Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Xavantes homenageiam primeira-dama com título de madrinha da etnia

Publicado

Indígenas da comunidade Xavante da Grande Sangradouro homenagearam a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com a entrega de um cocar, simbolizando o título de madrinha da etnia.

Na oportunidade, o cacique-geral Graciliano Tsereptesé de Sangradouro elogiou a forma com que o atual Governo tem atendido as comunidades indígenas, sob o olhar sensível da primeira-dama Virginia Mendes. 

“É fácil de perceber o carinho com que a primeira-dama Virginia Mendes tem auxiliado o Governo do Estado no trato das demandas sociais, com atenção especial para as comunidades indígenas”, destacou o cacique.

Na oportunidade, Graciliano, juntamente com outros representantes indígenas, dentre eles, o coordenador Agnaldo Santos, reivindicou apoio da primeira-dama nas ações de incentivo à produção agrícola e mais atenção do Estado para os cuidados na área de saúde indígena.

Para atender às demandas emergenciais da comunidade, os xavantes também solicitaram cestas básicas, cobertores e roupas. A primeira-dama prontamente solicitou que a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, atendesse as aldeias da região com algumas doações.

“Quero atuar em parceria com as comunidades indígenas e ajuda-los, sempre respeitando a cultura e os costumes. Este é o segundo grupo que me procura querendo apoio, especialmente na área de desenvolvimento agrário. Eles querem obter mais autonomia e recursos financeiros para beneficiar suas famílias, não querem viver somente de doações”, frisou a primeira-dama Virginia Mendes.

A comunidade Xavante da Grande Sangradouro conta com aproximadamente 3 mil pessoas entre homens, mulheres, crianças e idosos, abrangendo os municípios de Novo São Joaquim, Poxoréu e General Carneiro.

Além do cacique Graciliano, também estiveram na audiência o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fábio Tsitobrowê, e o ex-vereador no município de General Carneiro, Bartolomeu Patira Xavante, líder representante dos caciques.

Leia mais:  Obras do Complexo Leblon avançam com demolição de imóveis para duplicar Rua Boa Vista

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

TJMT alerta para nova autenticação obrigatória no PJe: veja como ativar o duplo fator de segurança

Publicado

A imagem apresenta o logotipo do sistema PJe – Processo Judicial Eletrônico, acompanhado do texto “Dupla Autenticação”. À esquerda, há um ícone de documento com um cadeado laranja, simbolizando segurança digital. O fundo é branco com uma faixa laranja na base.Atenção usuários externos! O acesso ao sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) passa a exigir autenticação em múltiplos fatores (MFA). A mudança atende a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Portaria nº 140/2024.

A medida tem como objetivo reforçar a segurança dos dados processuais e evitar tentativas de acesso indevido ou ataques cibernéticos.

No Poder Judiciário de Mato Grosso, todos os usuários externos, incluindo advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradorias municipais e estaduais precisarão confirmar sua identidade em duas etapas antes de acessar o sistema.

Como funcionará o novo acesso

A autenticação multifatorial exige uma segunda forma de verificação de identidade, além da senha habitual.

“Essa nova forma de autenticação obriga o usuário a ter uma segunda identificação. Primeiro, ele acessa com o certificado digital ou CPF e senha; depois, valida a autenticação confirmando que é ele mesmo, e não um terceiro que conseguiu sua senha ou CPF”, explica o diretor do Departamento de Sistemas e Aplicações do TJMT, Danilo Pereira.

A confirmação poderá ser feita por meio de aplicativos autenticadores, que geram códigos temporários de seis dígitos, como:

– Gov.br (nível Ouro)

– Google Authenticator

– Microsoft Authenticator

– FreeOTP

O sistema também enviará um link de verificação e QR Code por e-mail para reforçar a segurança durante o login.

“O Gov.br é uma das principais formas de autenticação, mas não a única. Todos os acessos ao PJe, independentemente do método de login, precisam da dupla verificação”, destacou Danilo.

Para mais informações e manuais detalhados acesse:
📄 Manuais disponíveis:

📞 Suporte técnico a partir de 3 de novembro:

Leia mais:  Sema promove evento "Raízes e Vozes" integrando sustentabilidade, inclusão social e empoderamento feminino

OAB-MT: (65) 3617-3909

MPMT / PGE-MT / Defensoria Pública: (65) 3617-3910

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Campanha de Multivacinação aplica mais de 146 mil doses em crianças e adolescentes de MT

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aponta que os 142 municípios de Mato Grosso aplicaram 146.764 doses de vacina em crianças e adolescentes de até 15 anos, de 6 a 31 de outubro. Esse foi o período da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e prefeituras.

No Dia D de mobilização, que ocorreu em 18 de outubro, as unidades de saúde ficaram abertas no sábado e foram aplicadas 18.333 doses de vacina neste mesmo público em todo o estado.

Já no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, foram aplicadas mais de 7 milhões de doses na campanha de multivacinação, sendo cerca de um milhão no Dia D.

“Os pais que não participaram da Campanha Nacional de Multivacinação ainda podem levar seus filhos na Unidade Básica de Saúde mais próxima, pois a Secretaria entregou doses suficientes aos municípios para que a população continue se vacinando. Assim, conseguiremos manter a população livre de doenças imunopreveníveis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, foram disponibilizadas na campanha doses contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, hepatite B, dupla adulto, HPV e dTpa.

“A SES distribuiu 500 mil doses de vacina às Secretarias Municipais de Saúde para serem aplicadas nesta campanha. Além da imunização infantil, a mobilização também contemplou a vacinação contra o sarampo para pessoas de até 59 anos”, explicou.

Após o fim da campanha, o Calendário Nacional de Vacinação segue regularmente e os pais ou responsáveis devem procurar os postos para manter a caderneta de vacinação dos menores de idade atualizada.

Leia mais:  Sema promove evento "Raízes e Vozes" integrando sustentabilidade, inclusão social e empoderamento feminino

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana