Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura participa de mutirão social que atendeu mais de 1,5 mil pessoas no Novo Colorado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá apoiou o projeto “Ação MT 300 Anos”, realizado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, no último sábado (13), que atendeu mais de 1,5 mil pessoas da região. 

A ação faz parte do projeto da Associação de Mulheres Empreendedoras do Estado de Mato Grosso (Arvend), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e várias entidades para a prestação de serviços junto à centenas de famílias expostas a riscos sociais e vulnerabilidade.

Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os serviços ofertados pelo Município são levados aos bairros mais distantes para atender a população mais carente.   

Os moradores da região contaram com serviços e informações de diferentes entidades: Defensoria Pública, agentes do Zoonoses, representantes da empresa Águas Cuiabá, Polícia Comunitária, cadastro do Bolsa Família, Secretaria de Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Saúde, Procon Municipal, Energisa, Avaliação médica e psicológica, corte de cabelo, bazar dentre outros serviços oferecidos gratuitamente para a população.

Coordenado pelo assessor especial da Prefeitura, Ralf Leite, a ideia de realizar esse mutirão, surgiu depois de um estudo criterioso, onde foram detectados quais eram as principais necessidades dos moradores daquela região. Dentro desse demanda, foi em busca das parcerias que culminaram com um grande número de parceiros que levaram variedades em serviços e atendimentos aos moradores.

“Após esse estudo, fomos em busca de parceiros para a realização da ação, batemos de porta em porta, fizemos o convite, explicamos como seria o mutirão e que gostaríamos de certa forma contribuir com aquela região, devido ao resultado do estudo. Fomos bem recebidos pelos parceiros e fechamos a parceria, o que culminou na realização dessa primeira ação”, pontuou Ralf.

Leia mais:  Operação Raio de Ordem apreende motocicletas e aplica multas por excesso de ruído em Cuiabá

Uma das beneficiadas pela ação foi a Rafaela Macedo, que estava com problemas no benefício que recebe da filha pequena e quando ficou sabendo que no colégio iria acontecer e a ação, aproveitou para tirar todas as dúvidas e ficou satisfeita com os atendimentos. “Como estou desempregada e não tinha dinheiro para o ônibus, esta ação me ajudou muito, porque não precisei ir até o centro para resolver minha situação, resolvi aqui no bairro mesmo’’, ressaltou Rafaela.

“A expectativa é que outras ações como essa sejam realizadas uma vez por mês ou uma vez por semana nos bairros mais carentes. Tivemos a oportunidade de ver a satisfação dos moradores que passaram pela escola em ver sua situação resolvida”, frisou o coordenador.

Para Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Colorado, esta iniciativa mostra que ainda existem pessoas que se preocupam com os bairros mais carentes. Ela destaca que é moradora do bairro há 15 anos e foram poucas vezes que aconteceram ações como esta. “Só posso agradecer por terem olhado pelo nosso bairro e feito esta parceria, que trouxe tantos serviços pra perto de nós’’, afirma Maria. 

A ação contou com a colaboração de mais de 150 pessoas trabalhando voluntariamente no mutirão. 

(Com informações do site Página News)

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Antiga escola no Goiabeiras será nova sede do CEIC José Nicolau Pinto

Publicado

A antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras, que acomodava a Casa dos Conselhos da Educação, passará a sediar o CEIC José Nicolau Pinto, que atualmente ocupa um prédio alugado, na Rua Barão de Melgaço, no Porto. Com sede em prédio próprio, a unidade recebe adequações estruturais que irão atender as crianças de forma permanente. Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, vistoriou o andamento das obras e acompanhou de perto os serviços que estão sendo executados.

Durante a visita, o secretário reforçou a necessidade de dar celeridade às adequações, para que a transferência das crianças possa ser efetivada até o início de setembro. As obras consistem na instalação de uma cozinha, já que nas dependências há apenas uma copa, na adequação dos banheiros para crianças e na retirada de algumas divisórias das salas, para torná-las mais amplas. Atualmente, o CEIC José Nicolau Pinto atende 95 crianças, com idades entre 1 e 3 anos.

Segundo o secretário, a visita teve a finalidade de verificar o cumprimento do cronograma e alinhar as providências necessárias para a conclusão dos serviços, considerando a urgência de oferecer um espaço melhor para as crianças e a comunidade escolar, além de atender a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que acompanha a situação.

As intervenções em andamento no novo espaço contemplam os ajustes necessários para assegurar condições apropriadas para o acolhimento das crianças da primeira infância, bem como da equipe responsável pelo funcionamento das atividades.

PRÉDIOS PRÓPRIOS

A Casa dos Conselhos da Educação retorna para seu endereço de origem, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, que também foi totalmente reformado. Com a mudança, o CEIC José Nicolau Pinto passa a funcionar em prédio próprio, situação que não era contemplada desde sua criação, em 2008.

Leia mais:  Defesa Civil alerta para calor de até 40°C e umidade abaixo de 20% em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Dia D de Multivacinação terá 72 unidades abertas em Cuiabá; confira os endereços por região

Publicado

A população de Cuiabá terá 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) mobilizadas no Dia D da Multivacinação, marcado para o próximo sábado (22). A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação 2026 e será uma oportunidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos conferirem a caderneta e colocarem as vacinas em dia.

Para facilitar o acesso da população, as unidades estão distribuídas pelas regiões Leste, Norte, Oeste e Sul, além da zona rural de Cuiabá. Também haverá atendimento itinerante pelo Projeto AMOR.

A orientação é que os moradores procurem a unidade mais próxima de casa e levem documento com foto, Cartão SUS e caderneta de vacinação, para que a equipe de saúde possa verificar quais doses estão pendentes.

CONFIRA OS ENDEREÇOS

LESTE
• USF Dr. Fábio: Rua Sapezal
• USF Planalto: Rua Neblina
• USF Grande Terceiro: Av. Rio Pirain, 780
• USF Areão: Av. Des. Antônio Quirino de Araújo
• USF Pico do Amor: Rua Capitão Ipora
• USF Campo Velho: Av. Presidente Médici, nº 515
• USF Pedregal 1 e 2: Rua Taiamã
• USF Jardim Imperial: Rua Goiaba
• USF Ana Poupina: Rua Carmindo de Campos
• USF Terra Nova: Av. Senegal
• USF Altos da Serra: Rua Rui Barbosa
• USF Eldorado: Rua Um
• USF Baú/Lixeira: Rua Professor João Félix
• USF Bela Vista/Carumbé: Av. Átomo Canavarros
• USF Leblon: Rua Militar
• USF Novo Horizonte: Av. Brasília
• USF Novo Mato Grosso: Rua Andradina
• USF Praeiro: Rua Piraim, 780
• USF Dom Aquino: Rua Irma Elvira Paris
• USF Renascer: Rua Rosário Oeste

NORTE
• USF Jardim Vitória 1: Av. Padre Ten Cate
• USF Umuarama/Altos da Glória: Rua 29
• USF Três Barras: Rua 29
• USF Clínica da Família CPA 1: Rua Óbidos
• USF Paiaguás: Avenida A
• USF Ouro Fino/Serra Dourada: Av. A1, 609
• USF Jardim Vitória 3: Av. Padre José Sem Cate
• USF Novo Paraíso I: Rua D, 46
• USF Novo Paraíso II: Rua Dante de Oliveira
• USF Jardim União/Florianópolis: Rua 19
• USF Ilza Terezinha Picolli: Rua K
• USF CPA 4: Av. Curió
• USF CPA III: Av. Ema, 245
• USF João Bosco Pinheiro: Av. Principal
• USF 1º de Março: Av. Maria Auxiliadora Grissolia Mendes

Leia mais:  Complexo Biocultural do Porto é opção de lazer para famílias aos fins de semana

OESTE
• USF Novo Terceiro: Av. Tapuã
• USF Despraiado: Av. Osvaldo da Silva Corrêa
• USF Cidade Verde: Rua Santa Luzia
• USF Santa Amália: Av. Tangará
• USF Ribeirão da Ponte: Rua Epitácio Amâncio da Fonseca
• USF Ribeirão do Lipa: Rua Orivaldo M. de Souza
• USF Jardim Independência: Av. São Sebastião
• USF Santa Isabel: Av. Agrícola Paes de Barros
• USF Jardim Araçá: Av. Tangará
• USF Quilombo: Rua Américo Salgado
• USF Cidade Alta: Av. Jornalista Alves de Oliveira
• USF Sucuri: Rua Mizael Rocha
• USF Novo Colorado 1: Rua Joaquim Louzada
• USF Alvorada: Rua Piratininga

SUL
• USF Jockey Club 1 e 2: Rua Notável
• USF Pedra 90 IV, V e VI: Av. Newton Rabello de Castro
• USF Jardim Industriário: Rua 20
• USF Osmar Cabral/Liberdade: Rua 1
• USF Parque Cuiabá: Rua D 04
• USF Santa Terezinha: Av. C
• USF Jardim Passaredo: Av. D
• USF Pedra 90 I, II e III: Av. Integração III
• USF CAIC: Av. Newton Rabello de Castro
• USF Cohab São Gonçalo: Av. B
• USF Nico Baracat: Avenida Principal
• UDF Parque Atalaia: Rua K, 32
• USF Nova Esperança: Trav. Petrônio José de Castro
• UBS Parque Ohara: Rua João de Barro, nº 04
• USF Residencial Coxipó I: Av. D
• USF Residencial Coxipó III: Rua Bakairi
• USF Tijucal: Av. Espigão
• USF Santa Laura: Rua F12
• USF Novo Millenium: Rua 02

ZONA RURAL
• USF Aguaçu: KM 55, Estrada da Guia
• USF Coxipó do Ouro: Linha 2
• USF Guia: Rua Vicente Figueiredo, 313
• USF Rio dos Peixes: Rodovia Emanuel Pinheiro, KM 23
• Projeto AMOR: atendimento itinerante

Leia mais:  Operação Raio de Ordem apreende motocicletas e aplica multas por excesso de ruído em Cuiabá

Durante o Dia D, serão disponibilizados os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa. A equipe de saúde fará a conferência da caderneta e indicará as doses necessárias.

A campanha nacional segue até 1º de setembro, mas o Dia D do próximo sábado concentra a mobilização nas unidades de saúde para ampliar o acesso da população à vacinação.

A ação ocorre ainda durante o Agosto Dourado, período dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As unidades também desenvolvem atividades de orientação para gestantes, mães, puérperas e familiares sobre a importância da amamentação.

A Prefeitura reforça a orientação para que os cuiabanos não deixem a atualização da vacinação para depois e aproveitem o sábado para verificar a situação da caderneta de toda a família.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana