conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Projeto ‘Amigas Empreendedoras’ ganha parceria do Banco do Brasil para microempreendedor individual

Publicado

Com expectativa de atender cerca 5 mil mulheres com linhas de crédito para abertura do negócio próprio, a prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou na apresentação dos trabalhos do primeiro semestre do ano do projeto “Amigas Empreendedoras”, a proposta do Banco do Brasil para aquisição de linhas de crédito para empreendedorismo. O anúncio foi feito na abertura da solenidade de sexta-feira (28), no Várzea Grande Shopping.  O projeto social é voltado ao empoderamento feminino e incremento da renda doméstica, a parceria com a instituição bancária oferecerá qualificação, orientações, assessoria e consultoria sobre o programa “Micro e Pequeno Empreendedor”, que dispõe de empréstimo para fomento a pequenos negócios próprios.

“O empoderamento feminino, basicamente, se refere a dar poder para mulheres e cada mulher assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade de Várzea Grande. Empoderar é enaltecer, colocar uma mulher no degrau de cima, contribuir para que conquistem seus espaços, seus sonhos, seja pessoal e/ou financeiro. Nada menos que enaltecer a si mesma, essa é a missão basilar do projeto ‘Amigas Empreendedoras'”, pontua a prefeita.

“Hoje, estamos lançando essa ferramenta financeira que busca construir um ambiente de desenvolvimento e oportunidades para as mulheres várzea-grandenses. Quero aproveitar para reafirmar o compromisso do nosso governo com as mulheres, não só por meio dessas iniciativas, mas também de diversas outras agendas que são importantes e estratégicas que já estamos trabalhando e executando com a finalidade de promover bem estar e qualidade de vida com excelência aos munícipes”, informou a prefeita Lucimar.

Conforme a prefeita a parceria com Banco do Brasil vem fortalecer as políticas públicas de assistência social e economia doméstica do projeto. “Empoderar é retomar poder. E pode ter controle da própria vida, definir metas, adquirir habilidades e agir. Ao tomarmos o poder, nos tornamos nossas próprias ativistas. Empoderadas, protegemos umas às outras e evoluímos junto a sociedade. A prefeitura possui várias parcerias junto ao Banco do Brasil para obras estruturantes na cidade, e agora com a nova parceria as mulheres do projeto poderão consultar a instituição financeira, para melhorar seus negócios e ingressar ao micro empreendedorismo ”, frisou.

Leia mais:  Prefeitura disponibiliza espaço online e número de WhatsApp para emissão de boleto do IPTU

A gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, Desire Monteiro dos Santos explicou que a linha de crédito disponível para este segmento é uma ferramenta de combate à pobreza no mundo todo nas últimas décadas.

“A disponibilidade e a ampliação do acesso ao crédito tem se constituído como uma via democrática de fomento à inclusão social através da geração de trabalho e renda. Os empréstimos realizados têm demonstrado efeitos benéficos sobre as comunidades de baixa renda, especialmente em relação às mulheres, pelo desencadeamento de um processo de empoderamento com efeitos em sua capacidade de auferir renda, melhorar sua autoestima e ampliar sua participação em espaços de tomada de decisão”, destacou a gerente de Relacionamento do Banco do Brasil.

Em sua 8ª edição, o projeto executado em 75 bairros de Várzea Grande, já contemplou diretamente 5 mil mulheres. De acordo com a secretária de Assistência Social, Flávia Omar o projeto incentiva o empoderamento e a geração de renda pelas mulheres a partir das aptidões e talentos pessoais que são despertados nas oficinas profissionalizantes. “Para as mulheres isso é muito importante. Muitas têm habilidades, mas não tem recursos para dar início aos seus projetos. Uma mulher que tem uma confecção, por exemplo, poderá aprender mais sobre empreendedorismo no projeto, e agora com essa nova ferramenta que é a linha de crédito para dar seguimento ao seu trabalho”, disse.

A servidora pública, Gonçalina Guia, moradora do bairro Vila Arthur, está entre uma das interessadas e beneficiadas pela linha de crédito. Integrante do projeto ela já trabalha a possibilidade de montar seu próprio negócio e ressalta a importância da liberação de recursos pelo Banco do Brasil. “Com essa oportunidade de empréstimo, vou poder melhorar meus equipamentos e expandir meu negócio, que está indo bem por sinal”, disse.

Leia mais:  Educação e TJMT renovam parceria para atuação em Várzea Grande

O projeto “Amigas Empreendedoras” oferece cursos nas modalidades de crochê, bordado em chinelo, cabeleireiro, artes, culinária, corte e costura, pintura em tecido, bordados diversos, biscuit e design de sobrancelha. A apresentação dos trabalhos do 1° semestre de 2019, foi uma solenidade especial, em clima de festa ‘Junina’, exposição dos artesanatos, apresentação quadrilha São João, momento “Amiga Star”, momento homenagem “Minha casa é um destaque”.

Participaram da solenidade também a diretora de Marketing do Várzea Grande Shopping, Michele Machado; esposa do vice-prefeito, Karol Hazama; secretária-adjunta de Estado de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Rosineide Porcinato da Silva; subsecretária de Assistência Social, Vanessa Navarro e o vereador Ícaro Reveles.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado

Publicado

Solução definitiva demanda investimento na ordem de R$ 10 milhões

Prestes a completar 37 anos, o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), já passou por inúmeras reformas, porém, um dos problemas que ainda persiste, é com relação ao telhado, que precisa ser trocado por inteiro, e essa obras demanda alto investimento para uma solução definitiva, que impeça novos alagamentos, como o ocorrido ontem (16), quando choveu mais de 33 milímetros na cidade.

“Desde que assumimos a pasta, e com o apoio total da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, conseguimos implementar várias mudanças no local, melhorando a funcionalidade e o atendimento médico no Pronto-Socorro. Essas melhorias estão sendo sentidas pela população e pelos pacientes que utilizam o SUS, mas reconhecemos que ainda temos um longo caminho pela frente, a exemplo da troca total de todo o telhado do PS que necessita de um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Estamos em busca desses recursos para que possamos resolver essa questão em definitivo”, informou a secretária de Saúde, Deisi Bocalon.

Conforme a titular da pasta será encaminhado ao Ministério da Saúde um ofício destacando essa necessidade. “Recebemos recentemente a visita de técnicos do governo federal que constataram essa realidade. No dia em que vieram conhecer a estrutura do Pronto-Socorro, eles chegaram bem na hora da chuva e comprovaram in loco, as condições do local, que necessita dessa melhoria”, informou.

A gestora disse ainda que o local vem recebendo a visita de vários parlamentares e que todas as necessidades existentes no local estão sendo discutidas para busca de emendas que possam melhorar ainda mais as condições do local.

Leia mais:  Manutenção nas ETAs I e III altera abastecimento nesta sexta-feira

EM 70 DIAS – A secretária lembra que nestes dois meses e meio de gestão várias obras de infraestrutura já foram realizadas, a exemplo da reforma de salas de enfermarias que se encontravam sem condições de uso. “A conclusão da obra possibilitou a abertura de duas novas salas de enfermaria diminuindo de forma considerável, a lotação nos corredores da unidade. Também fizemos a adesão ao programa ‘Fila Zero’, que vai diminuir a demanda por cirurgias de alta complexidade, cujos pacientes aguardam na fila de espera por mais de dois anos e, também a aquisição de insumos e equipamentos. Estamos empenhados em melhorar ainda mais o local, mas precisamos da ajuda do governo do estado, do Ministério da Saúde e de nossos parlamentares no sentido de disponibilizar recursos, por meio de emendas, que possam ajudar nesta melhoria, que é uma das questões que neste momento, se faz necessária”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura disponibiliza espaço online e número de WhatsApp para emissão de boleto do IPTU

Publicado

O contato de WhatsApp para emissão do boleto é (65) 98459-8124, o telefone só aceita mensagens de texto, não atende ligação e nem áudios

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Gestão Fazendária, disponibiliza espaço online no site institucional e número de WhatsApp para emissão do boleto do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O IPTU poderá ser pago com até 20% de desconto em cota única para as pessoas que estão em dia com o município.

O contato de WhatsApp para emissão do boleto é (65) 98459-8124. “Sabemos que muitos munícipes não têm tempo para vir até aos pontos de atendimento presencial, além de outros que contém dificuldades de mobilidade. Então, decidimos disponibilizar esses atendimentos virtuais que podem ser feitos em casa ou em qualquer outro lugar”, argumenta o secretário de Gestão Fazendária, José Francisco Mazzuco Júnior.

O secretário também destaca que os pagamentos podem ser feitos sem boletos nas casas lotéricas, apenas com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). “Nossa missão é facilitar a vida dos munícipes, além disso todas as ações também devem fazer a fila presencial diminuir agilizando o atendimento presencial”, disse.

De forma presencial, os atendimentos são feitos no Paço Municipal e no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

OUTRAS FACILIDADES – Conforme o edital de lançamento, o IPTU poderá ser pago com até 20% de desconto em cota única para as pessoas que estão em dia com Município. O contribuinte pode ainda optar pelo parcelamento, mas sem descontos, em até oito vezes. Em qualquer das opções, o vencimento ocorre no dia 11 de abril.

Leia mais:  Prefeita destaca luta feminina e anuncia novas políticas públicas em Sessão Solene do Título "Sarita Baracat" 

A secretaria de Gestão Fazendária destaca que a quantidade de parcelas do IPTU 2025 depende do valor do tributo, já que cada uma delas deve ser maior que duas unidades de Unidade de Padrão Fiscal (UPF), cada UPF é R$ 40,65.

REFIS – A adesão do Refis poderá ser feita até o dia 10 de abril e permite que os cidadãos e as empresas quitem seus débitos com o Município com até 95% de desconto sobre juros e multas em cota única ou de forma parcelada em até 60 vezes e com direito a até 80% de desconto sobre multas e juros.

Os munícipes ainda podem aderir ao programa de Recuperação Fiscal até o dia 10 de abril para ficar em dia com o Fisco e ainda usufruir do desconto no IPTU.

“O Refis é uma grande oportunidade para os várzea-grandenses estarem com as contas totalmente quitadas junto ao Fisco municipal com até 95% de descontos sobre multas e juros. Com as contas em dia, os munícipes podem garantir descontos no IPTU, além de outras vantagens e benefícios”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana