conecte-se conosco


MATO GROSSO

Secretaria de Saúde mobiliza municípios em mais de 200 ações voltadas ao aleitamento

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza uma série de ações para a promoção do aleitamento materno, voltadas aos 141 municípios. As atividades estão inseridas na Agenda Única do Agosto Dourado 2019, por meio da Equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.

De acordo com a área técnica, 69 municípios realizaram as inscrições de suas atividades no formulário da Agenda Única. O link http://www.saude.mt.gov.br/informe/546 ainda está disponível para novas inscrições e adesões dos municípios que não se inscreveram.

Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é celebrada entre os dias 1º a 7 de agosto. No Brasil, por meio da Lei 13.435/2017, foi instituído o mês do Aleitamento Materno, sendo denominado “Agosto Dourado”, em referência ao leite materno, que é considerado padrão ouro para a alimentação da criança menor de dois anos. Neste mês, as ações de promoção do aleitamento materno são intensificadas em todo o país.

Membro da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT e nutricionista, Rodrigo Carvalho destaca a importância do leite materno para a saúde dos bebês.

“O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, até os seis meses, e, em proporções ideais, a sua capacidade digestiva auxilia na formação das células de defesa; reduz o risco de alergias; melhora a resposta à vacinação; melhora o desenvolvimento da cavidade bucal; melhora o desempenho em testes de QI e diminui o risco de doenças crônicas. Para a mãe, o aleitamento ajuda a retornar ao peso pré-gestacional, reduz o risco de hemorragia após o parto e a chance de câncer de mama, além de promover o vínculo afetivo entre mãe e filho e a melhora da qualidade de vida para toda família”, explica.  

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação para localizar foragidos da Justiça em Tangará da Serra

Bancos de leite

Em Mato Grosso, existem dois postos de coleta e três bancos de leite humano. O Hospital Geral conta com o centro de referência Dr. José de Faria Vinagre e disponibiliza um posto de coleta dentro do Hospital e Maternidade Santa Helena, em Cuiabá. O Hospital Universitário Júlio Müller também conta com um banco de leite e disponibiliza um posto de coleta dentro do Hospital Infantil e Maternidade Femina, também na Capital. O terceiro banco de leite está localizado em Rondonópolis, no Hospital Santa Casa.

Uma análise da produção dos bancos no Estado, entre 2009 e 2018, revelou que o número de doadoras de leite humano aumentou em 186%; que o volume de coletas aumentou em 73%; e o número de receptores de leite humano aumentou em 54%.

Uma análise apenas das unidades localizadas em Cuiabá revela o aumento de 25% no número de doadoras e de 20% no volume de leite doado. Em 2018, observou-se um aumento de 43% no número de doadoras de leite materno nos meses de maio e junho, quando comparados aos demais meses do ano.

Essa tendência é observada também nos anos anteriores. “Esse aumento também é resultado das campanhas promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde no Dia Mundial de Doação de Leite Humano”, pontua Rodrigo Carvalho.

Em âmbito estadual, a Secretaria de Estado de Saúde realiza, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a 1ª Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso 2019. O evento é gratuito, acontecerá a partir desta quinta-feira (01.08) e celebrará uma grande ação de promoção do aleitamento materno por meio da arte e da diversidade cultural.

Serão ofertados quatro minicursos para públicos específicos, de forma a fortalecer a cultura do aleitamento materno entre as mulheres puérperas, gestantes e lactantes, profissionais da Saúde e da Educação. São eles:

Leia mais:  PM prende homem com 1,4 mil porções de cocaína e R$ 6,7 mil em dinheiro em Várzea Grande

1 – Oficina de sensibilização para monitoramento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Produtos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância) – Bicos, Mamadeiras e Chupetas, com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil, nos dias 1 e 2 de agosto. Público alvo: referências técnicas regionais da SES-MT.

2 – Amamentação: uma prática cultural, com Maria Lúcia Futuro, no dia 2 de agosto. Público alvo: professores das escolas de Cuiabá e Várzea Grande cadastradas no Programa Saúde na Escola.

3 – Conexão Ventre-Amamentação, com Nancy Ribeiro, professora de dança oriental de Goiânia, no dia 2 de agosto. Público alvo: mulheres puérperas. 

4 – Massagem para bebês: vínculo e afeto, com Josemara, Edileuza e Jesiele, do Super Mães Grupo de Apoio, no dia 5 de agosto. Público alvo: mulheres gestantes, lactantes e profissionais da saúde. 

Serviço

O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Cine Teatro Cuiabá, do Palácio da Instrução, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, do Ateliê 569, da Super Mães Grupo de Apoio, da Rede IBFAN Brasil, da WABA Brasil, da Femina Hospital Infantil e Maternidade e da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

As atividades artísticas serão gratuitas e abertas ao público em geral.

Confira a programação completa

01/08/2019 Local: Cine Teatro Cuiabá
19h30 – Abertura da I SACA MT 2019
20h – Exibição do filme Tigers – Censura 14 anos
21h30 – Debate do filme com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil.

02/08/2019 Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
20h – Show “Força Mulher”, com Estela Ceregatti.
Censura livre.

03/08/2019 Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Palácio da Instrução
15h – Abertura da exposição de arte “Arte de Amamentar”
Artistas participantes: Anna Pretta, Irani Gomes, Lourdes de Paula, Ludmila Brandão, Nice Aretê, Paty Wollff, ROCalazans, Rosylene Pinto, Tula Kirst, Adriana Milano, Cida Silva, Dayana Trindade, Rodolfo Carli, Amaury Santos, Mari Gemma De La Cruz, Arachely Tristão, Ferraz Ronei, Ruth Albernaz, Bia Corrêa, Nancy Ribeiro e Maria Lúcia Futuro. Curadoria de Ferraz Ronei.

Leia mais:  Polícia Civil prende líder de facção apontado como principal mandante de incêndios criminosos em Paranatinga

A exposição seguirá aberta ao público até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Prefeituras têm até 30 de março para cadastrar terrenos públicos municipais no SER Família Habitação

Publicado

O prazo final para que as prefeituras cadastrem áreas públicas municipais no Programa SER Família Habitação se encerra em 30 de março. Os municípios interessados em firmar parceria com o Governo de Mato Grosso para a construção de moradias devem informar as áreas disponíveis à MT Participações e Projetos (MT Par), que atualmente opera o programa SER Família nas modalidades Entrada Facilitada e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O edital está disponível no site da empresa.

Liderado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o programa tem o objetivo de viabilizar 40 mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, até o final de 2026. Dessa forma, o cadastramento dos terrenos será uma ferramenta estratégica importante para a distribuição das obras e a expansão do programa.

De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, após o processo de cadastramento, o Governo de Mato Grosso e a prefeitura interessada firmarão um termo de compromisso para a construção das unidades habitacionais.

“Hoje, o déficit habitacional já está prejudicando o desenvolvimento de algumas cidades, pois os altos valores dos aluguéis e do custo de vida dificultam a atração de mão de obra. A valorização do setor imobiliário também impacta o projeto do governo, pois os terrenos ficam mais caros. Porém, com essa parceria, podemos ocupar os vazios urbanos e construir em áreas públicas municipais, tornando os imóveis ainda mais acessíveis para a população”, explica Santos.

Ele destaca ainda que diversos municípios já são parceiros do SER Família Habitação. Para este semestre, está prevista a entrega de mais de 2 mil casas, o que comprova o sucesso do modelo de parceria proposto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  SES reúne Força Nacional do SUS e municípios para planejar estratégias contra dengue e chikungunya
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  PM prende homem com 1,4 mil porções de cocaína e R$ 6,7 mil em dinheiro em Várzea Grande

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana