Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Etapa estadual dos Jogos Escolares reúne municípios de todo o Estado em Água Boa

Publicado

A grande dimensão territorial de Mato Grosso não impediu a participação de nenhum município mato-grossense na abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019, realizada na noite de domingo (28.07), no ginásio de esportes Domingos Zandoná, em Água Boa.  

Para representar suas escolas na fase estadual, algumas equipes percorreram mais de mil quilômetros, como é o caso das que vieram de Apiacás (1.700 km), Juína (1.500 km) ou Vila Bela da Santíssima Trindade (1.260 km). Independente da distância, o que importava ali eram a celebração e a emoção de estar entre as melhores equipes escolares de Mato Grosso, com a possibilidade de representar o Estado nas fases nacionais da competição.

Entrada da equipe de Apiacás na abertura da competição – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Escolares contam com o apoio do município-sede responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. Durante a solenidade, o prefeito municipal de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, falou sobre a importância de sediar o evento. 

“Para nós é uma alegria muito grande sediar os Jogos Escolares. Agradeço o secretário Allan Kardec e ao Governo do Estado pela confiança de terem possibilitado que o município sediasse esse importante evento esportivo escolar. Água Boa é uma cidade receptiva, a comunidade vai fazer de tudo para bem receber. Que todos os atletas e professores representando suas escolas sejam bem-vindos, até sábado a cidade é de vocês”, pronunciou o prefeito. 

Para o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura de Água Boa, Agnaldo Lansoni, a realização dos Jogos Escolares traz benefícios ao futuro dos jovens estudantes. 

Leia mais:  Corpo de Bombeiros socorre bebê de 1 mês de vida que se engasgou com leite materno

“Parabéns à Secel por revitalizar e incentivar o esporte no Estado de Mato grosso. É uma ótima maneira que incluir, oportunizar e colocar crianças e jovens no caminho certo. E quando isso se faz em parceria com a educação é melhor ainda, pois criamos possibilidades de aprendizado para um futuro promissor de nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal na abertura do evento.

Até o próximo sábado (03.08), quase 1.200 alunos atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, de 63 diferentes instituições de ensino competem pelos títulos de campeões mato-grossenses nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Todas as 97 equipes participantes venceram suas respectivas etapas regionais realizadas nas 10 regiões esportivas do Estado.  

Na última semana foi disputada em Sorriso a etapa estadual com as equipes da categoria B, com jovens de 12 a 14 anos. As equipes campeãs nas fases estaduais garantem vagas para representar Mato Grosso nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a etapa estadual realizada em Água Boa coroa conquistas da Secretaria e das equipes que participam da competição escolar.

“Começamos a construir esse evento no início de janeiro deste ano. Para a Secretaria foi sempre um evento prioritário e, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado, só temos que comemorar e agradecer a sensibilidade do Governo por sua realização. Já rodamos o Estado inteiro realizando as etapas regionais e conseguimos chegar até aqui sempre com o apoio das gestões municipais, dos secretários de esporte locais, da população e dos professores de educação física. Parabéns a todas as equipes que chegaram até aqui. Vocês já mostraram a força que possuem, já foram campeãs regionais. Mas ainda falta um degrau, que começa hoje a ser alcançado. Excelentes jogos para todos e todas!”.

Leia mais:  Governo de MT entrega chaves de 192 casas em parceria com a prefeitura e União

Jefferson Carvalho ao lado de servidores da Secel e do prefeito Mauro Rosa da Silva – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Municípios representados na etapa estadual – categoria A:

Acorizal, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Apiacás, Barra do Garças, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde,  Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Juína, Matupá, Nobres, Paranaíta, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Paranatinga, Querência, São José do Rio Claro, Sorriso, Sinop, Santo Antonio de Leverger Tapurah, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Torixoréu, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Grupo de Trabalho articula implantação do Programa SEMEAR

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso articulou um encontro de trabalho, realizado nesta segunda-feira (18), para discutir a implantação do Programa SEMEAR em Mato Grosso. Participaram da reunião a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal (CAO da Execução Penal), Josane Fátima de Carvalho Guariente; a desembargadora Presidente do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino; o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira; a secretária-adjunta de administração penitenciária, Hermínia Dantas de Brito; a diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, Solange Senese; e o coordenador das unidades prisionais do Estado de São Paulo, Jean Carlucci; além da equipe do CAO da Execução Penal (MPMT) e da Coordenadoria de Educação, Trabalho e Alternativas Penais (SEJUS).Durante a agenda, foi estabelecido um grupo de trabalho formado por equipes técnicas das instituições partícipes do Termo de Cooperação Técnica nº 32/2024. O próximo passo consiste em realizar um diagnóstico das ações executados nas unidades prisionais do Estado e traçar estratégias para a implementação da primeira etapa do Programa SEMEAR.O Programa SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) busca promover maior efetividade na recuperação das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. A iniciativa foi implantada no Estado de São Paulo, há mais de 10 anos e inicia agora sua expansão nacional, tendo o Mato Grosso como o primeiro Estado a receber o programa fora de seu território original.A proposta é potencializar a assistência aos reeducandos e egressos, abrangendo áreas como trabalho, educação, saúde, jurídica e psicossocial, conforme previsto na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984). Além disso, o projeto também visa. Além disso, o programa também visa oferecer iniciativas que valorizem os servidores do sistema prisional, reconhecendo seu papel fundamental como agentes transformadores no processo de ressocialização.No Estado de São Paulo, entre 2014 e julho de 2024, o SEMEAR realizou 775 projetos, atendendo a 30.188 pessoas privadas de liberdade em 159 unidades prisionais – o equivalente a 87% do sistema prisional paulista –, além de 5.697 egressos. Dados do programa indicam que 84,49% dos participantes não retornam ao sistema prisional por cometimento de novos crimes.

Leia mais:  Secretaria de Justiça realiza segundo leilão do ano com 19 lotes de veículos e embarcação

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Politec procura por familiares de vítimas já sepultadas

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de dois homens identificados e que já foram sepultados, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos.

Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.

As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.

Caso a família tenha interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.

São procurados os familiares de:

Francisco Firmino Sobrinho nasceu em 09/09/1969 no município de Itaporanga (PB). É filho de Expedido Firmino e Maria Pereira Firmino. Ele morreu no dia 12/1/2012 no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá após ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fernando Antonio Padilha nasceu em 02/2/1982 no município de Flórida Paulista (SP). É filho de José Padilha e Terezinha dos Anjos Padilha. Morreu no dia 06/5/2014 após ser socorrido pelo SAMU no dia 17/4/2014.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana