conecte-se conosco


MATO GROSSO

Operações retiram de circulação 44 quilos de drogas e armas de fogo

Publicado

Em operações integradas desencadeadas na última semana pela Secretaria de Segurança Pública em duas regiões do estado, foram retirados de circulação 44,3 quilos de entorpecentes e quatro armas de fogo, além de 40 mandados de busca e apreensões cumpridos. As operações foram realizadas em municípios da Baixada Cuiabana e Vale do São Lourenço nos dias 11 e 12 de julho.

Na Região Integrada de Segurança Pública de Cuiabá (Risp 1), policiais civis, militares e bombeiros realizaram varreduras e cumpriram 31 mandados de busca e apreensão, 15 pessoas foram conduzidas à prisão, três armas de fogo e cinco veículos foram apreendidos e 44 atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros. As ações da operação Reforço Integrado Baixada Cuiabana, com foco na repressão ao crime organizado, foram realizadas nas cidades de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Nobres e Rosário Oeste e contaram com 273 profissionais e apoio de 73 viaturas.

“Trabalhamos para concentrar esforços na atuação preventiva e repressiva em todo o estado, com foco na redução dos índices de violência em várias frentes, mas principalmente nos crimes contra a vida, roubo e furto. O engajamento dos nossos profissionais e das forças que compõem o Sistema de Segurança Pública se reflete nos números que obtivemos nas operações realizadas no primeiro semestre deste ano e continuaremos atuando para levar sensação de segurança à população”, ressalta o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Paulo Fortes.

Vale do São Lourenço

Nas cidades de Jaciara e Juscimeira, o efetivo que atuou na Operação Reforço Integrado Vale do São Lourenço (Risp 4) fez a apreensão de 43,190 quilos de drogas, além do cumprimento de nove mandados de busca e apreensão. Durante os dias da ação, 86 veículos foram abordados, sendo dois apreendidos por irregularidades; sete pessoas presas, 17 infrações de trânsito registradas e uma arma de fogo apreendida.

Leia mais:  Médicos da turma de especialização em hansenologia da Escola do Governo atendem 100 pacientes no Cermac

A apreensão de parte do entorpecente foi realizada após a polícia receber denúncia de que uma mulher que teria envolvimento com tráfico de drogas estava em um hotel em Juscimeira. Após checagem, policiais civis e militares chegaram ao quarto onde estava hospedada A.G.A.M, 18 anos, e com ela foram encontradas duas bolsas com 26 pacotes de maconha, totalizando 22 quilos. Durante a abordagem, a mulher informou pegou a droga em Rondonópolis, contudo, não informou o destino final do produto. Ela foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil.

Em Jaciara, policiais prenderam R.D.S, 38 anos, durante abordagem na BR-364. O homem estava em uma moto, trafegando em alta velocidade pela rodovia e não obedeceu à ordem de parada. Após ser seguido por várias viaturas, ele perdeu o controle do veículo e caiu próximo à passarela na entrada da cidade. Ao abordar o suspeito, os policiais encontraram uma bolsa amarrada na garupa da motocicleta, com 23 tabletes de substância análoga à maconha, que totalizaram 20,190 quilos. Ele disse que buscou o entorpecente na rodoviária de Rondonópolis e que a droga seria sua. R.D. foi encaminhado junto com a droga e a motocicleta para a Polícia Civil para registro da ocorrência.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Prefeituras têm até 30 de março para cadastrar terrenos públicos municipais no SER Família Habitação

Publicado

O prazo final para que as prefeituras cadastrem áreas públicas municipais no Programa SER Família Habitação se encerra em 30 de março. Os municípios interessados em firmar parceria com o Governo de Mato Grosso para a construção de moradias devem informar as áreas disponíveis à MT Participações e Projetos (MT Par), que atualmente opera o programa SER Família nas modalidades Entrada Facilitada e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O edital está disponível no site da empresa.

Liderado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o programa tem o objetivo de viabilizar 40 mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, até o final de 2026. Dessa forma, o cadastramento dos terrenos será uma ferramenta estratégica importante para a distribuição das obras e a expansão do programa.

De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, após o processo de cadastramento, o Governo de Mato Grosso e a prefeitura interessada firmarão um termo de compromisso para a construção das unidades habitacionais.

“Hoje, o déficit habitacional já está prejudicando o desenvolvimento de algumas cidades, pois os altos valores dos aluguéis e do custo de vida dificultam a atração de mão de obra. A valorização do setor imobiliário também impacta o projeto do governo, pois os terrenos ficam mais caros. Porém, com essa parceria, podemos ocupar os vazios urbanos e construir em áreas públicas municipais, tornando os imóveis ainda mais acessíveis para a população”, explica Santos.

Ele destaca ainda que diversos municípios já são parceiros do SER Família Habitação. Para este semestre, está prevista a entrega de mais de 2 mil casas, o que comprova o sucesso do modelo de parceria proposto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil cumpre 10 mandados contra autores de roubos em VG
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  Operação em área externa de penitenciária apreende quatro drones e evita entrada de 28 celulares

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana