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MATO GROSSO

Projeto da MTI é finalista em concurso nacional de inovação no setor público

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Implementado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o projeto Conecta MT foi selecionado como finalista do “23º Concurso Inovação no Setor Público” da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia. Esta é a segunda vez que a MTI tem um projeto reconhecido nacionalmente no mesmo concurso.

O Conecta MT teve início no ano passado e oferece acesso à internet livre nos três parques estaduais de Cuiabá. A iniciativa ficou entre os 10 finalistas da categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital” – e concorre com outros projetos de nove estados diferentes.

Para o responsável pelo programa, o assessor-executivo da MTI Sandro Brandão, ser um dos finalistas é um reconhecimento da importância do projeto, desenvolvido em parceria com outros órgãos públicos, como as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Meio Ambiente (Sema), Adjunta de Comunicação (Secom) e a MT Participações e Projetos (MT Par).

“Vamos para mais uma final deste concurso muito importante no cenário nacional de inovação. A MTI já vem se reinventando com ações e projetos diferenciados para o governo. Em breve teremos muitas outras soluções para entregar e que transformarão a forma de disponibilizar serviços para toda a sociedade”, disse.

Em um ano, o Conecta MT já possibilitou que mais de 13 mil pessoas acessassem a rede wi-fi disponível nos parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura. O acesso só foi possível por meio da parceria com a Titânia Telecom, firmada após um chamamento público para seleção de patrocínio com a iniciativa privada, e formalizada por meio de celebração de acordos de patrocínio privado direto.

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“A demanda por acesso livre à internet era uma política pública que normalmente seria viabilizada por meio de aquisição do serviço pelo Governo. Na época isso era inviável devido à falta de recursos financeiros para execução. Tínhamos duas opções: pegar toda demanda e solução tecnológica para atender ao pleito e guardar numa gaveta, ou propor uma alternativa diferenciada e inovadora para que o cidadão pudesse ser beneficiado pelo serviço”, disse Sandro Brandão.

Agora a expectativa, segundo ele, é expandir o Conecta MT para demais espaços públicos sob responsabilidade do Governo do Estado, ainda neste ano, e também para as cidades do interior, por meio de cooperação com os municípios. 

“A iniciativa está permitindo que o cidadão possa ter acesso à Internet para estudar, trabalhar, entretenimento, solicitação de seus direitos e cumprimento de seus deveres junto ao Governo, que está cada vez mais informatizado devido ao fenômeno da transformação digital”, afirmou.

Em 2017, a MTI venceu a 21ª edição do concurso, na mesma categoria, com o projeto de Gestão de Trânsito

Premiação

Além da categoria “Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital”, o concurso tem outras duas categorias: “Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal” e “ Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.  Para cada categoria foram selecionados 10 finalistas.

Todos eles deverão passar pela avaliação final, em 10 de setembro, quando cada equipe finalista fará a apresentação oral de sua iniciativa ao Comitê Julgador, durante um evento em Brasília. Após as apresentações, o Comitê Julgador escolherá as cinco iniciativas vencedoras de cada categoria.  A cerimônia de premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, a ser realizada entre 04 a 07 de novembro.

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Outras indicações

Em 2017, a MTI venceu a 21ª edição do concurso, na mesma categoria, com o projeto de Gestão de Trânsito, implantado com objetivo de assegurar o acesso rápido e consolidado dos dados de condutores e veículos do Departamento de Trânsito e Mato Grosso (Detran) para o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

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MATO GROSSO

Dois criminosos morrem em confronto com a polícia

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Dois homens ligados à facção criminosa Comando Vermelho morreram na manhã desta quinta-feira (20), em confronto com policiais militares, durante a Operação Acqua Ilicita, em Cuiabá. Fabio Junior Batista Pires, conhecido como Farrame, e Gilmar Machado da Costa reagiram à abordagem dos policiais durante o cumprimento de mandados da operação que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de extorsão e lavagem de capitais, capitaneada por distribuidores de água mineral ligados a integrantes do Comando Vermelho.Os distribuidores de água estariam coagindo comerciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Sinop. A operação prevê o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão domiciliar, 12 mandados de prisão preventiva, sequestro de 33 veículos automotores e bloqueio de 42 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.Entrevista coletiva – O coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Adriano Roberto Alves, e demais integrantes da força-tarefa concedem, a partir das 9h30, entrevista coletiva à imprensa para detalhar a operação e os resultados já alcançados. A entrevista ocorre presencialmente no auditório da Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.

Fonte: Ministério Público MT – MT

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MATO GROSSO

Conselho de Turismo de MT aprova R$ 5,5 milhões para realização da FIT Pantanal 2025

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O Conselho Estadual de Desenvolvimento de Turismo (Cedtur) aprovou, por unanimidade, o repasse de R$ 5,5 milhões do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Turismo (Funtur) para a realização da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025. O evento ocorrerá de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal.

O fundo é administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o secretário e presidente do Cedtur, César Miranda, destacou que a feira deverá ser ainda maior nesta edição em relação a 2024, justificando assim a necessidade de um aporte maior. A FIT Pantanal é realizada pela Fecomércio em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec.

Durante a apresentação da proposta, os organizadores do evento, Alcimar Moretti e Jaime Okamura, demonstraram que a feira contará com um número maior de expositores neste ano, além de 1.080 m² adicionais de espaço interno, agora climatizado, após a reforma do Centro de Eventos.

“No ano passado, tivemos um crescimento de 33% nas negociações, tanto nas feiras de artesanato e turismo rural quanto nas rodadas de negócios organizadas pelo Sebrae. Em 2024, realizamos rodadas internacionais online, mas, neste ano, elas serão presenciais, com a participação de oito operadores de turismo e representantes de oito países, o que deve ampliar as oportunidades de negócios”, explicou Alcimar.

Em 2024, a feira atraiu 65 mil visitantes e a rodada de negócios nacional movimentou R$ 16 milhões em 195 negociações, um crescimento de 60%, enquanto a Rodada Internacional, realizada online, prospectou R$ 11,5 milhões, totalizando R$ 27,5 milhões em negócios — quase três vezes mais que os R$ 10,2 milhões de 2023.

Já a Feira de Artesanato reuniu 105 artesãos, que faturaram R$ 210,6 mil, um aumento de 114,77% em receita e 76,67% em peças vendidas. A Agricultura Familiar arrecadou R$ 550 mil, R$ 200 mil a mais que no ano anterior, beneficiando 320 produtores de 47 municípios. Já o Festival Gastronômico, com 12 espaços de gastronomia e 24 de Bulixo Cuiabano, faturou mais de R$ 260 mil em quatro dias, reforçando a valorização da cultura e da gastronomia regional.

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Jaime Okamura ressaltou que, em 2024, a FIT Pantanal recebeu um público mais jovem e um número significativo de famílias com crianças. Por isso, para esta edição, foram planejadas atrações como o Espaço Kids e outras ativações voltadas a esse público ao longo dos quatro dias de evento.

A programação inclui palestras sobre pesca esportiva, turismo religioso e etnoturismo (turismo indígena), além da Arena FIT, cozinha show, festival gastronômico, feira de artesanato e turismo rural. Os visitantes também poderão participar de oficinas sobre criação de conteúdo para redes sociais com foco no turismo, fotografia com celular, entre outros temas.

O secretário César Miranda enfatizou que a FIT Pantanal tem como objetivo criar um ambiente de negócios para que o trade turístico possa comercializar seus produtos e os municípios tenham a oportunidade de apresentar seu potencial aos visitantes.

“Quero agradecer essa parceria, que tem gerado resultados positivos e demonstra um trabalho sério. O turismo rural foi um sucesso tão grande que passou a ter espaço no Sesc Arsenal todas as terças-feiras. Os artesãos também têm colhido bons frutos com a venda de seus produtos. O papel do Estado é fomentar o setor, proporcionar que mais pessoas conheçam os destinos turísticos, fortalecer o turismo como negócio e, assim, gerar renda e empregos”, concluiu César Miranda.

A reunião contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, do presidente da Fecomércio, José Wenceslau Junior, e de representantes das instituições que compõem o conselho.

Premiação

A FIT Pantanal foi premiada no programa ATENA da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que integra o programa de desenvolvimento sindical do Sistema Comércio e destaca iniciativas inovadoras e relevantes em todo o Brasil. Como resultado desse destaque, a FIT Pantanal recebeu o prêmio ATENA EM AÇÃO 2024 na categoria “Representação”, sendo reconhecida como uma boa prática sindical.

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Fonte: Governo MT – MT

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