conecte-se conosco


CUIABÁ

Vice-prefeito Niuan Ribeiro e cooperativa de crédito dialogam sobre investimentos na Capital

Publicado

Criar condições viáveis de crescimento e desenvolvimento sócio econômico na Capital faz parte dos fundamentos da Prefeitura de Cuiabá. E nesta segunda-feira (15), o vice-prefeito Niuan Ribeiro recebeu o corpo diretor da cooperativa de crédito Cresol, que esteve na cidade para conhecer sua estrutura e projetar possíveis futuras iniciativas que promovam a expansão do município, bem como de todo o estado de Mato Grosso. O encontro foi marcado por uma reflexão sobre a importância de incentivos para pequenos e médio produtores, bem como para microempreendedores. A reunião ainda contou com a participação da secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques Villar, de sua equipe técnica e do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Danilo Zanetti. 

“Ficamos muito contentes por saber que a Cresol está interessada em investir na nossa Capital, que possui um potencial tão latente. Estamos em uma região que apresenta uma grande oferta, dentro de um estado atraente e absolutamente consolidado pela força do agronegócio. E saber que a instituição tem a intenção de contribuir para Cuiabá é uma alegria para qualquer gestor público. Nossa cidade e a Baixada Cuiabana sofrem com uma certa deficiência na produção agrícola e quando se trata dos pequenos e médios produtores, percebemos o quanto eles perecem com a dificuldade de acesso ao crédito – o que impossibilita o desenvolvimento de suas atividades. E isso é notável quando observamos o setor atacadista. A maioria dos produtos comercializados aqui vêm de fora de Mato Grosso, o que reitera ainda mais o quanto é preciso fomentar esses profissionais que atuam no campo, usando os poucos recursos que possuem para produzir alimentos de qualidade. É essencial que haja um olhar diferenciado para esse nicho, que precisa de auxílio”, afirmou Niuan Ribeiro. 

Leia mais:  Prefeitura intensifica obras de drenagem e pavimentação no bairro São José

Para os diretores da Cresol, buscar soluções para o empreendedorismo, seja dentro ou fora do campo, é fundamental para garantir o crescimento da economia. Com uma premissa alicerçada em promover a inclusão financeira e o desenvolvimento das pessoas, a instituição atua no mercado há 25 anos, abrangendo atualmente 200 mil cooperados em 17 estados onde está instalada, conforme pontuou Alzimiro Thomé, presidente da cooperativa. E segundo o seu diretor de Comunicação e Relacionamento, Luiz Ademar Panzer, a entidade pretende realizar um futuro mapeamento da região – com a ajuda da Prefeitura, a fim de diagnosticar e estrategizar propostas que possam sanar as dificuldades atuais que microempreendedores e pequenos e médios produtores possam ter. 

“Com a boa recepção que obtivemos aqui, pretendemos voltar outras vezes para realizar um trabalho efetivamente técnico, com levantamentos de dados e mapeamento informacional sobre o quadro existente em Cuiabá. Somos atuantes em diversas áreas do país e sabemos do enorme potencial que a Capital possui e estamos animados com a possibilidade dos investimento que podem ser feitos. A Cresol possui uma trajetória sólida, com 240 agências espalhadas pelo Brasil e queremos impactar o município com o nosso leque de serviços, oferecendo condições para que as pessoas possam desenvolver suas atividades melhor, com o auxílio de uma carta de crédito”, revelou Panzer.

E para a secretária de Agricultura, Débora Marques Villar, propiciar um ambiente de desenvolvimento profissional para os cuiabanos vai trazer soluções a longo prazo, uma vez que aprimora a qualidade de vida da população, dando a ela condições de sustento, afetando – naturalmente – o giro econômico local. “Essa questão de linhas de crédito é uma dificuldade genuína, que tem afetado agricultores e microempresários. Percebemos o espírito empreendedor da nossa população, com muitos ansiosos por ter seu próprio negócio. Mas os entraves em conseguir recursos para tal acabam se tornando barreiras que impedem o crescimento sócio econômico do contribuinte. E iniciativas que possam mudar essa realidade são muito bem-vindas e estamos animados com as possibilidades”, concluiu a gestora.

Leia mais:  Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.

Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).

O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.

A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte da jovem Emilly Azevedo Sena

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de Samir Maluf

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento do Sr. Samir Maluf, aos 94 anos, ocorrido neste domingo, 16 de março de 2025, por causas naturais, em um hospital particular de Cuiabá.

Fundador da Construtora e Incorporadora São Benedito, Samir Maluf deixa um legado de trabalho e dedicação, sendo uma figura de grande contribuição para o desenvolvimento de Cuiabá e Mato Grosso. Sua trajetória é marcada pelo espírito empreendedor, que inspirou gerações e consolidou uma das maiores empresas do setor da construção civil no estado.

Samir Maluf deixou o Líbano em 1954 e veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Em terras brasileiras conheceu Rosa Mutran (in memorian) e com ela teve os filhos Marcelo Benedito Maluf e Marcos Antônio Maluf, que herdaram do patriarca o espírito empreendedor e visionário, ampliando os negócios da família para a construção civil.

Na construção civil Samir Maluf começou os seus empreendimentos imobiliários com pequenas construções. Fazendo pequenas salas comerciais e condomínios residenciais. Sendo esta a base que mais tarde oportunizou o crescimento exponencial do Grupo São Benedito com seus filhos Marcelo Benedito e Marcos Antônio, tendo a frente também da empresa os netos do Sr. Samir, Leonardo, Omar, Amir, Mikhail, Tatiana e Natacha Maluf.

O velório será realizado na terça-feira, às 7h, na Capela Santa Rita. Em respeito à sua memória, a empresa decretou luto oficial de dois dias.

Neste momento de dor, o prefeito e a primeira-dama se solidarizam com familiares e amigos, desejando força e conforto a todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana