Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Confira como era e como ficou o Hospital Estadual Santa Casa após a requisição do Estado

Publicado

A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, passará a receber os primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde 100% SUS – Sistema Único de Saúde.

As intervenções de readequação predial realizadas nas estruturas do Hospital Estadual Santa Casa foram concluídas. Durante 60 dias, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), trabalhou intensivamente para recuperar a unidade, que estava em péssimas condições estruturais e com vários setores totalmente sucateados.

As estruturas internas e externas receberam pintura, troca de piso, manutenção no telhado, reajustes na rede elétrica, revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cozinha, refeitório e recepção do setor administrativo. Para realizar todas essas melhorias, foram investidos, aproximadamente, R$ 2 milhões. As obras transformaram os antigos setores em uma moderna unidade de saúde, com estrutura agradável para pacientes e os profissionais que irão trabalhar no local.

Uma grande transformação aconteceu em todos os quartos da Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). No caso das Alas de internação voltadas para o atendimento e o tratamento das crianças, houve uma preocupação em tornar o ambiente mais leve, aconchegante. Isso vai proporcionar um processo de tratamento menos doloroso aos pequenos. As paredes receberam uma pintura especial, com animações infantis, totalmente lúdicas, proporcionando uma visão divertida no local.

Os pisos dos corredores foram trocados e as paredes da unidade receberam protetor de parede, tecnicamente chamados de “bate-macas”. O antigo modelo não atendia as normas técnicas, e foi substituído por peças produzidas com materiais recomendados, todos de plástico.

Além dos equipamentos de ponta que foram instalados nas UTIs, todos os quartos receberam uma estrutura com cortinas, divisórias ao redor das camas, proporcionando mais intimidade aos pacientes durante os procedimentos de higienização do corpo e troca de roupa. 

Leia mais:  Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima após acidente de trabalho

A recepção do hospital passou por ampliação e o espaço foi dividido em dois ambientes. A sala de atendimento foi estruturada, recebeu pintura com cores de tons leves e um conjunto de luzes que proporcionou uma boa iluminação interna no ambiente.

Anexo à recepção, a segunda sala foi transformada em um amplo espaço para acomodar os pacientes que aguardam o atendimento. O local foi equipado com televisor, jarros de plantas e quadros com mensagens motivacionais para estimular todos aqueles que estão em processo de tratamento. 

Os três jardins da unidade foram totalmente recuperados e sua estrutura foi revitalizada. Esses espaços de convivência são recomendados pelos médicos, pois beneficiam o paciente durante o processo de tratamento e recuperação. Antes, o local não possuiu uma estrutura adequada, pois havia muita vegetação, sem calçamento e com vários locais com retenção de água parada, espaço que poderia proliferar e gerar doenças, tais como dengue.

Atendimentos

Com todas essas etapas concluídas, a unidade se prepara para receber os primeiros pacientes, que irão chegar na próxima segunda-feira (29), para realizar os tratamentos oferecidos no maior hospital do Estado. Para este início, a unidade dividiu o retorno das ofertas de atendimentos em duas etapas.

De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (para intercorrências das UTIs).

Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade, comtempla o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.

Leia mais:  SES realiza webinar sobre vacinas para doenças respiratórias em parceria com Hospital Universitário Júlio Muller

Já na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade.

Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias. As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha.  

Para prestar os atendimentos no hospital, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

É importante destacar à sociedade que o funcionamento desta unidade será porta aberta referenciada. Isso significa que, em casos de urgência, o paciente deverá, inicialmente, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica para atendimentos. Neste caso, o médico é que irá determinar se o paciente será transferido ou não para o Hospital Estadual. 

Para este início, o hospital contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 11 leitos de UTI adulto, 9 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

Porém, quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todo os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:  Estado organiza mineração em MT e projeta laboratório de análise mineral para setor

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Grupo de Trabalho articula implantação do Programa SEMEAR

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso articulou um encontro de trabalho, realizado nesta segunda-feira (18), para discutir a implantação do Programa SEMEAR em Mato Grosso. Participaram da reunião a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Execução Penal (CAO da Execução Penal), Josane Fátima de Carvalho Guariente; a desembargadora Presidente do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Clarice Claudino; o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira; a secretária-adjunta de administração penitenciária, Hermínia Dantas de Brito; a diretora executiva do Instituto Ação pela Paz, Solange Senese; e o coordenador das unidades prisionais do Estado de São Paulo, Jean Carlucci; além da equipe do CAO da Execução Penal (MPMT) e da Coordenadoria de Educação, Trabalho e Alternativas Penais (SEJUS).Durante a agenda, foi estabelecido um grupo de trabalho formado por equipes técnicas das instituições partícipes do Termo de Cooperação Técnica nº 32/2024. O próximo passo consiste em realizar um diagnóstico das ações executados nas unidades prisionais do Estado e traçar estratégias para a implementação da primeira etapa do Programa SEMEAR.O Programa SEMEAR (Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando) busca promover maior efetividade na recuperação das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. A iniciativa foi implantada no Estado de São Paulo, há mais de 10 anos e inicia agora sua expansão nacional, tendo o Mato Grosso como o primeiro Estado a receber o programa fora de seu território original.A proposta é potencializar a assistência aos reeducandos e egressos, abrangendo áreas como trabalho, educação, saúde, jurídica e psicossocial, conforme previsto na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984). Além disso, o projeto também visa. Além disso, o programa também visa oferecer iniciativas que valorizem os servidores do sistema prisional, reconhecendo seu papel fundamental como agentes transformadores no processo de ressocialização.No Estado de São Paulo, entre 2014 e julho de 2024, o SEMEAR realizou 775 projetos, atendendo a 30.188 pessoas privadas de liberdade em 159 unidades prisionais – o equivalente a 87% do sistema prisional paulista –, além de 5.697 egressos. Dados do programa indicam que 84,49% dos participantes não retornam ao sistema prisional por cometimento de novos crimes.

Leia mais:  Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Politec procura por familiares de vítimas já sepultadas

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por familiares de dois homens identificados e que já foram sepultados, em cemitérios públicos, para que sejam concluídos os trâmites legais de liberação dos corpos.

Eles foram identificados pela análise das impressões digitais, através do projeto “Lembre de Mim”, desenvolvido pela Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, que revisa os casos antigos de vítimas não identificadas, aplicando tecnologias atuais e análise papiloscópica.

As pesquisas são realizadas com auxílio do sistema biométrico Abis, do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral, e da Polícia Federal, além da colaboração do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil e dos institutos de identificação de outros Estados.

Caso a família tenha interesse em transferir o corpo para outro cemitério ou jazigo, ou registrar a declaração de óbito, deve procurar a DMML pelo telefone (65) 98108-0036.

São procurados os familiares de:

Francisco Firmino Sobrinho nasceu em 09/09/1969 no município de Itaporanga (PB). É filho de Expedido Firmino e Maria Pereira Firmino. Ele morreu no dia 12/1/2012 no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá após ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fernando Antonio Padilha nasceu em 02/2/1982 no município de Flórida Paulista (SP). É filho de José Padilha e Terezinha dos Anjos Padilha. Morreu no dia 06/5/2014 após ser socorrido pelo SAMU no dia 17/4/2014.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana