conecte-se conosco


MATO GROSSO

Aula inaugural dá início às atividades na Escola Militar de Rondonópolis

Publicado

A oitava escola militar da rede estadual de Mato Grosso deu início em suas atividades nesta quarta-feira (31.07) com a cerimônia de aula inaugural para os 270 alunos matriculados na unidade. A Escola Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, localizada no município de Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul de Cuiabá), vai atender alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.

A rede estadual de ensino conta com sete escolas administradas pela Polícia Militar e uma pelo Corpo de Bombeiros. Uma das escolas está localizada em Cuiabá e as demais nos municípios de Confresa, Juara, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta (do Bombeiros) e agora em Rondonópolis.

Juntas, essas escolas atendem cerca de 3 mil alunos no ensino fundamental e médio.

Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a gestão na escola militar de Rondonópolis, assim como nas demais escolas Tiradentes, será feita em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ficará com a coordenação pedagógica, e a Polícia Militar, responsável pela direção.

“As escolas militares tem sido referência com relação ao índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Mato Grosso. É referência também no projeto político pedagógico e nas questões de disciplina, organização e, principalmente, em questões de valores”.

A secretária destacou ainda a construção de uma escola no bairro Maria Tereza, em Rondonópolis, cuja obra será retomada nos próximos dias. “Lá será a nova sede da escola militar e terá capacidade para ampliação do atendimento de alunos”.

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo Assis, ressaltou que a principal característica da escola militar é o respeito, o valor e a própria cultura dentro do seio familiar.

Leia mais:  Polícia Civil investiga participação de mais suspeitos no homicídio de adolescente grávida

“Os pais e os próprios alunos, ao observarem os excelentes resultados da Escola Tiradentes de Cuiabá, alimentaram o desejo de fazer parte da instituição, que tem na sua cultura educacional fundamentos consolidados na hierarquia e disciplina”.

Segundo o comandante, na escola militar o aluno é influenciado a respeitar a sua família e é mostrado a ele que seus sonhos e desejos serão alcançados com muito esforço pessoal.

“Aqui nossa relação é voltada para a formação do cidadão, com visão global e desenvolvimento cognitivo e social. Trabalhamos com alunos de forma que ele alcance voos mais altos. Ele não é só objeto, ele é sujeito de sua própria transformação. Isso, durante toda a sua vida, influenciando na organização social”.

O diretor da Escola, tenente-coronel Marcos Antônio, disse que com a implantação da escola militar, o Governo do Estado oferece a Rondonópolis mais um sistema de ensino, o qual as famílias acreditam e depositam confiança, matriculando seus filhos e netos para que recebam uma educação diferenciada no que se refere ao ambiente escolar.

“Sabemos que das diversas situações num ambiente escolar acabam prejudicando de alguma forma o sucesso do processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nesse momento a polícia militar faz essa parceria para garantir que esse processo seja potencializado”.

Eliza Farias de Oliveira, mãe de um aluno do 9º ano, explica que o próprio filho escolheu entrar para escola e ela aprovou a escolha do filho porque sabe que a instituição além de oferecer disciplina aos alunos também é referência no ensino.

“Ele está amando a escola, tanto que já pensa em seguir carreira militar. Eu apoio as escolhas dele e acho que vai ter muito sucesso aqui”, disse Eliza, acrescentando que a sua expectativa é que a escola ofereça também, em 2020, o ensino médio para que o filho possa continuar na instituição.

Leia mais:  Escola de Governo dá continuidade ao ciclo de palestras sobre mulheres no Poder Executivo Estadual

Também participaram da cerimônia o deputado estadual Sebastião Rezende, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, vereadores do município, os assessores pedagógicos e professores do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Rondonópolis, técnicos da Seduc, militares da PM e do Corpo de Bombeiros, professores e gestores da rede estadual.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  Escola de Governo dá continuidade ao ciclo de palestras sobre mulheres no Poder Executivo Estadual

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento

Publicado

A sede da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso mudou de endereço. Ela está agora na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, número 215, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O novo local fica no mesmo edifício da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), antigo prédio da Secretaria de Educação Estadual (Seduc).

O atendimento ao público será realizado no térreo do novo prédio. Vale ressaltar que a Desenvolve MT também possui pontos de atendimento descentralizados no Ganha Tempo Ipiranga, Ganha Tempo Cristo Rei e Ganha Tempo CPA I.

O horário de funcionamento continua de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, garantindo atendimento aos empreendedores. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone ou pelo whatsapp (65) 3613-7900 ou pelo site desenvolve.mt.gov.br

Locais de atendimento

Sede – Desenvolve MT (Centro Político Administrativo, Cuiabá)
Endereço: Rua. Engenheiro Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá MT, CEP: 78049-909
Telefone: (65) 3613-7900

Ganha Tempo Ipiranga (Centro, Cuiabá)
Endereço: Travessa Paes de Oliveira, s/n – Centro, Cuiabá – MT, CEP: 78055-260.
Telefone: (65) 98421-4285 / (65) 98421-0356

Ganha Tempo Cristo Rei (Várzea Grande)
Endereço: Rua Prof.ª Isabel Pinto, 212 – Cristo Rei – Várzea Grande – MT, CEP: 78070-200
Telefone: (65) 98421-0716

Ganha Tempo CPA I (Cuiabá)
Endereço: Rua Alenquer – CPA I, Cuiabá – MT, CEP: 78055-010
Telefone: (65) 98421-2133

* Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana