Tutores do curso de extensão Cidadania e Controle Social se reuniram nesta terça-feira (09/07) com as instrutoras do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Isabela Gomes de Paiva e Karina Richter Modelli, para avaliação do módulo anterior e preparação para o início do último módulo da capacitação. Nesse momento, são discutidas estratégias para manter os alunos estimulados, a fim de que eles concluam o curso, adquiram conhecimento e o apliquem em seu dia a dia.
 |
Secretária de Apoio Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo |
Em sua sexta edição, o EAD Cidadania e Controle Social já capacitou milhares de pessoas no seu principal objetivo, que é o de formar um bom cidadão, conhecedor dos seus direitos, cumpridor dos seus deveres, disposto a cobrar qualidade na prestação do serviço público. A avaliação é da secretária de Apoio Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo. Pensado inicialmente para atender conselheiros de políticas públicas, hoje o curso destina metade das vagas para quem quiser participar.
Doutoranda pela UFMT, a tutora e jornalista Mírian Barreto destacou a relevância dessas reuniões mensais do grupo, para a troca de informações e experiências, que além de aproximas os tutores, os ajuda a pensar em uma estratégia de direcionamentos dos alunos. “Conhecendo a experiência dos outros tutores podemos ver o que precisa ser melhorado”, disse Mírian.
 |
Tutores do curso de extensão Cidadania e Controle Social |
Funcionando como uma ponte entre a instituição Tribunal de Contas e os tutores, todos vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso, a instrutora Isabela Paiva explica que diferente de outros cursos, o EAD sobre Cidadania e Controle Social tem alunos com perfis muito diferentes, de doutores a pessoas com ensino fundamental, de moradores da Capital a moradores de glebas, cujo acesso à internet é difícil. “O contato com os alunos, em alguns casos, é individual”, destaca.
Cada tutor é responsável por cerca de 50 alunos, totalizando 1.000 pessoas, número de vagas disponibilizadas em 2019. O curso tem carga horária de 100 horas/aula e será certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre os temas abordados no curso estão o funcionamento do Estado, as peças de planejamento e orçamentárias, como PPA e LOA, os instrumentos de fiscalização e a relevância dos conselhos de políticas públicas.