conecte-se conosco


CUIABÁ

Alunos e professores do município conhecem projeto que dá destinação correta a resíduos

Publicado

Alunos, pais e toda comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista, participaram na segunda-feira (5), da apresentação do Projeto Biogás e Eco-Alfabetização na Escola Cuiabana. A palestra envolveu técnicos da empresa parceira da Prefeitura de Cuiabá, além de técnicos do município que acompanham o projeto.

A Técnica de Nutrição Escolar (TNE) da unidade, Sandra Soares Mendes, acompanhou a instalação do biodigestor no terreno da escola e dos tubos que conduzem o gás para a cozinha e vai auxiliar no preparo da alimentação diária dos alunos e, não fazia ideia de que a energia produzida pelo equipamento viria dos restos e detritos de comida que antes iam para o lixo.  “O fogão é prático, rápido, o método é bem simples, e a chama que vem no encanamento é forte. Em questão de dois minutos, você faz um cafezinho da hora”, observou a TNE ao afirmar que o sabor da comida, não sofre nenhuma alteração em relação ao tipo de gás empregado.

O biogás foi instalado em caráter experimental em cinco unidades educacionais da rede. No período de um ano e meio será feita uma avaliação do projeto levando em conta os investimentos equipamentos, pessoal técnico de campo, e o retorno para o município.

O representante da empresa parceira que detém a tecnologia, a Eco-Energy, Evanildo Rafael, contou que tudo começou em 2012 quando o pais buscava novas matrizes de energia. Os pesquisadores encontraram a nova tecnologia no Estado de Israel (país no Oriente Médio). Em 2018, o biogás chegou oficialmente ao Brasil e foi trazido para Mato Grosso, e consequentemente para a Cuiabá. “Hoje temos alguns modelos instalados em Cuiabá, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, em cinco unidades educacionais, além de restaurantes da cidade e, nossa intenção é buscar parcerias com outros municípios do interior do Estado”, disse Evanildo Rafael.

Leia mais:  Prefeitura prorroga pagamento do IPTU à vista com desconto até 31 de março

O sistema foi pensando para utilizar resíduos orgânicos e a partir daí, produzir gás Metano e o bio fertilizante.  O equipamento compreende um tanque de biodigestão com capacidade de 1.200 litros, e um reservatório que armazena cerca de 700 litros de gás Metano por dia, gerando uma autonomia de gás por duas horas e meia a três horas de funcionamento de uma boca de fogão. “O ideal é que o sistema seja alimentado com 5 kg de resíduos por dia. Mas, como a gente sempre vai ter resíduo em decomposição dentro do tanque de biodigestão, se ele ficar um ou dois dias sem ser alimentado, ainda assim, terá resíduo em decomposição produzindo o gás”, explicou Evanildo Rafael.

A monitora do projeto Biogás e Eco-Alfabetização na Escola Cuiabana, Edilaine Cristina da Silva Almeida, disse que a energia gerada é limpa, autossustentável, ecológica e de baixo custo. Ela contou que as unidades educacionais já realizam projetos de educação ambiental com seus alunos e agora estão tendo a oportunidade de subir um degrau a mais com a proposta. “Com a parceria firmada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estamos saindo da sala de aula para a prática. Nossa proposta é avançar no tema para que a educação ambiental possa trazer impactos positivos ainda maiores no cotidiano da escola, onde o aluno possa fazer o seu saber pedagógico, e também na comunidade”, contou Edilaine Cristina Silva Almeida, que também é engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Educação.

Na EMEB Madre Marta Cerutti, assim como nas outras quatro unidades onde o sistema funciona em caráter experimental, os equipamentos foram instalados durante o período do recesso escolar e já estão recebendo os resíduos orgânicos e restos de alimentos da cozinha. Além do gás que será produzido, o bio fertilizante vai adubar as hortas, pomares e jardins da escola, o que significa que nenhum resíduo sobrará do processo.

Leia mais:  Evento da Semana da Mulher faz mais de mil atendimento na Praça Alencastro

“Nos próximos meses, vamos avaliar e mensurar os resultados, mas com o processo ganham os alunos, com o enriquecimento da proposta pedagógica das unidades, a comunidade e o meio ambiente. Para se ter uma ideia, com o sistema, que é bastante simples, deixamos de descartar no meio ambiente até cinco quilos de restos de comida. Saímos de um passivo ambiental e estamos trazendo um ativo ambiental e economia para o município”, destacou Edilaine. 

Além dos professores, alunos e servidores da EMEB Madre Marta Cerutti, o diretor Administrativo e de Patrimonio da SME, Marcio Roberto Daima acompanhou a apresentação.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.

Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).

O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.

A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.

Leia mais:  Evento da Semana da Mulher faz mais de mil atendimento na Praça Alencastro

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de Samir Maluf

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento do Sr. Samir Maluf, aos 94 anos, ocorrido neste domingo, 16 de março de 2025, por causas naturais, em um hospital particular de Cuiabá.

Fundador da Construtora e Incorporadora São Benedito, Samir Maluf deixa um legado de trabalho e dedicação, sendo uma figura de grande contribuição para o desenvolvimento de Cuiabá e Mato Grosso. Sua trajetória é marcada pelo espírito empreendedor, que inspirou gerações e consolidou uma das maiores empresas do setor da construção civil no estado.

Samir Maluf deixou o Líbano em 1954 e veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Em terras brasileiras conheceu Rosa Mutran (in memorian) e com ela teve os filhos Marcelo Benedito Maluf e Marcos Antônio Maluf, que herdaram do patriarca o espírito empreendedor e visionário, ampliando os negócios da família para a construção civil.

Na construção civil Samir Maluf começou os seus empreendimentos imobiliários com pequenas construções. Fazendo pequenas salas comerciais e condomínios residenciais. Sendo esta a base que mais tarde oportunizou o crescimento exponencial do Grupo São Benedito com seus filhos Marcelo Benedito e Marcos Antônio, tendo a frente também da empresa os netos do Sr. Samir, Leonardo, Omar, Amir, Mikhail, Tatiana e Natacha Maluf.

O velório será realizado na terça-feira, às 7h, na Capela Santa Rita. Em respeito à sua memória, a empresa decretou luto oficial de dois dias.

Neste momento de dor, o prefeito e a primeira-dama se solidarizam com familiares e amigos, desejando força e conforto a todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana