Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Coordenadoria de Polícia Comunitária participa de mutirão preventivo em Alto Paraguai

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Coordenadoria de Polícia Comunitária participou do “mutirão da prevenção” realizado na cidade de Alto Paraguai (228 km ao Sul), promovido pela Prefeitura do município, por meio do Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O evento aconteceu em três dias, em ações direcionadas para quatro unidades escolares (sendo dois estaduais e duas municipais), alcançando mais de 930 pessoas atendidas.

Durante os  três dias  de atividades e festividades de cunho social, foram feitos ciclos de palestras, diálogos formativos e rodas conversas, junto aos alunos das escolas públicas de Alto Paraguai, com a participação dos educadores e pais.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades civis e militares, profissionais de diversas áreas que atuam com o público infantojuvenil, representantes de várias secretarias municipais, Poder Legislativo e Judiciário.

A Conselheira Tutelar Keila, iniciou o encontro com uma dinâmica que envolveu os representantes do poder estatal e os munícipes, que acabaram criando uma rede de proteção, representando a busca da integração entre as autoridades e as famílias no cuidado e proteção das crianças e jovens.

A profissional também explicitou a preocupação com a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas especialmente por adolescentes do município.

Os policiais civis, Edmir Sena e Tatiane Castro, desenvolveram diversas atividades nas quatro escolas, sendo duas estaduais e duas municipais, com público que variou de 4 a 19 anos, matriculado na pré-escola até alunos do ensino médio, abordando diferentes temas como: Bullying, Ciberbullying, Violência nas Escolas, Gravidez na Adolescência, uso e abuso de Álcool, Cigarro e Drogas Ilícitas por adolescentes e jovens.

Ainda na ocasião a equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária, trabalhou outros temas de cidadania e projeto de vida.

Durante a apresentação, a investigadora Tatiane Castro (mulher e nascida naquele município) palestrou para as crianças, adolescente e os jovens, seus conterrâneos, sobre os benefícios da educação e do trabalho na formação do caráter e do desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Querência contra foragidos por crimes patrimoniais

“Temos que pensar nas escolhas que fazemos diariamente, pois estas escolhas vão definir quem seremos no futuro”, disse a policial civil.

Outro ponto de destaque no evento foi à participação do mascote “BomDog” do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, que abrilhantou o mutirão com diversas aparições, momento em que despertou um grande amor e carinho, tanto por parte das crianças e até mesmo em adultos que participaram dos eventos.

O mutirão foi encerrado com evento esportivo, uma olimpíada municipal envolvendo os alunos das quatro escolas, oportunizando e estimulando a prática esportiva e todos os valores promovidos pelo esporte, como: espírito de superação, busca da excelência, espírito de equipe, respeito às regras e as pessoas, e a valorização do próximo. Reforçando tudo o que foi palestrado, debatido e abordado nos três dias do evento.

 

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícia Civil prende homem que tentou roubar e sequestrar adolescente em Primavera do Leste

Publicado

A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (07.11), um homem, de 25 anos, suspeito de tentar roubar e sequestrar uma adolescente, de 12 anos, nas proximidades da escola onde ela estuda, no bairro Jardim Riva, em Primavera do Leste.

A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste, em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Núcleo de Inteligência.

O crime ocorreu na última quinta-feira (06.11), por volta das 11h10, quando a adolescente voltava da escola para casa a pé e foi abordada por um homem de motocicleta.

O suspeito, a princípio, exigiu o celular da vítima, simulando estar armado, depois, em tom ameaçador, ordenou que ela subisse na garupa da motocicleta. Assustada, ela obedeceu, mas pouco depois se jogou da motocicleta e correu em direção à sua casa.

O suspeito ainda seguiu a adolescente, que começou a gritar e uma vizinha interveio, a ajudando.

Assim que acionada, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Primavera do Leste deu início às investigações do caso. A equipe localizou a motocicleta utilizada no crime e identificou a proprietária do veículo, uma mulher de 19 anos, esposa do suspeito.

Diante disso, nesta sexta-feira (07.11), o investigado foi localizado e preso em frente à sua residência. No local também foram apreendidas as roupas e o capacete branco que ele usava na tentativa de roubo e sequestro.

O suspeito foi conduzido à Delegacia e está à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima
Continue lendo

POLICIAL

Prova de tiro policial encerra Jogos da Polícia Civil com participação de policiais de todo estado

Publicado

Policiais civis da região metropolitana e do interior do estado estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (07.11), para o encerramento dos XIII Jogos Internos da Polícia Civil, com prova de tiro policial, a mais esperada competição. O evento, promovido pela Academia de Polícia (Acadepol) ocorreu entre os dias 22 de outubro a 07 de novembro, reunindo mais de mil policiais de todo estado.

Com a disputa da última modalidade esportiva e somatória de pontos, a equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), conquistou o primeiro lugar da competição com 717,5 pontos conquistados.

As equipes da Delegacia Regional de Rondonópolis, com 695 pontos, e a da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), 627,5, alcançaram o segundo e o terceiro lugar no pódio da competição. Outras equipes de destaque foram a Regional de Nova Mutum e da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que alcançaram o quarto e quinto lugar respectivamente.

Neste ano, os Jogos Internos da Polícia Civil reuniram mais de mil policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que durante os 15 dias de competição participaram de 17 modalidades esportivas.

O diretor da Acadepol, Fausto Freitas, destacou que o evento esportivo tem sido cada vez mais esperado pelos policiais, que fazem questão de comparecer, participar das provas e confraternizar com os amigos.

“Mais uma vez a reunião das equipes nos jogos demonstra que estamos no caminho certo. Os Jogos Internos da Polícia Civil vêm crescendo a cada ano, promovendo a prática esportiva e a integração entre os servidores de todas as unidades do estado”, destacou.

Para o organizador do evento esportivo, Claudinei Farina, mais uma vez o objetivo principal dos Jogos Internos da Polícia Civil foi alcançado, que é tirar os policiais da rotina e estafa do trabalho laboral, para se dedicar à prática esportiva e ao lazer por meio da confraternização com amigos e colegas.

Leia mais:  Foragido por homicídio em Alagoas é preso pela Polícia Civil em Nova Mutum

“Toda movimentação dos jogos, desde o preparo das equipes até a competição em si, faz com que nossos policiais mantenham o hábito de se manter ativo, minimizando doenças e consequentemente afastamento médico seja por questão física ou mental. Parabéns a todos que participaram e que já estão animados com a próxima edição em 2026”, disse Claudinei.

Com 23 anos de carreira e participação em praticamente todas as edições dos jogos, a escrivã,Marlise da Silva Ferreira Matos, lotada na GCCO, desde 2023, já pressentia que sua equipe seria a campeã, mas reforçou que a maior vitória é participar e estar com os amigos de longa data

“Eu amo rever e confraternizar com os colegas, que vem do interior. É um momento em que descansamos um pouco a mente do cotidiano, da correria do serviço, no meu caso do cartório, e é uma delícia participar de um momento de descontração e alegria que os Jogos proporcionam”, disse a escrivã.

Na Polícia Civil há dois anos e meio, o investigador de polícia Jonatas Pablo Rosa de Souza, lotado na Delegacia Regional de Pontes e Lacerda, participou pela primeira vez dos Jogos e se surpreendeu com o evento.

“É um momento muito bom para saúde mental do policial, pois ajuda a espairecer a mente, rever os colegas que foram para outras unidades regionais. Achei um evento surreal, muito bem organizado e com muita participação de policiais do interior, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos para vir”, destacou o investigador.

A XIII edição dos Jogos Internos da Polícia Civil Sindepo-MT, Aprosoja, Amdepol-MT, Sindepojuc-MT, Sinpol-MT, CTPE-VG, Martinello, Puríssima, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Locar Gestão de Resíduos, Rawal Placas, Aliança Importação e Comércio de Pneus, Bio Vida, Petroluz, Luna Manipulação e Homeopatia e Calibre Brasil, Sindmat, Poesy, AABB, Clube Monte Líbano, CT Bonifácia, Federação de Atletismo, Federação de Natação, Federação de Xadrez e Federação de Tênis de Mesa.

Leia mais:  Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana