Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Rondonópolis receberá 30 mil doses de vacinas H1N1, anuncia Delegado Claudinei

Publicado

Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) anunciou o aguardo, pelo município, das 30 mil doses de vacinas para o combate ao vírus da gripe H1N1 que integra o vírus influenza tipo A. Elas serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, nos próximos dias, à cidade de Rondonópolis (MT).

Com dois casos com vítimas da H1N1 registrados no mês passado, o parlamentar apresentou a indicação de número 2.435/2019, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), para a manutenção e o aumento de estoques das vacinas para o devido atendimento à saúde pública.

“O Ministério da Saúde anunciou e confirmou o envio das doses e é uma notícia boa para a população de Rondonópolis. A preocupação foi imensa que mobilizou as forças políticas da bancada federal, deputados e senadores, para solucionar essa situação. Foi um alívio termos recebido essa informação, ainda mais do nosso ministro Luiz Mandetta”, comenta Delegado Claudinei.

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis vai estabelecer um cronograma de vacinação quando as doses chegarem ao município. A distribuição será feita em etapas, sendo a primeira para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, aos agentes das forças de segurança e acadêmicos que fazem estágio obrigatório nas unidades de saúde. Já a segunda etapa será aberta para a população em geral.

A vacinação é a melhor estratégia para prevenção da gripe H1N1. Um dos sintomas apresentados pelo H1N1 é febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. É importante se atentar ao manter contato direto com pessoas infectadas, pois a transmissão ocorre da mesma forma de uma gripe comum. Outras medidas preventivas são lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, realizar uma boa alimentação, consumir bastante água e evitar locais fechados com aglomerado de pessoas.

Leia mais:  Assembleia Legislativa prorroga inscrições para o 1º Prêmio ALMT de Jornalismo

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Juca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) manifestou solidariedade à colega parlamentar Janaina Riva (MDB), que foi vítima de importunação sexual e ofensas de cunho misógino por parte de um servidor comissionado da Prefeitura de Rondonópolis. O caso foi denunciado pela deputada à Polícia Civil e ao Ministério Público de Mato Grosso.

Juca do Guaraná classificou o episódio como “inadmissível e vergonhoso”, reforçando a necessidade de tolerância zero com qualquer forma de violência, desrespeito ou assédio contra mulheres, especialmente aquelas que exercem cargos públicos e enfrentam ataques em razão de sua atuação política.

“Minha total solidariedade à deputada Janaina Riva. Nenhuma mulher deve ser alvo de agressões, intimidações ou ofensas. O ataque à deputada é também um ataque a todas as mulheres que lutam por espaço e representatividade. Precisamos combater esse tipo de comportamento com rigor e respeito às leis”, declarou o parlamentar.

O deputado destacou ainda que o caso expõe um problema estrutural da sociedade, que ainda naturaliza a violência política de gênero e tenta silenciar mulheres em posições de liderança.

“Como homem público, entendo que temos o dever de dar o exemplo e agir com respeito. A política precisa ser um ambiente seguro, justo e digno para todos. Violência e misoginia não podem ter espaço em nossa sociedade”, completou Juca.

O parlamentar também parabenizou a deputada pela coragem de tornar o caso público e de incentivar outras mulheres a denunciarem abusos.

“Janaina fez o que deve ser feito e não se calou. Que sua atitude inspire outras mulheres a buscar justiça e a não aceitar o desrespeito como algo normal”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Reunião da CCJR tem presença inédita do presidente do TJMT e desembargadores
Continue lendo

POLÍTICA MT

Nota à Imprensa

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Mesa Diretora, informa que adotou as medidas cabíveis para garantir total suporte à deputada estadual Janaina Riva (MDB), que foi vítima de assédio e importunação sexual pela internet.

Segundo o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), a Procuradoria-Geral do Parlamento estadual está acompanhando o caso de perto e não medirá esforços para que o autor do áudio que cita a parlamentar de forma ofensiva e desrespeitosa seja devidamente responsabilizado.

A Assembleia Legislativa manifesta solidariedade e apoio irrestrito à deputada Janaina Riva e reafirma seu repúdio a toda forma de violência, discriminação e desrespeito contra as mulheres, bem como o compromisso permanente com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de violência de gênero.

A instituição reitera sua confiança na Justiça e seguirá acompanhando o caso com atenção e rigor até sua conclusão.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Lúdio propõe 12 emendas para corrigir Passaporte Verde e garantir fiscalização do Indea e da Sema
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana