Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

MTI apoia realização de fórum para discutir tecnologia e inovação na Justiça

Publicado

A fim de colaborar com as discussões sobre Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação (TIC) no setor Judiciário, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) está apoiando a 7ª Edição do Fórum TIC na Justiça, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

O Fórum tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre especialistas em TIC, que irão discutir como a tecnologia pode auxiliar para que seja possível atingir as metas do biênio 2019 – 2020. Por essa razão, o evento é voltado prioritariamente para os servidores públicos – e a inscrição para este público é gratuita.

Podem participar os servidores dos Tribunais de Justiça Estaduais, Tribunais Federais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Contas dos Estados e da União, Tribunais Eleitorais, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunais Superiores, Diretores de TI, Presidentes e Membros dos Conselhos de informática das instituições, Procuradorias, Defensorias Públicas, Assessores de Tecnologia, Professores de Disciplinas de Direito da Informática e Escritórios de Advocacia.

A expectativa é de que 500 pessoas participem dos dois dias da 7ª Edição do Fórum TIC na Justiça, que vai contar com palestras e painéis com especialistas em TIC do mercado, Poder Judiciário e Ministério Público. Na ocasião também serão apresentados tendências e casos de gestão que vêm apoiando no processo de melhoria na prestação de serviços ao cidadão.

Além de participar da abertura oficial do evento, a MTI vai promover, em parceria com a RW3/Google, a palestra sobre “Google Cloud, Colaboração e a Contratação Direta”. De acordo com o diretor-presidente interino da MTI, Kleber Geraldino Ramos, será a oportunidade para explicar de que forma foi formalizada a parceria com a RW3/Google, bem como quais serviços são disponibilizados por meio dessa parceria.

Leia mais:  MP debate melhorias para Centro de Atendimento Socioeducativo

A parceria foi a primeira realizada com base na Lei das Estatais (n° 13.303/2016) em Mato Grosso e serão ofertados diversos serviços, como solução tecnológica em ambiente de computação em nuvem, de plataforma de comunicação, compartilhamento e colaboração.

“Vamos explicar essa parceria e a oferta de serviços que desenhamos juntos. É uma oportunidade para demonstrarmos que temos todas as condições de atender a qualquer um dos órgãos do Poder Judiciário”, disse.

Além de Cuiabá, o evento já foi realizado em anos anteriores nas cidades do Rio de Janeiro (2018), Campo Grande (2017), Aracaju (2016), Florianópolis (2015), Belo Horizonte (2014) e Porto Alegre (2013). Para saber mais da programação ou inscrever-se, clique aqui.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Detran alcança mais de 50 mil pessoas com ações educativas para um trânsito mais seguro em Mato Grosso

Publicado

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alcançou mais de 50 mil pessoas em 25 municípios durante as 363 ações educativas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2025 em prol de um trânsito mais seguro em Mato Grosso.

Um dos destaques do semestre foi a Campanha Maio Amarelo, que atingiu 33.823 pessoas com diversas ações no estado durante todo o mês de maio.

Além disso, de janeiro a junho, foram 12.337 atendimentos nas 201 palestras com orientações sobre diversos temas relacionados ao trânsito, dentro do Projeto de Ações Educativas de Trânsito nas Escolas, envolvendo alunos, professores, pais e responsáveis em escolas públicas e privadas do Estado.


A Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito também atendeu 3.536 pessoas pelo Projeto Ações Integradas, com parceria das demais forças de segurança pública e sociedade civil, sendo mais 4.801 atendimentos com apoio também das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior.

Foram realizados 38 Pit Stop educativo, abordando condutores, pedestres com mensagens reforçando temas como normas de trânsito e condutas seguras para trafegar nas vias; além de 87 abordagens a cidadãos; 15 edições do projeto Amigo da Rodada em bares e restaurantes, levando informações sobre as consequências de dirigir sob efeito de álcool e 10 visitas técnicas.


As ações aconteceram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Alto Garças, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Jauru, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Rondonópolis, Salto do Céu, Santa Rita do Trivellato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Tangará da Serra.

Leia mais:  Dupla suspeita de furtar obra no Complexo Pomeri é detida em flagrante por agentes socioeducativos


Segundo a coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, o saldo do 1º semestre reflete o comprometimento das equipes e o fortalecimento das parcerias institucionais na construção de uma cultura de paz no trânsito.

“Mais que números, cada pessoa alcançada representa uma oportunidade de transformar comportamentos e salvar vidas. As ações educativas promovidas pelo Detran estão cada vez mais próximas da população, levando informação de forma acessível, acolhedora e estratégica. Seguimos firmes no propósito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito em todo o território mato-grossense”, enfatizou.


A Diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, destacou que os resultados do primeiro semestre reforçam a importância da educação como ferramenta estratégica de transformação no trânsito.

“Cada ação realizada, cada abordagem feita, é uma semente plantada na construção de uma convivência mais segura e respeitosa nas vias. Nosso compromisso é contínuo para garantir que a população mato-grossense seja cada vez mais orientada, consciente e protagonista na preservação de vidas. A educação é o caminho para um trânsito mais humano e responsável, e seguimos firmes nesse propósito”, disse.


O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, reforça que uma das prioridades da atual gestão é atuar na prevenção aos sinistros de trânsito, e a educação é um pilar essencial nesse processo de construção de um trânsito mais seguro em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

SES capacita mais dez municípios para o uso de ferramentas da Saúde Digital

Publicado

A equipe técnica do programa Saúde Digital MT, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, de terça a quinta-feira (8 a 10.7), no Escritório Regional de Saúde (ERS) de Barra do Garças, uma capacitação para os dez municípios que compõem a região Garças Araguaia e para os profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (Dsei Xavante).

O programa oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, e sete serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia, teleraio-X e exames point of care (aparelhos que fornecem resultado imediato).

Segundo o assessor das políticas de Saúde Digital da SES, Diógenes Marcondes, a Secretaria já capacitou 43 municípios desde maio e, até o final de julho, serão treinados os profissionais de mais 36 cidades.

“Todos os 142 municípios de Mato Grosso estarão aptos no final de setembro para a utilização das funcionalidades do Saúde Digital MT, que permite que especialistas, mesmo a centenas de quilômetros de distância, realizem consultas e emitam diagnósticos. Isso vai significar um avanço muito grande para a assistência de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

De acordo com a gestora de Saúde Digital MT, Vânia Berti, que coordenou a capacitação, os profissionais ficaram agradecidos de aprenderem a usar a ferramenta que trará tantos benefícios aos pacientes do interior do Estado e da zona rural.

“Eles vislumbraram uma oportunidade gigante para melhorar a Saúde Pública, principalmente em lugares mais remotos e com poucos recursos”, contou.

Vânia disse que foram três dias intensos de muito aprendizado e debate, e que está sendo muito gratificante levar essas facilidades de acesso à saúde a diversas regiões de Mato Grosso.

Leia mais:  Sema esclarece dúvidas sobre CAR Digital 2.0 em evento promovido por associação de engenheiros florestais

“Poder ouvir os depoimentos desses profissionais sobre as dificuldades enfrentadas e, na sequência, ver o brilho nos olhos deles com esperança de dias melhores, pois agora conseguirão ofertar saúde pública de qualidade a esses cidadãos que já sofreram tanto para ter acesso a um atendimento especializado”, acrescentou.

Na terça-feira (8), o treinamento foi voltado a 34 profissionais de saúde do Dsei Xavante. “No início estavam um pouco assustados com a tecnologia, mas no decorrer da capacitação, quando perceberam a quantidade de ofertas que disponibilizamos e o quanto a Saúde Digital pode melhorar a saúde indígena, ficaram animados para iniciar a utilização. Depois, eles relataram que o sistema é bem intuitivo e conseguirão manusear com facilidade”, explicou.

Na quarta-feira (9), foram capacitados os profissionais da Atenção Primária à Saúde dos municípios. A equipe do programa Saúde Digital MT apresentou todas as ofertas do portfólio e a maneira de solicitar o uso para começar os atendimentos dos pacientes.

Os coordenadores de Atenção Primária à Saúde dos dez municípios aprenderam a utilizar o “Perfil Admin”, onde poderão cadastrar os servidores e acompanhar todos os atendimentos realizados, podendo ter indicadores como quantidade e qualidade do serviço e o tempo utilizado por cada profissional.

Foram capacitados profissionais de Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.


Saiba mais sobre o programa

O programa Saúde Digital MT realizou 459.378 telediagnósticos, 2.968 teleconsultorias e 10.159 teleinterconsultas entre 2018 e junho de 2025, pelo SUS.

Os atendimentos possibilitaram uma economia estimada em aproximadamente R$ 251 milhões aos cofres públicos. Além disso, os pacientes atendidos pelo programa pouparam um deslocamento de cerca de 273 milhões de quilômetros por meio da assistência digital, o que possibilita mais comodidade ao usuário.

Leia mais:  SES realiza capacitação para gestores municipais de saúde

Na teleconsultoria, os profissionais da Atenção Primária podem sanar dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto e a teleinterconsulta é uma modalidade de consulta triangulada por vídeo, em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana