equipes na categoria Pré-Infantil C e o terceiro lugar na categoria Pré-Infantil B, além de medalhas em diferentes aparelhos.

Leia mais:  Handebol define campeões dos JECs 2026 em finais disputadas no Ginásio Dom Aquino

A participação da ginástica artística nos JECs também reforça o crescimento da modalidade na capital mato-grossense. Integrada recentemente ao programa dos Jogos Estudantis Cuiabanos, a modalidade vem ampliando o número de praticantes e de atletas nas competições escolares.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, os resultados demonstram a evolução da modalidade em Cuiabá e refletem o trabalho realizado por atletas e treinadores.

“Estamos muito felizes com os resultados, o desenvolvimento e o crescimento da modalidade, assim como com o número de atletas participantes neste ano. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a ginástica artística. Aproveito este momento para parabenizar os treinadores, que realizam um excelente trabalho em nossa capital”, destacou.

As disputas dos JECs foram realizadas nos quatro aparelhos da ginástica artística feminina: trave de equilíbrio, paralelas assimétricas, solo e salto. A competição também serviu como mais uma oportunidade para o desenvolvimento esportivo das jovens atletas, que seguem em busca de novos resultados dentro e fora de Mato Grosso.

Os JECs 2026 prosseguem até o dia 30 de junho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana