conecte-se conosco


MATO GROSSO

Parceria entre Governo e entidades comunitárias beneficia 100 mil famílias

Publicado

Como forma de chegar mais perto da população que vive em situação de extrema pobreza, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, fizeram a entrega de cobertores às lideranças e representantes de entidades comunitárias de Cuiabá. A iniciativa faz parte do programa Aconchego, que beneficiou mais de 100 mil famílias carentes de Mato Grosso.

A primeira-dama do Estado ressaltou que todo o esforço concentrado para a aquisição desses cobertores teve uma atenção especial.

“Tudo o que procuro fazer é no sentido de oferecer um conforto para a população. Acredito que um bom trabalho acontece com a união de esforços e por isso convidei as lideranças comunitárias para me ajudarem nesta ação, pois eles estão na ponta, no dia a dia dos bairros e conhecem a realidade das famílias”. 

Entre as entidades beneficiadas destacam-se a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), União das Associações de Moradores de Bairros de Cuiabá (Ucamb), União Cuiabana de Clubes de Mães (UCCM), União de Clube de Mães do Coxipó (UniclubMãe) e a Associação Quilombo Abolição (ASQA). 

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, pontuou que o trabalho de distribuição dos cobertores foi realizado nos 141 municípios do Estado, beneficiando um terço da população que vive na extrema pobreza, com renda familiar de até R$ 89 por mês.

“Além do Aconchego, a Setasc está trabalhando para ajudar aqueles que mais precisam, com ações, como, por exemplo, cursos de qualificação, programas de inclusão social, entre outras iniciativas. Todas as ações são acompanhadas de perto pela primeira-dama Virginia Mendes”. 

Leia mais:  Polícia Civil prende líder de facção apontado como principal mandante de incêndios criminosos em Paranatinga

Heloisa Dorileo, representando os Clubes de Mães de Cuiabá, destacou o olhar de preocupação que a primeira-dama tem para com as crianças. Ela agradeceu todo o empenho do Governo em continuar atuando nas causas comunitárias.

“A primeira-dama está no caminho certo e sabemos que podemos contar com ela e com a secretária Rosamaria para a execução de ações em prol da comunidade”.

O secretário-adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Edio Martins, pontuou que a criação da Pasta foi um compromisso firmado e cumprido pelo governador Mauro Mendes e pela primeira-dama.

“Estamos empenhados em somar e atuar dentro das comunidades. O movimento comunitário tem voz e representatividade dentro do Governo, graças ao Mauro e a Virginia”, frisou Martins.

Socioeducativo

Além das entidades comunitárias, 160 cobertores também foram doados para atender jovens que cumprem medidas socioeducativas em oito unidades de internação de Mato Grosso.

“Só temos que agradecer por lembrar desses jovens em um programa tão importante que está sendo o Aconchego. É a primeira vez que isso acontece. Já não tínhamos a quem recorrer até saber que a primeira-dama iria nos incluir na iniciativa”, disse a secretária-adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Lenice Silva Barbosa.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Prefeituras têm até 30 de março para cadastrar terrenos públicos municipais no SER Família Habitação

Publicado

O prazo final para que as prefeituras cadastrem áreas públicas municipais no Programa SER Família Habitação se encerra em 30 de março. Os municípios interessados em firmar parceria com o Governo de Mato Grosso para a construção de moradias devem informar as áreas disponíveis à MT Participações e Projetos (MT Par), que atualmente opera o programa SER Família nas modalidades Entrada Facilitada e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O edital está disponível no site da empresa.

Liderado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o programa tem o objetivo de viabilizar 40 mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, até o final de 2026. Dessa forma, o cadastramento dos terrenos será uma ferramenta estratégica importante para a distribuição das obras e a expansão do programa.

De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, após o processo de cadastramento, o Governo de Mato Grosso e a prefeitura interessada firmarão um termo de compromisso para a construção das unidades habitacionais.

“Hoje, o déficit habitacional já está prejudicando o desenvolvimento de algumas cidades, pois os altos valores dos aluguéis e do custo de vida dificultam a atração de mão de obra. A valorização do setor imobiliário também impacta o projeto do governo, pois os terrenos ficam mais caros. Porém, com essa parceria, podemos ocupar os vazios urbanos e construir em áreas públicas municipais, tornando os imóveis ainda mais acessíveis para a população”, explica Santos.

Ele destaca ainda que diversos municípios já são parceiros do SER Família Habitação. Para este semestre, está prevista a entrega de mais de 2 mil casas, o que comprova o sucesso do modelo de parceria proposto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  "Sem o subsídio do Governo de MT, não seria possível adquirir uma casa com a renda que temos", afirma morador de Campos de Júlio
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação contra membros de facção em Barra do Bugres

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana