conecte-se conosco


MATO GROSSO

Escolas fecham semestre com atividades culturais e festas tradicionais

Publicado

Festas e atividades culturais marcaram os meses de junho e julho em várias escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso. O destaque ficou por conta das festas juninas e julinas que, muito mais que um momento de diversão, trouxe a comunidade escolar para dentro do pátio, numa interação fundamental para o funcionamento das unidades escolares.

A Escola Estadual Educação Especial Luz do Saber, localizada em Várzea Grande, caprichou no arraiá. A festa, que reuniu a comunidade escolar ocorreu no dia 6 de julho e foi regada de muita alegria e comidas típicas.

Segundo a diretora Jane Cristina Ignotti, a festa iniciou com um delicioso café da manhã e, posteriormente, passou para as apresentações da dança de quadrilha e da dança da saia.

“Procuramos envolver alunos, pais e familiares no ambiente escolar, tendo como objetivo, além da interação família e escola, trabalhar o pedagógico com os deficientes físicos nas suas diferentes especificidades”, contou.

Conforme a diretora, a escola, criada há 17 anos, vem realizando seu trabalho com excelência, atendendo crianças e adolescentes com deficiências, em período integral.

Festival de Quadrilhas

Em Aripuanã (1.002 km de Cuiabá) as duas Escolas Estaduais – São Francisco de Assis e Elídio Murcelli Filho – foram destaques no 2º Festival de Quadrilhas da cidade, que ocorre anualmente com o objetivo de preservar e difundir a tradição das festas juninas.

No evento, ocorrido nos dias 28 e 29 de junho, as escolas foram premiadas nas três categorias, divididas por faixa etária – alunos acima de 15 anos, de 10 a 14 anos e de seis a nove anos. Além da premiação em dinheiro, as unidades receberam troféus como forma de reconhecimento ao mérito pelo espetáculo que proporcionaram pelo segundo ano consecutivo.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros faz captura de enxame de abelhas e resgata arara ferida

Tema da DRC

Na EE José Gentil da Silva, do município de Figueirópolis D’Oeste (406 km de Cuiabá), a festa junina foi tema para implementação do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).

“Os profissionais da educação utilizaram a metodologia ativa por projeto para desenvolver a temática festa junina. A união entre teoria e prática contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem”, explicou a coordenadora pedagógica, Silmara Carina Garcia Dias.

Ela ressaltou que as atividades desenvolvidas em sala de aula levaram os alunos a conhecer a tradição cultural e digital, pois ao utilizar a metodologia sala invertida, o educando realizava pesquisa sobre a história da festa junina e todos os elementos que a compõem.

A diretora da escola, Silvana Marques de Aquino, avaliou como positiva a iniciativa. “A diversão e a aprendizagem caminharam juntas, com foco no desenvolvimento das habilidades dos nossos discentes”, comemorou.

Meninos do Futuro

A quadra poliesportiva do Centro de Atendimento Socioeducativo virou palco de uma divertida festa junina para os adolescentes internados nas unidades de Cuiabá – Internação masculina e feminina e Provisório masculino e feminino – e estudam na Escola Estadual Meninos do Futuro.

Os adolescentes apreendidos participaram da festa que ainda teve a presença de familiares. O evento ocorreu, no dia 12 de junho. Na programação, houve a apresentação de danças típicas feitas pelos estudantes. Aos participantes, foram servidos doces típicos juninos com refrigerantes e um delicioso almoço.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios

Publicado

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já possui mais de 11,6 mil câmeras integradas e em funcionamento no sistema de videomonitoramento, em 126 municípios de Mato Grosso. O montante inclui equipamentos entregues às prefeituras, empresas, associações e escolas estaduais.

Lançado há dois anos pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o programa teve início com a assinatura dos termos de cooperação com os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Lucas do Rio Verde.

Inicialmente, o objetivo era instalar 15 mil câmeras de videomonitoramento nos então 141 municípios mato-grossenses, com um investimento de R$ 30 milhões. No entanto, com a ampliação do projeto para atender também escolas estaduais, o número de câmeras aumentou para mais de 20 mil. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) adquiriu 5,5 mil câmeras para as unidades escolares. Além disso, houve a criação de mais um município no estado, totalizando 142 cidades.

Até o momento, 126 municípios já aderiram ao programa, representando quase 90% da cobertura, além de 105 empresas e associações. No total, 11.849 câmeras já foram entregues pela Sesp. Das cidades com parceria firmada, 63 já concluíram a instalação dos equipamentos, enquanto outras ainda estão em fase inicial ou parcial. Em 19 prefeituras, os gestores solicitaram mais câmeras de segurança após a conclusão das instalações.

O sistema conta com câmeras fixas, speed dome e OCRs, capazes de ler placas de veículos em um raio de até 2,5 quilômetros. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.

Leia mais:  Polícia Militar prende dois homens com porções de maconha em Várzea Grande

O secretário César Roveri destacou que o Vigia Mais MT se tornou uma referência para outros estados no uso de videomonitoramento para segurança pública.

“O programa se mostra altamente eficiente, pois contribui para prevenção e auxilia na elucidação de crimes, fornece provas para as investigações. Temos diversos exemplos de veículos furtados/roubados que foram recuperados graças à tecnologia do programa. Além disso, as câmeras já registraram homicídios, cujas imagens foram usadas como provas em inquéritos policiais. Também é importante destacar que os equipamentos geram maior sensação de segurança à população e o bandido pensa duas vezes antes de agir quando sabe que está sendo monitorado”, afirmou.

Os equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.

O programa prevê também a instalação das câmeras por meio da assinatura de termo de cooperação com outros entes, que podem ser com entidades jurídicas ou pessoas físicas (empresas, associações, instituições classistas, conselhos comunitários, entre outros).

O Governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários. Aos municípios ou parceiros privados cabem os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros faz captura de enxame de abelhas e resgata arara ferida

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta quarta-feira (19.3), para atender a ocorrências de captura de animais em Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá) e em Campo Novo dos Parecis (391km de Cuiabá).

Em Primavera do Leste, por volta das 18h, a equipe da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM) foi acionada pela Central de Operações Bombeiros (COB) para atender uma ocorrência envolvendo insetos agressivos. O chamado indicava a presença de abelhas Apis em um cavalete de madeira no interior do parque de exposições da cidade.

Ao chegarem no local, os bombeiros verificaram que se tratava de um enxame migratório. Para garantir a segurança das pessoas no local, a equipe fez sinalizações com fita zebrada e forneceu orientações ao solicitante. O resgate do enxame foi realizado no período noturno, após o encerramento do evento Farm Show.

Para realizar a captura, os bombeiros utilizaram um borrifador com água para limitar o voo das abelhas e um tambor de transporte adequado. O enxame foi então transportado e solto em uma região de mata, afastada da cidade, garantindo a segurança tanto dos animais quanto das pessoas.

Já em Campo Novo dos Parecis, a equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) foi acionada, por volta das 20h, para atender uma ocorrência de captura de animal silvestre em área de risco. O animal, uma arara, estava aparentemente ferida e apresentava dificuldades para voar.

Imediatamente, a equipe utilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e um cambão para realizar o resgate do animal. Após a captura, o animal será entregue aos órgãos competentes para os devidos cuidados e providências.

Leia mais:  Rede Cidadã ganha sede própria e aumenta em quase 100% o número de vagas em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana