conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre Influenza

Publicado

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Cuiabá (CIEVS/Cba) e a Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos (COVIDA) lançaram um alerta para esclarecimentos e orientações quanto às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente a Influenza. O aviso foi emitido após o CIEVS receber informações sobre um óbito por Influenza (gripe) de uma adolescente, residente no estado de São Paulo, participante de uma excursão turística na qual participaram alunos da rede privada de ensino de Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

A gripe (influenza sazonal) é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias. Propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e imunodeficiência) são mais vulneráveis ao vírus e suas complicações.

Sintomas

A gripe inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dores musculares, de garganta, de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas em estágio inicial são comuns a outras viroses que causam o resfriado e tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, durando de 3 a 5 dias após o desaparecimento da febre. Há a possibilidade de complicações graves como pneumonia e necessidade de internação hospitalar. 

Condutas preventivas gerais

  • ·          Observar as orientações quanto à vacinação (atenção especial para os grupos de risco);

    ·          Cobrir nariz e boca quando espirrar/tossir, higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e utilizar lenço descartável para higiene nasal;

    ·          Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

    ·          Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

    ·          Manter os ambientes bem ventilados e evitar sair de casa em período de transmissão (7 dias) da doença (ambientes fechados e/ou com aglomerações);

    ·          Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de SRAG/Influenza (distância mínima de 1 metro);

    ·          Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

    ·          Providenciar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre;

    ·          Gestantes, devido às mudanças no sistema imunológico, circulatório e pulmonar são mais propensas (grupo de risco) às complicações por Influenza e por isso a vacinação durante a gravidez protege a gestante, o feto e o bebê recém-nascido até os 6 meses.

    Caso apresente sintomas

    ·          Em creches e ambientes escolares, especialmente com crianças, proceder a higienização dos brinquedos com água e sabão e atentar para os cuidados preventivos gerais; 

    ·          Observar a atualização da situação vacinal; 

    ·          Os casos de tosse, febre e dor de garganta, devem ser informados aos pais, assim como o aumento do número de crianças com síndrome gripal ou absenteísmo pela mesma causa. A Secretaria Municipal de Saúde deve ser informada;

    ·          Afastamento do paciente, pelo menos 24 horas após o desaparecimento da febre, sem utilização de medicamentos.

    ·          Em caso de dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão assim como os sintomas de SRAG, os serviços de saúde devem ser procurados imediatamente, para notificação e atendimento. Todo caso de SRAG, deve ser imediatamente notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte da jovem Emilly Azevedo Sena

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.

Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).

O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.

A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte da jovem Emilly Azevedo Sena

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de Samir Maluf

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo falecimento do Sr. Samir Maluf, aos 94 anos, ocorrido neste domingo, 16 de março de 2025, por causas naturais, em um hospital particular de Cuiabá.

Fundador da Construtora e Incorporadora São Benedito, Samir Maluf deixa um legado de trabalho e dedicação, sendo uma figura de grande contribuição para o desenvolvimento de Cuiabá e Mato Grosso. Sua trajetória é marcada pelo espírito empreendedor, que inspirou gerações e consolidou uma das maiores empresas do setor da construção civil no estado.

Samir Maluf deixou o Líbano em 1954 e veio ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Em terras brasileiras conheceu Rosa Mutran (in memorian) e com ela teve os filhos Marcelo Benedito Maluf e Marcos Antônio Maluf, que herdaram do patriarca o espírito empreendedor e visionário, ampliando os negócios da família para a construção civil.

Na construção civil Samir Maluf começou os seus empreendimentos imobiliários com pequenas construções. Fazendo pequenas salas comerciais e condomínios residenciais. Sendo esta a base que mais tarde oportunizou o crescimento exponencial do Grupo São Benedito com seus filhos Marcelo Benedito e Marcos Antônio, tendo a frente também da empresa os netos do Sr. Samir, Leonardo, Omar, Amir, Mikhail, Tatiana e Natacha Maluf.

O velório será realizado na terça-feira, às 7h, na Capela Santa Rita. Em respeito à sua memória, a empresa decretou luto oficial de dois dias.

Neste momento de dor, o prefeito e a primeira-dama se solidarizam com familiares e amigos, desejando força e conforto a todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Feira Cuiab’Art começa neste sábado no Museu do Rio com música e atrações
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana