conecte-se conosco


CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Leonardo Karnal abre III Seminário da Educação Básica na segunda-feira

Publicado

O III Seminário Educação Básica como Direito da Rede Pública Municipal de Educação de Cuiabá abre a partir desta segunda-feira (29) até quarta-feira (31), no Hotel Fazenda Mato Grosso, as atividades do segundo semestre letivo de 2019. Cerca de 4 mil profissionais da Educação de Cuiabá e especialistas da área vão discutir temas ligados ao processo educativo e conhecer as experiências exitosas realizadas pelas unidades educacionais e professores. 

A palestra de abertura do evento, na segunda-feira (29), as 09:30 h, será proferida pelo Prof.  Dr. Leandro Karnal, sobre o tema “A Escola Contemporânea e os desafios da humanização dos conhecimentos”.  No mesmo dia, no período da tarde, a Profª. Drª. Barbara Cortella, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fará às 14h, palestra sobre as Transições da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o Processo de Alfabetização. No mesmo horário, às 14h, em outra sala, a Profª. Drª. Andrea Rosana Fetzner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre a Aprendizagem nos Ciclos de Formação Humana.

O primeiro dia do evento termina com um Grupo de Trabalho (GT), às 18h, sobre Os Impactos Ambientais nos 300 anos da história de Cuiabá – Planejamento, com a Profª. Mª. Edilaine Maria Mendes, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Francisca Arruda Martins.

Durante o seminário, temas importantes serão discutidos, visando o fortalecimento do processo formativo e trazendo elementos que contribuam com a reorganização da Política da Rede Municipal de Educação como a Infância, Currículo, Cultura e Conhecimento, Democracia, Inclusão e Formação Humana na Atualidade.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que o grande desafio hoje dos gestores é garantir aos cidadãos o direito humano, social e universal à Educação e que o principal foco do seminário é reafirmar a Educação Básica como esse direito. “A Educação Básica deve ser compreendida a partir da construção de uma escola pública de qualidade, democrática e inclusiva e a Educação como um processo permanente fundamental para as relações sociais e um alicerce indispensável para que possamos exercer nosso direito à cidadania”, ressaltou.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lamentam o falecimento da servidora Francisca da Silva

Durante todo o seminário serão realizadas 11 palestras, oito grupos de trabalho (GTs), seis oficinas, além de sessão de pôsteres com a participação de professores de todas as modalidades de ensino.

Leandro Karnal

O professor e historiador Leandro Karnal é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é especializado em História da América. Foi curador de diversas exposições em São Paulo e colaborou na elaboração curatorial de museus entre eles o da língua Portuguesa em São Paulo. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Karnal tem publicações sobre o ensino de Historia, História da América e História das Religiões.

Barbara Cortella

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMT) na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, Barbara Cortella é professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância, e coordenadora do GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita da ANEPD Centro Oeste. É Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Entre 2011 e 2012 realizou estágio de doutorado (PDDE/CAPESP) na École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (França) sob a coorientação do Prof. Jean Herbrard, no Centre de Reacherche sur le Brésil Colonial et Contenporain. É Mestre em Educação pela FFC-Unesp-Marília. Desde 2006 integra o Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e as equipes executoras dos Projetos Integrados de Pesquisa História do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Brasil.

Leia mais:  Feira Cuiab’Art começa neste sábado no Museu do Rio com música e atrações

Andrea Rosana Fetzner

Professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio realizou  estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Andrea Rosa Fetzner foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado/PPGEDU (2015-2018), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo – GEPAC (CNPq); Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2012-2014 e 2015-2018), Membro do Corpo Editorial das publicações Educação em Destaque, Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA e Raízes e Rumos. Organizadora da Coletânea Ciclos em Revista (WAK Editora). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2007, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (UNISINOS) em 1999 e licenciada em Ciências Sociais pela mesma Universidade (1991). Orienta pesquisas nos temas, ciclos de formação, metodologias de planejamento dialógico, currículo e interculturalidade, planejamento escolar e avaliação emancipatória. 

Serviço

III Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: Integrando Saberes

Data: 29 a 31 de julho

Horário: 07:30 às 21:30, no dia 29; das 07:30h as 18h no dia 30 e das 07:30h às 21h, no dia 31

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso 

Programação do dia 29/07

(Obs: A assessoria de imprensa Leandro Karnal comunicou que a palestra não será aberta para imagens e entrevistas)

Matutino

07:30h – Credenciamento

08:30h – Abertura oficial do evento

09:30h – Palestra Magna 1 – Tema: A Escola Contemporânea e os desafios da humanização dos conhecimentos

Palestrante: Prof. Dr. Leandro Karnal

Vespertino

13:00h – Credenciamento

14:00h – Palestra Magna 2 – Tema: Transições da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o Processo de Alfabetização

Leia mais:  Prefeitura apoia campanha do Dia Mundial do Rim com disponibilização de exames

Palestrante: Profª. Drª. Barbara Cortella (UFMT)

14:00h – Palestra Magna 3 – Tema: Aprendizagem nos Ciclos de Formação Humana

Palestrante: Profª. Drª. Andréa Rosana Fetzner (UFRJ)

Noturno

18:00h – GT1 – Tema: Os Impactos Ambientais nos 300 anos da história de Cuiabá – Planejamento

– Profª. Mª. Edilaine Maria Mendes – EMEB Profª. Francisca de Arruda Martins

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.

Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).

O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.

A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.

Leia mais:  Prefeitura apoia campanha do Dia Mundial do Rim com disponibilização de exames

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de Samir Maluf

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento do Sr. Samir Maluf, aos 94 anos, ocorrido neste domingo, 16 de março de 2025, por causas naturais, em um hospital particular de Cuiabá.

Fundador da Construtora e Incorporadora São Benedito, Samir Maluf deixa um legado de trabalho e dedicação, sendo uma figura de grande contribuição para o desenvolvimento de Cuiabá e Mato Grosso. Sua trajetória é marcada pelo espírito empreendedor, que inspirou gerações e consolidou uma das maiores empresas do setor da construção civil no estado.

Samir Maluf deixou o Líbano em 1954 e veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Em terras brasileiras conheceu Rosa Mutran (in memorian) e com ela teve os filhos Marcelo Benedito Maluf e Marcos Antônio Maluf, que herdaram do patriarca o espírito empreendedor e visionário, ampliando os negócios da família para a construção civil.

Na construção civil Samir Maluf começou os seus empreendimentos imobiliários com pequenas construções. Fazendo pequenas salas comerciais e condomínios residenciais. Sendo esta a base que mais tarde oportunizou o crescimento exponencial do Grupo São Benedito com seus filhos Marcelo Benedito e Marcos Antônio, tendo a frente também da empresa os netos do Sr. Samir, Leonardo, Omar, Amir, Mikhail, Tatiana e Natacha Maluf.

O velório será realizado na terça-feira, às 7h, na Capela Santa Rita. Em respeito à sua memória, a empresa decretou luto oficial de dois dias.

Neste momento de dor, o prefeito e a primeira-dama se solidarizam com familiares e amigos, desejando força e conforto a todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sine Cuiabá tem 40 vagas específicas para corretor de imóveis; veja salários
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana