Alunos das turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada no município de Sapezal (a 480 quilômetros de Cuiabá), participaram de uma aula de Filosofia com a temática “Cultura e a Linguagem”. Foram abordadas diferentes culturas regionais do Brasil e do mundo. Nas apresentações, os alunos destacaram os costumes, os trajes e as comidas típicas de cada região.
Conforme destacou a professora de Filosofia Jacqueline Oliveira, a realização desse evento busca levar os alunos a conhecerem diferentes culturas para que construam novos olhares e compreendam melhor a diferença do outro e a sua própria identidade. “Conhecendo novas culturas nos tornamos mais empáticos com as diferenças que se apresentam, nos ajudando a compreender as adversidades e desmistificando velhos preconceitos contra o outro. O objetivo do projeto é justamente isso, fazer os alunos entenderem que todos somos iguais nas nossas diferenças”, explicou.
Também participaram do evento alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sapezal, que apresentaram uma dança que valoriza a cultura indígena mato-grossense, e os alunos do projeto Educação e Arte (Educarte), modalidade dança, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
“O projeto Educarte visa desenvolver a cultura corporal como instrumento de transdisciplinaridade e inclusão, além de despertar no aluno o talento artístico, existente em cada um”, explicou o coordenador do projeto, professor Marcelo Moraes. “O evento foi um momento riquíssimo, no qual os alunos surpreenderam a todos com a apresentação de rituais de danças de regiões do Brasil e de outros países, como a África, Itália e México”, completou.
Os alunos deste projeto abrilhantaram trazendo danças da cultura pop americana. Esse evento foi promovido pelos alunos que estudam nos primeiros anos do ensino médio sob a orientação da professora Jacqueline Oliveira, que sendo questionada sob a importância da realização dessa atividade diferenciada com seus alunos, afirmou
A Escola Estadual Francisco Salazar, localizada no município de Jauru (a 425 quilômetros a oeste da Capital), encerrou o primeiro semestre letivo de 2019 com uma confraternização, que envolveu a comunidade escolar em um trabalho com a temática da cultura local.
O evento, conforme destacou a diretora Maria do Pilar Filho, teve comidas típicas, como pipoca, canjicão, canjiquinha, amendoim, bolo de fubá e suco de fruta. “Os professores ensaiaram com alunos danças culturais, que foram apresentadas aos convidados com muito charme e elegância do povo sertanejo”, explicou.
Para a apresentação musical, a quadra da escola foi decorada com objetos característicos e outros materiais confeccionados pela equipe gestora e demais profissionais da educação.
A diretora ressalta que a escola contou com apoio e parceria da comunidade e de comerciantes locais. “Jauru é uma cidade pequena, com base econômica pautada na pecuária leiteira e de corte e essa é a origem dos alunos, pais e funcionários. Sendo assim, a escola propõe em seu Projeto Político Pedagógico a valorização da cultura local, que inclui costumes e comidas típicas dos moradores da cidade”.
A escola Francisco Salazar funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo 420 alunos matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alcançou mais de 50 mil pessoas em 25 municípios durante as 363 ações educativas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2025 em prol de um trânsito mais seguro em Mato Grosso.
Um dos destaques do semestre foi a Campanha Maio Amarelo, que atingiu 33.823 pessoas com diversas ações no estado durante todo o mês de maio.
Além disso, de janeiro a junho, foram 12.337 atendimentos nas 201 palestras com orientações sobre diversos temas relacionados ao trânsito, dentro do Projeto de Ações Educativas de Trânsito nas Escolas, envolvendo alunos, professores, pais e responsáveis em escolas públicas e privadas do Estado.
A Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito também atendeu 3.536 pessoas pelo Projeto Ações Integradas, com parceria das demais forças de segurança pública e sociedade civil, sendo mais 4.801 atendimentos com apoio também das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior.
Foram realizados 38 Pit Stop educativo, abordando condutores, pedestres com mensagens reforçando temas como normas de trânsito e condutas seguras para trafegar nas vias; além de 87 abordagens a cidadãos; 15 edições do projeto Amigo da Rodada em bares e restaurantes, levando informações sobre as consequências de dirigir sob efeito de álcool e 10 visitas técnicas.
As ações aconteceram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Alto Garças, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Jauru, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Rondonópolis, Salto do Céu, Santa Rita do Trivellato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Tangará da Serra.
Segundo a coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, o saldo do 1º semestre reflete o comprometimento das equipes e o fortalecimento das parcerias institucionais na construção de uma cultura de paz no trânsito.
“Mais que números, cada pessoa alcançada representa uma oportunidade de transformar comportamentos e salvar vidas. As ações educativas promovidas pelo Detran estão cada vez mais próximas da população, levando informação de forma acessível, acolhedora e estratégica. Seguimos firmes no propósito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito em todo o território mato-grossense”, enfatizou.
A Diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, destacou que os resultados do primeiro semestre reforçam a importância da educação como ferramenta estratégica de transformação no trânsito.
“Cada ação realizada, cada abordagem feita, é uma semente plantada na construção de uma convivência mais segura e respeitosa nas vias. Nosso compromisso é contínuo para garantir que a população mato-grossense seja cada vez mais orientada, consciente e protagonista na preservação de vidas. A educação é o caminho para um trânsito mais humano e responsável, e seguimos firmes nesse propósito”, disse.
O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, reforça que uma das prioridades da atual gestão é atuar na prevenção aos sinistros de trânsito, e a educação é um pilar essencial nesse processo de construção de um trânsito mais seguro em Mato Grosso.
A equipe técnica do programa Saúde Digital MT, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, de terça a quinta-feira (8 a 10.7), no Escritório Regional de Saúde (ERS) de Barra do Garças, uma capacitação para os dez municípios que compõem a região Garças Araguaia e para os profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (Dsei Xavante).
O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, e sete serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X e exames point of care (aparelhos que fornecem resultado imediato).
Segundo o assessor das políticas de Saúde Digital da SES, Diógenes Marcondes, a Secretaria já capacitou 43 municípios desde maio e, até o final de julho, serão treinados os profissionais de mais 36 cidades.
“Todos os 142 municípios de Mato Grosso estarão aptos no final de setembro para a utilização das funcionalidades do Saúde Digital MT, que permite que especialistas, mesmo a centenas de quilômetros de distância, realizem consultas e emitam diagnósticos. Isso vai significar um avanço muito grande para a assistência de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.
De acordo com a gestora de Saúde Digital MT, Vânia Berti, que coordenou a capacitação, os profissionais ficaram agradecidos de aprenderem a usar a ferramenta que trará tantos benefícios aos pacientes do interior do Estado e da zona rural.
“Eles vislumbraram uma oportunidade gigante para melhorar a Saúde Pública, principalmente em lugares mais remotos e com poucos recursos”, contou.
Vânia disse que foram três dias intensos de muito aprendizado e debate, e que está sendo muito gratificante levar essas facilidades de acesso à saúde a diversas regiões de Mato Grosso.
“Poder ouvir os depoimentos desses profissionais sobre as dificuldades enfrentadas e, na sequência, ver o brilho nos olhos deles com esperança de dias melhores, pois agora conseguirão ofertar saúde pública de qualidade a esses cidadãos que já sofreram tanto para ter acesso a um atendimento especializado”, acrescentou.
Na terça-feira (8), o treinamento foi voltado a 34 profissionais de saúde do Dsei Xavante. “No início estavam um pouco assustados com a tecnologia, mas no decorrer da capacitação, quando perceberam a quantidade de ofertas que disponibilizamos e o quanto a Saúde Digital pode melhorar a saúde indígena, ficaram animados para iniciar a utilização. Depois, eles relataram que o sistema é bem intuitivo e conseguirão manusear com facilidade”, explicou.
Na quarta-feira (9), foram capacitados os profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios. A equipe do programa Saúde Digital MT apresentou todas as ofertas do portfólio e a maneira de solicitar o uso para começar os atendimentos dos pacientes.
Os coordenadores de Atenção Primária à Saúde dos dez municípios aprenderam a utilizar o “Perfil Admin”, onde poderão cadastrar os servidores e acompanhar todos os atendimentos realizados, podendo ter indicadores como quantidade e qualidade do serviço e o tempo utilizado por cada profissional.
Foram capacitados profissionais de Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Saiba mais sobre o programa
O programa Saúde Digital MT realizou 459.378 telediagnósticos, 2.968 teleconsultorias e 10.159 teleinterconsultas entre 2018 e junho de 2025, pelo SUS.
Os atendimentos possibilitaram uma economia estimada em aproximadamente R$ 251 milhões aos cofres públicos. Além disso, os pacientes atendidos pelo programa pouparam um deslocamento de cerca de 273 milhões de quilômetros por meio da assistência digital, o que possibilita mais comodidade ao usuário.
Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária podem sanar dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto e a teleinterconsulta é uma modalidade de consulta triangulada por vídeo, em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.