conecte-se conosco


MATO GROSSO

Operação da Força Tática captura foragidos, apreende drogas e recupera bens roubados

Publicado

Em 12 horas, a operação ‘Tempestade de Raios’, deflagrada na tarde de sexta-feira (26.07), capturou foragidos da justiça, recuperou veículos roubados, combateu o tráfico de drogas e tirou armas de fogo de circulação.

O comandante da operação e da 20ª Companhia de Força Tática de Cuiabá, tenente-coronel Avelino Neto, destacou o sucesso da ação e reforçou que a Força Tática está preparada para atuar em todas as linhas de frente. “Fechamos a operação com as expectativas cumpridas. Tudo ocorreu de forma objetiva, para promover a sensação de segurança na sociedade”, disse.

Uma das ocorrências foi registrada no bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, onde dois homens roubaram um carro Hyundai e pertences de três vítimas.

Com base na informação sobre as características dos suspeitos, os policiais em diligências pelo bairro São João Del Rey viram G.R.S. (19), dirigindo o veículo roubado. Na abordagem, ele confessou a participação no crime e acrescentou que um adolescente de 16 anos o aguardava nas margens da BR-364, próximo a uma distribuidora. Os policiais foram até o local e encontraram o menor de idade em uma motocicleta. O jovem carregava uma porção de maconha e disse que a arma usada no crime estava em sua casa. Na residência do jovem foi encontrado o revólver calibre 38, com cinco munições.

Moto estava com adolescente de 16 anos que aguardava outro suspeito envolvido no roubo  Foto: PMMT

Os dois informaram aos PMs que trocariam o material roubado por drogas no bairro Nova Esperança. Os policiais foram até o imóvel apontado pelos suspeitos e encontraram V.M.F.V. (24), que ainda tentou correr, mas foi contido. Dentro da casa dele foram encontradas porções de maconha, balança, embalagens para drogas e dinheiro. Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia para as devidas providências.

Leia mais:  Força Tática prende três faccionados com drogas e arma de fogo em Matupá

Um foragido da Justiça foi capturado no bairro Parque Geórgia. Os policiais foram informados sobre a localização de um homem que estaria com mandado de prisão em aberto e encontraram D.R.O. (32). Ele estava com sua tornozeleira eletrônica desligada e andava pelas ruas do bairro tranquilamente, quando foi abordado e encaminhado à delegacia.

Já no residencial Francisca Loureiro Borba, a equipe da Força Tática fechou uma residência que comercializava drogas. Foram presos G.C.F. (24) e C.L.S.J. (41). Os policiais pegaram em flagrante o momento em que os dois negociavam entorpecentes. Antes da abordagem, um deles correu para dentro da casa. Com G.C.F. foram encontradas porções de maconha, caixas com papel de seda e dinheiro.

Dentro da casa foram achadas mais drogas, balança, rolos de plástico filme e dinheiro. Ambos foram encaminhados à delegacia.

Em Várzea Grande, no bairro Serra Dourada, os militares foram informados sobre a localização dos suspeitos de participação em um roubo ocorrido na segunda-feira (24.07). Quando chegaram no endereço apontado, dois homens tentaram fugir, mas acabaram contidos. Questionados, eles apontaram o local onde estava o simulacro de arma de fogo utilizado no crime. Dentro da casa o simulacro foi encontrado junto com um rádio comunicador sintonizado na frequência da PM e alguns materiais roubados.

Os dois descreveram como praticaram o crime e apontaram a participação de M.S.S., que seria de Cáceres e teria participado de outros cinco roubos em Várzea Grande. Os dois foram para a delegacia e os policiais seguem em busca do terceiro suspeito.

Ainda em Várzea Grande, no bairro Jardim Glória I, a equipe da Força Tática estava em patrulhamento quando observou atitude suspeita de C.G.A. (18) e A.L.M. (27), monitorados por tornozeleira eletrônica. Ambos fugiram da abordagem, correndo para dentro de uma casa.

Leia mais:  Médicos da turma de especialização em hansenologia da Escola do Governo atendem 100 pacientes no Cermac

Droga apreendida no bairro Jardim Gloria I, em Várzea Grande   Foto: PMMT

Com C.G.A. foram encontradas porções de maconha, que ele afirmou ter adquirido de A.L.M. Este acrescentou que teria outras porções de droga em casa. Foram encontrados dois tabletes de maconha no telhado, além de 42 porções de maconha no quintal. A droga seria vendida no bairro. Dentro da casa os policiais ainda encontraram balança, caderno de anotações de venda de entorpecente e dinheiro. Os suspeitos e o material foram encaminhados à delegacia.

Já no bairro São Matheus, F.A.V. (21) foi detido por tráfico de drogas e desobediência. Os militares estavam em patrulhamento quando solicitaram que o suspeito parasse sua moto. No entanto, ele seguiu em alta velocidade, inclusive pela contramão, dando início a uma perseguição. Na fuga, o jovem descartou um simulacro de arma de fogo e porções de maconha.

O suspeito finalmente foi parado e abordado. Os policiais foram com ele até sua residência, onde encontraram mais porções de maconha dentro do guarda-roupa, além de dinheiro.

‘Tempestade de Raios’

A operação Tempestade de Raios contou com a atuação de policiais da Força Tática de 15 Comandos Regionais da PM. Maiss de 25 viaturas foram empregadas na iniciativa.

O reforço no policiamento ostensivo fez parte do encerramento do Encontro Estadual sobre Patrulhamento Tático da PM, realizado na quinta e sexta-feira (26 e 27.07), no Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.

Durante os dias do encontro, cerca de 150 policiais militares da Força Tática participaram de palestras, aulas teóricas e de laboratório que reforçam a doutrina das condutas técnicas do policiamento tático, consolidando novas práticas de patrulhamento.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação para combater crimes de posse ilegal de armas e tráfico de drogas em Juscimeira

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Prefeituras têm até 30 de março para cadastrar terrenos públicos municipais no SER Família Habitação

Publicado

O prazo final para que as prefeituras cadastrem áreas públicas municipais no Programa SER Família Habitação se encerra em 30 de março. Os municípios interessados em firmar parceria com o Governo de Mato Grosso para a construção de moradias devem informar as áreas disponíveis à MT Participações e Projetos (MT Par), que atualmente opera o programa SER Família nas modalidades Entrada Facilitada e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O edital está disponível no site da empresa.

Liderado pela primeira-dama, Virginia Mendes, o programa tem o objetivo de viabilizar 40 mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, até o final de 2026. Dessa forma, o cadastramento dos terrenos será uma ferramenta estratégica importante para a distribuição das obras e a expansão do programa.

De acordo com o presidente da MT Par, Wener Santos, após o processo de cadastramento, o Governo de Mato Grosso e a prefeitura interessada firmarão um termo de compromisso para a construção das unidades habitacionais.

“Hoje, o déficit habitacional já está prejudicando o desenvolvimento de algumas cidades, pois os altos valores dos aluguéis e do custo de vida dificultam a atração de mão de obra. A valorização do setor imobiliário também impacta o projeto do governo, pois os terrenos ficam mais caros. Porém, com essa parceria, podemos ocupar os vazios urbanos e construir em áreas públicas municipais, tornando os imóveis ainda mais acessíveis para a população”, explica Santos.

Ele destaca ainda que diversos municípios já são parceiros do SER Família Habitação. Para este semestre, está prevista a entrega de mais de 2 mil casas, o que comprova o sucesso do modelo de parceria proposto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Militar prende membros de facção e apreende 100 porções de drogas
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação para combater crimes de posse ilegal de armas e tráfico de drogas em Juscimeira

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana