Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Etapa estadual dos Jogos Escolares reúne municípios de todo o Estado em Água Boa

Publicado

A grande dimensão territorial de Mato Grosso não impediu a participação de nenhum município mato-grossense na abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019, realizada na noite de domingo (28.07), no ginásio de esportes Domingos Zandoná, em Água Boa.  

Para representar suas escolas na fase estadual, algumas equipes percorreram mais de mil quilômetros, como é o caso das que vieram de Apiacás (1.700 km), Juína (1.500 km) ou Vila Bela da Santíssima Trindade (1.260 km). Independente da distância, o que importava ali eram a celebração e a emoção de estar entre as melhores equipes escolares de Mato Grosso, com a possibilidade de representar o Estado nas fases nacionais da competição.

Entrada da equipe de Apiacás na abertura da competição – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Escolares contam com o apoio do município-sede responsável por providenciar os instrumentos locais para viabilização do evento, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e organização do cerimonial de abertura. Durante a solenidade, o prefeito municipal de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, falou sobre a importância de sediar o evento. 

“Para nós é uma alegria muito grande sediar os Jogos Escolares. Agradeço o secretário Allan Kardec e ao Governo do Estado pela confiança de terem possibilitado que o município sediasse esse importante evento esportivo escolar. Água Boa é uma cidade receptiva, a comunidade vai fazer de tudo para bem receber. Que todos os atletas e professores representando suas escolas sejam bem-vindos, até sábado a cidade é de vocês”, pronunciou o prefeito. 

Para o secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura de Água Boa, Agnaldo Lansoni, a realização dos Jogos Escolares traz benefícios ao futuro dos jovens estudantes. 

Leia mais:  Corpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop

“Parabéns à Secel por revitalizar e incentivar o esporte no Estado de Mato grosso. É uma ótima maneira que incluir, oportunizar e colocar crianças e jovens no caminho certo. E quando isso se faz em parceria com a educação é melhor ainda, pois criamos possibilidades de aprendizado para um futuro promissor de nossos estudantes”, ressaltou o secretário municipal na abertura do evento.

Até o próximo sábado (03.08), quase 1.200 alunos atletas da categoria A, de 15 a 17 anos, de 63 diferentes instituições de ensino competem pelos títulos de campeões mato-grossenses nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal. Todas as 97 equipes participantes venceram suas respectivas etapas regionais realizadas nas 10 regiões esportivas do Estado.  

Na última semana foi disputada em Sorriso a etapa estadual com as equipes da categoria B, com jovens de 12 a 14 anos. As equipes campeãs nas fases estaduais garantem vagas para representar Mato Grosso nas etapas nacionais dos Jogos Escolares, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a etapa estadual realizada em Água Boa coroa conquistas da Secretaria e das equipes que participam da competição escolar.

“Começamos a construir esse evento no início de janeiro deste ano. Para a Secretaria foi sempre um evento prioritário e, apesar das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado, só temos que comemorar e agradecer a sensibilidade do Governo por sua realização. Já rodamos o Estado inteiro realizando as etapas regionais e conseguimos chegar até aqui sempre com o apoio das gestões municipais, dos secretários de esporte locais, da população e dos professores de educação física. Parabéns a todas as equipes que chegaram até aqui. Vocês já mostraram a força que possuem, já foram campeãs regionais. Mas ainda falta um degrau, que começa hoje a ser alcançado. Excelentes jogos para todos e todas!”.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros retiram vítima presa às ferragens após acidente na BR-070

Jefferson Carvalho ao lado de servidores da Secel e do prefeito Mauro Rosa da Silva – Foto por: João Felipe-Secel/MT

Municípios representados na etapa estadual – categoria A:

Acorizal, Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Apiacás, Barra do Garças, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde,  Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Juína, Matupá, Nobres, Paranaíta, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Paranatinga, Querência, São José do Rio Claro, Sorriso, Sinop, Santo Antonio de Leverger Tapurah, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Torixoréu, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Secretário-geral do TJMT é o entrevistado da 48ª edição do programa Por Dentro da Magistratura

Publicado

Card digital com foto do juiz Agamenon Alcântara em um círculo. Texto: Está no ar a 48ª edição do programa Por Dentro da Magistratura, iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Poder Judiciário Estadual, que traz uma inédita entrevista com o juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, secretário-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ele compartilha sua trajetória e reflexões sobre os desafios da magistratura na atualidade.
Natural de Cuiabá, o magistrado relembra o início de sua história e a escolha pela carreira jurídica. “O Agamenon é um cuiabano que nasceu no bairro do Porto e cresceu no Baú”, afirma. Sobre o interesse pelo Direito, explica que “o curso surgiu como essa oportunidade, uma área de Humanas, de trabalhar com questões sociais”, destacando o desejo de contribuir para a solução de problemas e para a transformação da realidade.
Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Agamenon iniciou a carreira como advogado e servidor público, atuando como técnico judiciário e assessor antes de ingressar na magistratura. Para ele, essa vivência foi determinante para sua atuação como magistrado. “Como advogado você percebe as mazelas, as dificuldades do profissional, e isso foi trazido quando eu entrei na magistratura”. Segundo o magistrado, essa experiência reforça a necessidade de um Judiciário atento ao cidadão, com foco em uma justiça célere e efetiva, mas também fundada em princípios de moralidade e de dignidade.
Ao relembrar sua atuação como magistrado em Roraima, entre 1996 e 1999, ele destacou os desafios enfrentados na época. “Nós estamos falando da década de 90, em que todos os processos eram físicos”, observa, apontando as dificuldades de acesso à informação e de estrutura. Apesar das mudanças ao longo dos anos, ele reforça que a essência da função permanece a mesma. “O magistrado, como qualquer outro servidor público, não pode esquecer que ele está ali para servir.”
Na entrevista, ele relembra a atuação em diversas comarcas, como Juara, Poxoréu, Colíder, Sorriso, Jaciara e Primavera do Leste, antes de chegar a Cuiabá e Várzea Grande. Hoje, no cargo de secretário-geral do TJMT, função criada em setembro de 2025, Agamenon ressalta o desafio de estruturar um novo modelo de gestão. “É um desafio muito grande porque nós estamos criando um modelo de governança”, afirma. Segundo ele, o papel do secretário-geral é estratégico, atuando na integração das áreas administrativas, na identificação de problemas e no direcionamento de soluções alinhadas às diretrizes institucionais.
Durante a entrevista, o magistrado também abordou outros temas, como o impacto da tecnologia no Judiciário, especialmente o uso da inteligência artificial. “A IA hoje é uma necessidade. Se a gente não fizer isso, a gente vai estar fora de um sistema global”, destacou. Ele ainda ressaltou a importância da formação contínua e da atuação do juiz em diferentes frentes, incluindo a Justiça Eleitoral, enfatizando que “o processo eleitoral depende muito dessa participação ativa do magistrado”, sobretudo diante dos desafios atuais relacionados à informação e à transparência.
Clique neste link para assistir a íntegra do programa.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Leia mais:  Capacitação encerra ciclo de formação sobre acolhimento familiar no Estado

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Audiência de conciliação garante guarda dos filhos a pai durante Expedição Justiça Sem Fronteiras

Publicado

Um homem sorridente de boné claro e camisa xadrez recebe um beijo no rosto de cada lado: à esquerda, um menino de camiseta vermelha, e à direita, uma menina de camiseta rosa. Fundo externo desfocado.Uma audiência de conciliação realizada durante a 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras, nesta quinta-feira (12 de junho), garantiu a regularização da guarda de duas crianças que vivem na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.

A audiência foi conduzida pelo coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, e resultou na formalização da guarda dos filhos do operador de máquinas agrícolas Jeferson Christian Ferreira Barros, pai de José, de 8 anos, e Naomy, de 5 anos.

Morador de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jeferson está com os filhos há cerca de um mês. Após a separação, a mãe das crianças, a boliviana Maria José, retornou para San Ignacio de Velasco, na Bolívia, e a situação da guarda ainda não havia sido regularizada. A conciliação contou com a participação da Defensoria Pública e do Ministério Público e foi realizada durante a passagem da expedição pelo distrito de Palmarito.

Homem de cabelos escuros e camisa xadrez sorri para a câmera. Ele está sentado em um ambiente interno e movimentado, com outras pessoas e mesas desfocadas ao fundo.Segundo Jeferson, a regularização era necessária para garantir o acesso dos filhos à escola e a outros serviços essenciais.

“Eles precisam estudar. Para fazer o cartão do SUS e toda a documentação da escola, pedem essa regularização. Aqui foi muito mais fácil porque consegui resolver tudo de uma vez. Todos os documentos que eu precisava, consegui resolver hoje”, afirmou.

O pai destacou ainda a praticidade do atendimento oferecido durante a expedição.

“Eu achei muito bom porque é prático. Se fosse resolver isso na cidade, teria que ir e voltar várias vezes. Aqui foi diferente. A mãe deles não podia vir porque está com um bebê pequeno, então a audiência por videoconferência ajudou bastante. Ficou muito mais fácil para todo mundo”, relatou.

Solução construída pelo diálogo

Leia mais:  MT e Pará iniciam processo de regularização de imóveis na divisa dos Estados

Mulher loira de camiseta verde digita no notebook à mesa. Diante dela, um homem de camisa xadrez de perfil e um menino de costas, com camiseta vermelha. Sobre a mesa, balões e objetos.A audiência foi realizada de forma híbrida. Enquanto Jeferson participou presencialmente em Palmarito, a mãe acompanhou o procedimento por videoconferência, diretamente da Bolívia, e concordou com a transferência da guarda para o pai.

Para o juiz José Antonio Bezerra Filho, o caso demonstra como a atuação integrada das instituições participantes da expedição possibilita respostas rápidas para situações que, normalmente, demandariam procedimentos mais complexos.

Homem sorridente de óculos, barba grisalha e camiseta verde. Ele usa um boné bege com a inscrição “É muito gratificante ver a Justiça presente nesses rincões. Estamos falando de uma situação envolvendo Brasil e Bolívia. Se pensássemos apenas no procedimento tradicional, teríamos várias etapas e formalidades a cumprir. Aqui, em poucos minutos, conseguimos realizar uma audiência com a concordância dos pais, homologar o acordo e garantir ao pai o exercício da guarda dos filhos”, afirmou.

Conforme o defensor público Antônio Góes Araújo, embora Jeferson já exercesse a guarda de fato das crianças, era necessário regularizar a situação para assegurar segurança jurídica à família.

“Tratando-se de uma ação na fronteira entre dois países, pode parecer uma situação de difícil resolução. Mas, na verdade, o pai já exercia a guarda de fato dos filhos, e o que precisava era justamente dessa regularização para exercer plenamente os direitos relacionados às crianças. Aproveitando a união de todas as instituições presentes na expedição, foi possível resolver essa situação de maneira rápida, séria e construída de forma consensual entre as partes”, explicou.

Expedição segue para outras comunidades

Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras reúne magistrados, servidores e instituições parceiras para oferecer atendimentos gratuitos nas áreas de documentação, orientação jurídica, saúde, assistência social, educação e cidadania a moradores de comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.

Leia mais:  ReciclaJud supera duas toneladas de resíduos em dois meses no Fórum de Várzea Grande

Após os atendimentos em Palmarito, a programação segue para o distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, nos dias 14 e 15 de junho, com atendimentos na Escola Estadual/Municipal Ponta do Aterro.

A última etapa será realizada no distrito de Vila Picada, em Porto Esperidião, nos dias 17 e 18 de junho, na Escola Municipal Dona Lila Hill de Souza.

Autor: Emily Magalhães

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana