A Coordenadoria de Polícia Comunitária participou do “mutirão da prevenção” realizado na cidade de Alto Paraguai (228 km ao Sul), promovido pela Prefeitura do município, por meio do Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O evento aconteceu em três dias, em ações direcionadas para quatro unidades escolares (sendo dois estaduais e duas municipais), alcançando mais de 930 pessoas atendidas.
Durante os três dias de atividades e festividades de cunho social, foram feitos ciclos de palestras, diálogos formativos e rodas conversas, junto aos alunos das escolas públicas de Alto Paraguai, com a participação dos educadores e pais.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades civis e militares, profissionais de diversas áreas que atuam com o público infantojuvenil, representantes de várias secretarias municipais, Poder Legislativo e Judiciário.
A Conselheira Tutelar Keila, iniciou o encontro com uma dinâmica que envolveu os representantes do poder estatal e os munícipes, que acabaram criando uma rede de proteção, representando a busca da integração entre as autoridades e as famílias no cuidado e proteção das crianças e jovens.
A profissional também explicitou a preocupação com a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas especialmente por adolescentes do município.
Os policiais civis, Edmir Sena e Tatiane Castro, desenvolveram diversas atividades nas quatro escolas, sendo duas estaduais e duas municipais, com público que variou de 4 a 19 anos, matriculado na pré-escola até alunos do ensino médio, abordando diferentes temas como: Bullying, Ciberbullying, Violência nas Escolas, Gravidez na Adolescência, uso e abuso de Álcool, Cigarro e Drogas Ilícitas por adolescentes e jovens.
Ainda na ocasião a equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária, trabalhou outros temas de cidadania e projeto de vida.
Durante a apresentação, a investigadora Tatiane Castro (mulher e nascida naquele município) palestrou para as crianças, adolescente e os jovens, seus conterrâneos, sobre os benefícios da educação e do trabalho na formação do caráter e do desenvolvimento de uma carreira de sucesso.
“Temos que pensar nas escolhas que fazemos diariamente, pois estas escolhas vão definir quem seremos no futuro”, disse a policial civil.
Outro ponto de destaque no evento foi à participação do mascote “BomDog” do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, que abrilhantou o mutirão com diversas aparições, momento em que despertou um grande amor e carinho, tanto por parte das crianças e até mesmo em adultos que participaram dos eventos.
O mutirão foi encerrado com evento esportivo, uma olimpíada municipal envolvendo os alunos das quatro escolas, oportunizando e estimulando a prática esportiva e todos os valores promovidos pelo esporte, como: espírito de superação, busca da excelência, espírito de equipe, respeito às regras e as pessoas, e a valorização do próximo. Reforçando tudo o que foi palestrado, debatido e abordado nos três dias do evento.
A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (07.11), um homem, de 25 anos, suspeito de tentar roubar e sequestrar uma adolescente, de 12 anos, nas proximidades da escola onde ela estuda, no bairro Jardim Riva, em Primavera do Leste.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste, em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Núcleo de Inteligência.
O crime ocorreu na última quinta-feira (06.11), por volta das 11h10, quando a adolescente voltava da escola para casa a pé e foi abordada por um homem de motocicleta.
O suspeito, a princípio, exigiu o celular da vítima, simulando estar armado, depois, em tom ameaçador, ordenou que ela subisse na garupa da motocicleta. Assustada, ela obedeceu, mas pouco depois se jogou da motocicleta e correu em direção à sua casa.
O suspeito ainda seguiu a adolescente, que começou a gritar e uma vizinha interveio, a ajudando.
Assim que acionada, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Primavera do Leste deu início às investigações do caso. A equipe localizou a motocicleta utilizada no crime e identificou a proprietária do veículo, uma mulher de 19 anos, esposa do suspeito.
Diante disso, nesta sexta-feira (07.11), o investigado foi localizado e preso em frente à sua residência. No local também foram apreendidas as roupas e o capacete branco que ele usava na tentativa de roubo e sequestro.
O suspeito foi conduzido à Delegacia e está à disposição da Justiça.
Policiais civis da região metropolitana e do interior do estado estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (07.11), para o encerramento dos XIII Jogos Internos da Polícia Civil, com prova de tiro policial, a mais esperada competição. O evento, promovido pela Academia de Polícia (Acadepol) ocorreu entre os dias 22 de outubro a 07 de novembro, reunindo mais de mil policiais de todo estado.
Com a disputa da última modalidade esportiva e somatória de pontos, a equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), conquistou o primeiro lugar da competição com 717,5 pontos conquistados.
As equipes da Delegacia Regional de Rondonópolis, com 695 pontos, e a da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), 627,5, alcançaram o segundo e o terceiro lugar no pódio da competição. Outras equipes de destaque foram a Regional de Nova Mutum e da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que alcançaram o quarto e quinto lugar respectivamente.
Neste ano, os Jogos Internos da Polícia Civil reuniram mais de mil policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que durante os 15 dias de competição participaram de 17 modalidades esportivas.
O diretor da Acadepol, Fausto Freitas, destacou que o evento esportivo tem sido cada vez mais esperado pelos policiais, que fazem questão de comparecer, participar das provas e confraternizar com os amigos.
“Mais uma vez a reunião das equipes nos jogos demonstra que estamos no caminho certo. Os Jogos Internos da Polícia Civil vêm crescendo a cada ano, promovendo a prática esportiva e a integração entre os servidores de todas as unidades do estado”, destacou.
Para o organizador do evento esportivo, Claudinei Farina, mais uma vez o objetivo principal dos Jogos Internos da Polícia Civil foi alcançado, que é tirar os policiais da rotina e estafa do trabalho laboral, para se dedicar à prática esportiva e ao lazer por meio da confraternização com amigos e colegas.
“Toda movimentação dos jogos, desde o preparo das equipes até a competição em si, faz com que nossos policiais mantenham o hábito de se manter ativo, minimizando doenças e consequentemente afastamento médico seja por questão física ou mental. Parabéns a todos que participaram e que já estão animados com a próxima edição em 2026”, disse Claudinei.
Com 23 anos de carreira e participação em praticamente todas as edições dos jogos, a escrivã,Marlise da Silva Ferreira Matos, lotada na GCCO, desde 2023, já pressentia que sua equipe seria a campeã, mas reforçou que a maior vitória é participar e estar com os amigos de longa data
“Eu amo rever e confraternizar com os colegas, que vem do interior. É um momento em que descansamos um pouco a mente do cotidiano, da correria do serviço, no meu caso do cartório, e é uma delícia participar de um momento de descontração e alegria que os Jogos proporcionam”, disse a escrivã.
Na Polícia Civil há dois anos e meio, o investigador de polícia Jonatas Pablo Rosa de Souza, lotado na Delegacia Regional de Pontes e Lacerda, participou pela primeira vez dos Jogos e se surpreendeu com o evento.
“É um momento muito bom para saúde mental do policial, pois ajuda a espairecer a mente, rever os colegas que foram para outras unidades regionais. Achei um evento surreal, muito bem organizado e com muita participação de policiais do interior, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos para vir”, destacou o investigador.
A XIII edição dos Jogos Internos da Polícia Civil Sindepo-MT, Aprosoja, Amdepol-MT, Sindepojuc-MT, Sinpol-MT, CTPE-VG, Martinello, Puríssima, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Locar Gestão de Resíduos, Rawal Placas, Aliança Importação e Comércio de Pneus, Bio Vida, Petroluz, Luna Manipulação e Homeopatia e Calibre Brasil, Sindmat, Poesy, AABB, Clube Monte Líbano, CT Bonifácia, Federação de Atletismo, Federação de Natação, Federação de Xadrez e Federação de Tênis de Mesa.