Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Integração entre as forças policiais e investimentos são indispensáveis na região de fronteira

Publicado

Foto: Helder Faria

A segurança pública na região de fronteira do Estado de Mato Grosso foi amplamente discutida com os principais agentes públicos do segmento nos âmbitos municipais, estadual e federal durante audiência pública realizada na tarde dessa quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A integração entre as forças policiais e poderes, e mais investimentos em tecnologia, equipamento e em pessoas para atuar na região foram as principais demandas apresentadas.

Requerida pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV), a audiência abordou a situação dos mais de 530 mil habitantes que moram nos 28 municípios da faixa de fronteira mato-grossense. Dr. Gimenez destacou que o trabalho da Assembleia está só começando e que o objetivo é chamar a atenção do Poder Executivo.

“Vamos elaborar a Carta de Mato Grosso, um pacto pela segurança pública. Vamos pedir para que os governos federal e estadual voltem os olhos para a região de fronteira de nosso estado. A integração entre as instituições e a população é fundamental e o segredo do sucesso na segurança”, afirmou o deputado.

A senadora Selma Arruda (PSL) participou do evento e destacou que ainda nesta semana entregou ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, uma série de requerimentos para a região da fronteira. De acordo com a parlamentar, o oeste mato-grossense, além da vulnerabilidade por ser divisa, é uma região pobre e que precisa de mais desenvolvimento. Selma Arruda destacou que, entre as solicitações feitas, estão a construção de um presídio federal e a dilatação do prazo para regularização fundiária dos produtores rurais que ocupam a faixa.

“É uma região que tem uma grande facilidade para o tráfico e uma fragilidade para a fiscalização. O reforço da segurança pública ali é muito importante e a criação do presídio é essencial para abrigar os presos federais. Também solicitei a regularização das transferências de policiais para evitar a evasão dos servidores e tenho um projeto de lei para aumentar o prazo de regularização fundiária para permitir que os produtores consigam financiamento, produzir e assim reduzir a pobreza”, destacou a senadora Selma Arruda.

Leia mais:  Unemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres

O delegado-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Mário Rezende, falou sobre o esforço existente para atuar e afirmou que há uma necessidade especial com relação ao número de servidores. De acordo com o delegado, atualmente, 300 servidores da PJC atuam nos 28 municípios e seriam necessários pelo menos mais 300.

Representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o coronel Victor Paulo Fortes, secretário-adjunto de Integração Operacional, falou sobre os investimentos em tecnologia que irão permitir a digitalização dos canais de comunicação da polícia, integrando os municípios com as bases na capital. Outro investimento, segundo o coronel, é para o monitoramento virtual da região.

“Estamos trabalhando para superar as deficiências financeiras e estruturais e buscando investimentos federais para implantar as melhorias”, declarou o sercretário-adjunto Victor Paulo Fortes. O projeto de digitalização dos canais de comunicação, segundo o coronel, recebeu um investimento de R$ 13 milhões da União.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Francisco Lucena, ressaltou a necessidade de integração entre as polícias e os governos para ampliar a segurança local. “Os trabalhos têm que ser integrados e todos os agentes precisam estar envolvidos, inclusive politicamente ,para conseguir os investimentos necessários”.

Também participaram da audiência os deputados estaduais Sílvio Fávero (PSL), Wilson Santos (PSDB) e Nininho (PSD), além de representantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Juca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) manifestou solidariedade à colega parlamentar Janaina Riva (MDB), que foi vítima de importunação sexual e ofensas de cunho misógino por parte de um servidor comissionado da Prefeitura de Rondonópolis. O caso foi denunciado pela deputada à Polícia Civil e ao Ministério Público de Mato Grosso.

Juca do Guaraná classificou o episódio como “inadmissível e vergonhoso”, reforçando a necessidade de tolerância zero com qualquer forma de violência, desrespeito ou assédio contra mulheres, especialmente aquelas que exercem cargos públicos e enfrentam ataques em razão de sua atuação política.

“Minha total solidariedade à deputada Janaina Riva. Nenhuma mulher deve ser alvo de agressões, intimidações ou ofensas. O ataque à deputada é também um ataque a todas as mulheres que lutam por espaço e representatividade. Precisamos combater esse tipo de comportamento com rigor e respeito às leis”, declarou o parlamentar.

O deputado destacou ainda que o caso expõe um problema estrutural da sociedade, que ainda naturaliza a violência política de gênero e tenta silenciar mulheres em posições de liderança.

“Como homem público, entendo que temos o dever de dar o exemplo e agir com respeito. A política precisa ser um ambiente seguro, justo e digno para todos. Violência e misoginia não podem ter espaço em nossa sociedade”, completou Juca.

O parlamentar também parabenizou a deputada pela coragem de tornar o caso público e de incentivar outras mulheres a denunciarem abusos.

“Janaina fez o que deve ser feito e não se calou. Que sua atitude inspire outras mulheres a buscar justiça e a não aceitar o desrespeito como algo normal”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Colégio Benedita de Almeida será contemplado com construção de quadra coberta
Continue lendo

POLÍTICA MT

Nota à Imprensa

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Mesa Diretora, informa que adotou as medidas cabíveis para garantir total suporte à deputada estadual Janaina Riva (MDB), que foi vítima de assédio e importunação sexual pela internet.

Segundo o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), a Procuradoria-Geral do Parlamento estadual está acompanhando o caso de perto e não medirá esforços para que o autor do áudio que cita a parlamentar de forma ofensiva e desrespeitosa seja devidamente responsabilizado.

A Assembleia Legislativa manifesta solidariedade e apoio irrestrito à deputada Janaina Riva e reafirma seu repúdio a toda forma de violência, discriminação e desrespeito contra as mulheres, bem como o compromisso permanente com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de violência de gênero.

A instituição reitera sua confiança na Justiça e seguirá acompanhando o caso com atenção e rigor até sua conclusão.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  ALMT tem representação em colegiado nacional da Unale
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana