conecte-se conosco


MATO GROSSO

Grupo Caipiras Unidos vence a 5ª edição do Festrilha

Publicado

Em uma acirrada disputa envolvendo 16 grupos, a equipe Caipiras Unidos (de Rondonópolis) venceu o Festival de Quadrilhas Juninas do Araguaia (Festrilha), realizado neste fim de semana, em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). Em segundo lugar, por uma diferença de apenas um décimo de ponto, ficou o grupo Coração Caipira (Porto Alegre do Norte), que passou à frente do terceiro lugar – Império Junino (Rondonópolis) – somente por critérios de desempate. Esta foi a 5ª edição do Festrilha, um dos maiores eventos culturais de Mato Grosso, e por mais um ano recebeu apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para a realização do evento.  

O secretário Allan Kardec (Secel) e o adjunto de Cultura, José Paulo Traven, prestigiaram a final, que ocorreu nos dias 17 a 21 de julho, em Rondonópolis. “O Festrilha, que começou a ser realizada na região do Araguaia inspirada pela tradição nordestina, é hoje uma manifestação da cultura popular brasileira em nosso Estado. A Secel tem ajudado a organizar o festival e a nossa intenção é colocar o evento no calendário oficial das nossas atividades. A tradição das quadrilhas caipiras que remontam às festas juninas é coroada pelo Festrilha, envolvendo várias organizações que trabalham para fomentar e valorizar nossa cultura, e ficamos muito felizes em fazer parte desse grupo”, destacou Kardec.

A equipe vencedora, Caipiras Unidos, marcou 209,7 um décimo a frente do segundo e do terceiro colocado, que marcaram 209,6. O grupo Coração Caipira acabou conquistando o segundo lugar nos critérios de desempate, contra o Império Junino. Além do título, o Caipira Unidos irá representar Mato Grosso na etapa nacional do concurso de quadrilhas juninas, que será realizado no próximo fim de semana (27 e 28 de julho), em Brasília.

Leia mais:  Com apoio da Sema, preguiça-real resgatada no interior de MT é transferida para zoológico em SP

De acordo com Marta Negrão, da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, que realiza o evento ao longo desses anos, o Festrilha ganhou em qualidade técnica e profissionalismo dos grupos. Quando começou, entre os municípios do Araguaia, era um festival inspirado nas tradições nordestinas, e hoje abrange praticamente todas as regiões do Estado. Com 20 grupos concorrentes de 12 diferentes municípios, a 5ª edição foi realizada em quatro polos. Começou em Tangará da Serra (15 e 16 de junho), depois Barra do Garças (22 e 23 de junho), seguiu para Porto Alegre do Norte (29 e 30 de junho) e, por fim, Rondonópolis (06 e 07 de julho) e (17 a 21 de julho). “É perceptível a evolução dos grupos no decorrer dos anos. Tanto que os vencedores ganham por décimos de ponto, como ocorreu neste ano”. Ela acrescenta que a qualidade é tão boa que é necessário recorrer aos critérios de desempate para a pontuação, como figurino, repertório, tema, casal de noivos e reis, por exemplo.

Além disso, outro destaque é o poder de fomento da cadeia produtiva da cultura, uma vez que estimula o trabalho de centenas de artistas de diferentes regiões do Estado, além de movimentar o turismo e o comércio. “Eles passam o ano todo trabalhando no desenvolvimento cênico para o espetáculo acontecer. E é um momento lindo, emocionante para o público, e que não perde em nada para o concurso nacional. Quem assiste fica na expectativa do que vem pela frente. Algumas seletivas do Festrilha chegam a reunir 10 mil pessoas”, comenta a superintendente de Políticas Culturais da Secel, Cinthia Mattos.

O Festrilha também tem fortalecido as manifestações culturais nos municípios com o intuito de valorizar a preservação da tradição junina no Estado. Marta explica que, para a realização nesses anos, os grupos têm buscado referências da cultura mato-grossense em busca de uma identidade cultural do Estado. “Os temas e os símbolos são da nossa cultura, e os enredos contam a nossa história”.

Leia mais:  Complexo Arena Pantanal recebe semifinal de Campeonato Mato-Grossense de Futebol e Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo

Confira o resultado divulgado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas

Campeã: Caipiras Unidos – 209,7
Vice-Campeã: Coração Caipira – 209,6
3° Lugar: Império Junino – 209,6
4° Lugar: Brilho Junino – 208,9
5° Lugar: Os de Fora – 208, 6
6° Lugar: Flor do Sertão – 208,2
7° Lugar: Pimenta Malagueta – 206, 8
8° Lugar: Pirilampos do Vale – 203, 5
9° Lugar: Abalantes do Sertão – 203,2
10° Lugar: Explosão Luverdense – 200, 8
11° Lugar: Jóias do Cerrado -198, 6
12° Lugar: Caipiras do Araguaia – 197, 4
13° Lugar: Caipiras de Plantão – 188,6
14° Lugar: Fogo na Saia – 187,9

Noivos
1° Lugar: Caipiras Unidos 
2° Lugar: Império Junino 
3° Lugar: Brilho Junino

Casal de Reis
1° Lugar: Caipiras Unidos 
2° Lugar: Império Junino
2° Lugar: Coração Caipira

Marcador
1° Lugar: Caipiras Unidos 
2° Lugar: Coração Caipira 
3° Lugar: Império Junino

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Publicado

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Leia mais:  MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sede da Desenvolve MT está em novo endereço; confira locais de atendimento

Publicado

A sede da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso mudou de endereço. Ela está agora na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, número 215, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O novo local fica no mesmo edifício da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), antigo prédio da Secretaria de Educação Estadual (Seduc).

O atendimento ao público será realizado no térreo do novo prédio. Vale ressaltar que a Desenvolve MT também possui pontos de atendimento descentralizados no Ganha Tempo Ipiranga, Ganha Tempo Cristo Rei e Ganha Tempo CPA I.

O horário de funcionamento continua de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, garantindo atendimento aos empreendedores. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone ou pelo whatsapp (65) 3613-7900 ou pelo site desenvolve.mt.gov.br

Locais de atendimento

Sede – Desenvolve MT (Centro Político Administrativo, Cuiabá)
Endereço: Rua. Engenheiro Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá MT, CEP: 78049-909
Telefone: (65) 3613-7900

Ganha Tempo Ipiranga (Centro, Cuiabá)
Endereço: Travessa Paes de Oliveira, s/n – Centro, Cuiabá – MT, CEP: 78055-260.
Telefone: (65) 98421-4285 / (65) 98421-0356

Ganha Tempo Cristo Rei (Várzea Grande)
Endereço: Rua Prof.ª Isabel Pinto, 212 – Cristo Rei – Várzea Grande – MT, CEP: 78070-200
Telefone: (65) 98421-0716

Ganha Tempo CPA I (Cuiabá)
Endereço: Rua Alenquer – CPA I, Cuiabá – MT, CEP: 78055-010
Telefone: (65) 98421-2133

* Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio contra a própria irmã
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana